Buscar

GUERRA FRIA II Guerra Mundial

Prévia do material em texto

Bloqueio de Berlim
Após o fim da II Guerra Mundial, a Alemanha encontrava-se ocupada militarmente pelos países que haviam vencido os exércitos de Hitler. Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética dividiram o país em áreas de influência de cada um desses países. A mesma divisão ocorreu na cidade de Berlim. Com o acirramento das hostilidades durante a Guerra Fria, entre a URSS e os países aliados aos EUA, os soviéticos decretaram o Bloqueio de Berlim, entre 1948 e 1949.
Essa medida tomada pelos soviéticos foi o resultado de uma escalada de hostilidades e investimentos econômicos que tanto EUA quanto URSS realizavam nos países europeus destruídos pela guerra.
Em 1947, os EUA lançaram o Plano Marshall, que consistia no investimento de suntuosas quantias de capitais nos países da Europa Ocidental, com o objetivo de reconstruir econômica e socialmente esses países. Os principais beneficiados pelos investimentos foram a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha.
Do lado soviético, a URSS lançou o Cominform e o Comecom. O Cominform, também conhecido como Comunismo Internacional Revolucionário, instituído em 1947, tinha por objetivo a coordenação das ações dos países ditos comunistas do Leste Europeu. O Comecom, ou Conselho de Assistência Econômica Mútua, cumpria uma função de iniciar a integração econômica entre os países da esfera de influência da URSS.
Do lado ocidental, essas medidas resultaram na uniformização monetária e administrativa dos territórios alemães sob o controle dos EUA, França e Inglaterra. A uniformização contrariava as decisões realizadas nas conferências de paz ao final da II Guerra Mundial, principalmente as de Yalta e de Potsdam.
Essa medida tornou a Alemanha o cenário do acirramento da tensão entre os dois polos da Guerra Fria. A reação da URSS foi cortar as comunicações terrestres e fluviais da cidade de Berlim, pressionando os ocidentais. O Bloqueio de Berlim foi possível em virtude de a cidade estar localizada na parte soviética da Alemanha.
A reação dos países ocidentais foi realizar a comunicação com Berlim através de via aérea, para que a parte ocidental da cidade fosse abastecida. Essa situação trouxe novamente a iminência de um novo conflito armado na Europa. Porém, em 1949, o bloqueio foi suspenso, formando ainda nesse ano dois novos países: A República Federal da Alemanha (RFA), ou Alemanha Ocidental, e a República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental.
A capital da Alemanha Ocidental passou a ser a cidade de Bonn, e a capital da Alemanha Oriental continuou a ser Berlim, mas apenas sua parte oriental. Entretanto, em razão de Berlim ainda estar dividida entre as potências militares, os governantes da Alemanha Oriental decidiram construir o Muro de Berlim, em 1961, separando fisicamente as duas regiões da cidade, tornando ainda o muro o principal símbolo da Guerra Fria.
Conclusão
Portanto, na segunda guerra mundial houve a guerra fria, foi aí que URSS da parte oriental decretou o bloqueio, tendo assim algumas competições entre países, quem ajudava mais os outros países em economia, esse bloqueio de Berlim foi feito para que ninguém passasse para Berlim, que seria um pouco mais difícil de chegar, para que também a parte ocidental não fosse abastecida, então fizeram uma “ponte aérea” para que continuasse a ser abastecida foi um sucesso mas, depois o URSS desistiu e liberou o acesso, foi ai que decidiram dividir a Alemanha, em capitalista e socialistas colocando-se o Muro de Berlim.

Continue navegando