Buscar

AD 1 DE FUNDAMENTO IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Atividade a Distância 1 (AD1) – 1º SEMESTRE / 2018 Disciplina: Fundamentos da Educação IV Coordenadora: Prof. Lúcia Aparecida Valadares Sartório Tutora a Distância: Anne Caroline
Atividade a Distância nº 1
Nome: Oseas Lorencio da Silva Polo: Campo Grande
Curso: Licenciatura em Turismo 
Tutora Presencial: Tânia Cristina Pereira dos Santos			 Nota: 
1ª Questão
 Após ler o texto “Sociologia e Senso Comum”, tecer argumentos sobre elementos que distinguem o sensu comum e o pensamento científico. 
Os termos, pensamento científico e o senso comum, são expressões antagônicas, que podem ser analisada adequadamente da seguinte forma, O pensamento científico é um conjunto de regra básico que visa à compreensão, da área de abrangência de um conhecimento pré-existente, alicerçado, através de pesquisas históricas e pesquisas de campo, na procura de desvendar as relações, conflitos e padrões. No entanto o senso comum e compreendido através de experiências vividas ou ouvidas no cotidiano englobam costumes, hábitos, tradições, normas éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
 Convém ressaltar, no senso comum não é necessário que haja um parecer cientifico para que se comprove o que foi dito, já O pensamento científico é focada em fatos que podem ser comprovados cientificamente, pois o mesmo é embasado principalmente pela ciência. Esse entendimento pode ser percebido em uma situação social tendo como referência o exemplo a seguir: “Em uma família que reside em uma comunidade carente, cujo onde a maioria dos integrantes dessa prole vive a margem da lei”, com a visão de dois observadores diferentes, um deles baseando apenas no senso comum, afirma: que o procedimento daquela família e assim por que, é formado por um bando de preguiçosos, o outro, baseado na sociologia rebate que o problema daquele pessoal, vem através de um processo de desigualdade social.
 Como pode se notar o que distingue o pensamento científico do senso comum, 
são as afirmações, enquanto o dito popular, parte de um conhecimento particular, que muitas vezes não pode ser validado, se relacionado com outras pessoas, e, está ligada ao ponto de vista individual, já a ciência, pretende estabelecer um conhecimento geral, a partir de experimentos que possam ser comprovados, pois uma pesquisa deve registrar e tornar públicos os métodos que foram utilizados e os procedimentos realizados a fim de que qualquer pesquisador possa repetir seus passos.
2ª Questão
 O texto “Sociologia da Educação” traz análise de pensadores clássicos da Sociologia, a particularidade e uma síntese teórica de cada um deles. A partir da leitura dos textos e análise de vídeos relacionados ao tema, apresente os conceitos e análises de contidas nos pensamentos de Marx, Weber e Durkheim.
No pensamento marxista, a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses da classe dominante (a burguesia); a escola está organizada para manter a desigualdade de classe, e está articulada com o horizonte das relações socioeconômicas daquela época. Cumpre observar, preliminarmente que combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da educação. Para isso, seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social.
Max Weber, expressa seu pensamento sociológico de entendimento da educação como ação social, a partir de atos associados do individuo ou grupo, com a sociedade, a qual está inserida, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas “coisa”, ou um mecanismo, mas que, se fundamenta na concepção de “ação social”. Weber aponta que a Educação, o modo pelo qual os homens, são preparados para exercer as funções, que a transformação causada pela racionalização da vida lhes colocou à disposição.
A proposta educativa de Durkheim, e o estudo dos fatos sociais, através das ciências sócias, sobretudo assentam na socialização, em um processo progressivo, dos indivíduos em grupo, através da educação da jovem geração pela adulta, em ação constante, como meio de preservar a ordem social, de acordo com os preceitos institucionais, a educação é vista como instituição integradora essencial à ordem social.
3ª Questão
 Após a leitura do texto “A Instituição da Escola no Mundo Moderno” e vídeos que analisam o caráter específico da escola e o papel que exerce na sociedade, argumente sobre as diferentes possibilidades em que a escola pode se tornar um espaço de curiosidade e estímulos para os estudantes superarem o senso comum e desenvolverem o pensamento científico. 
O espaço escolar, e um ambiente que conduz, o educando para uma nova dimensão de conhecimento, porque na maioria das vezes, o senso comum é a primeira forma de conhecimento a qual o estudante tem acesso. O pensamento científico a lucidez de mundo. Neste sentido deve-se dizer que devido à necessidade de sua comprovação cientifica dos fatos, a educação escolar estimula o aluno a desenvolver uma visão crítica da natureza, e passa perceber que tudo é passível de verificação e investigação.
 Nesse contexto, o estudante nas pesquisas escolares e nos laboratórios das escolas, acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o universo, na escola ele aprende a usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, e passa a ter outra visão de mundo. Que permite o desprendimento de determinados paradigmas sociais, possibilitando a ampliação do pensamento sociológico, através de investigações sobre eventos cotidianos, enfim dotado de condições de intervir qualitativamente na realidade, e exercer sua cidadania.
Bibliografia 
Introdução-MoodleUFSC.			Disponível	 			 em:
https://moodle.ufsc,br/mod/resourse/view.php?id=475005 		 Acesso em: 13 de fevereiro de 2018.

Outros materiais