Buscar

Diferença entre número cromossomico (X) e número haplóide (n)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diferenças entre número haplóide (n) e número monoplóide (x)
Número haplóide (n) é a metade do número total de cromossomos em uma célula somática
Número monoplóide (X) é o número total de cromossomos em um único conjunto completo de cromossomos e, não se altera caso estejamos falando de uma célula somática ou um gameta.
Logo, um poliplóide é aquele que possui mais do que dois conjuntos completos de cromossomos (2x). Em humanos, coincidentemente, X=n mas isso varia dentro da natureza. A poliploidia pode ser estabelecidas de três formas: na que os conjuntos cromossômicos de uma mesma espécie se unem em um mesmo organismo, evento chamado de Autopoliplodia; quando conjuntos cromossômicos de diferentes espécies se unem, nesse caso, Alopoliploidia; e quando conjuntos cromossomicos se unem dentro de um mesmo organismo e de um mesmo indivíduo, através da divisão nuclear sem que haja citocinese, em um fenômeno chamado endopoliplodia. 
Exemplo: O trigo é uma espécie que sofreu alopoliplodia a qual é especificamente hexaplóide - ou seja, cada célula somática conta com 6 conjuntos completos de cromossomos, totalizando 42 cromossomos. Ademais, o número haploide (n) para o Trigo é 42/2 = 21, enquanto o número monoploide (x) é 42/6 = 7.
	 O ser humano é uma espécie que não sofreu nenhum evento de poliploidia, sendo diplóide. Dessa forma, uma célula somática humana conta com 46 cromossomos. Dessa forma, por serem diplóides carregam dois conjuntos completos de cromossomos, logo 46/2= 23 (x); coincidentemente esse valor é o mesmo para o número haplóide (n), já que 46/2 = 23. 
References: https://genetics-notes.wikispaces.com/Ploidy

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina