Buscar

ENTENDENO SOBRE A FILOSOFIA aula 01 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENTENDENO SOBRE A FILOSOFIA
Professora Grace Lira
Curso: Pedagogia
O que é Filosofia:
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philoderiva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Objetivo Gerais:
Contribuir para a compreensão dos elementos que interferem no processo social através da busca do esclarecimento dos universos que tecem a existência humana: trabalho, relações sociais e cultura simbólica. 
Formar o hábito da reflexão sobre a própria experiência possibilitando a formação de juízos de valor que subsidiem a conduta do sujeito dentro da escola e fora dela. 
Estimular a atitude de respeito mútuo e o senso de liberdade e responsabilidade na sociedade em que vive considerando a escola como parte da vida do aluno. 
Desenvolver procedimentos próprios do pensamento crítico: apreensão de conceitos, argumentação e problematização.
Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)
Fora um importante filósofo ateniense, autor da famosa frase “Só sei que nada sei.” e um dos principais nomes da filosofia ocidental.
Conhecimento: O que poderia limitar sua sabedoria é apenas sua própria ignorância, era o que Sócrates dizia sobre o conhecimento, e o que apenas é visível aos olhos da razão é a verdade, que está escondida em cada um de nós.
O surgimento das ideias: Sócrates comparava a profissão que exercia de pensador com a que sua mãe fazia, que era uma parteira, que não era a provedora da criança, mas apenas auxiliava a mãe do parto.
Maiêutica: Era o processo de pensamento como um parto, primeiro correspondia às dores do parto, onde o filósofo parte do ponto em que nada sabe, se contradiz e cai em ignorância e o segundo, é o parto de ideias, que é onde as mesmas são formadas perante noções anteriores.
Política: Sócrates acreditava que para o posto de político ou governante, o filósofo deveria ser o candidato perfeito, pois apenas ele conseguira analisar as situações por um plano maior que um qualquer outro cidadão.
Platão (428 a 347 a.C.)
Além de ser matemático, foi um dos maiores filósofos da história e fundador da Academia de Atenas. Suas principais referências são a Teoria das ideias, do Demiurgo e dos Princípios, que foram de grande importância para a filosofia natural ocidental.
Fora precursor das ideias de Sócrates e introduziu diversas alegorias e metáforas importantes, e que são difundidas até hoje, como a Alegoria da Caverna, Mito de Er, Metáfora do sol e a Parábola da Biga. Estas foram de grande importância para inserção no rol dos principais filósofos antigos.
Platão acusou que o Estado teria cometido enorme atrocidade na execução de Sócrates, e dizia que isso era apenas uma demonstração do sistema político defeituoso que possuíam. Julgou como uma corrupção moral, uma depravação dos direitos.
Aristóteles (428 a 347 a.C.)
 Fora outro grande pensador e considerado também um dos principais filósofos antigos. Sobre a filosofia ocidental, é considerado um dos maiores ao lado de Sócrates e Platão.
Seus pensamentos visam a busca pelos sentidos e que estes devem ser o princípio do pensamento filosófico. Também diz que quando observamos e fazemos experimentos, podemos ter maior eficiência na busca por conhecimento.
Sobre a química, Aristóteles acreditava que haviam quatro elementos fundamentais existentes: ar, água, fogo, terra e água. Esta ideia foi o princípio básico do surgimento da alquimia.
Estes filósofos através de suas observações sobre o tempo, as coisas e tudo o que pode vir a ser importante sobre o pensamento, buscaram difundir suas ideias e propagar o pensamento livre, algo que, em sua época seria muito complicado.
Assim, estes principais filósofos antigos sintetizaram o que hoje conhecemos não só por estudo de amizade e sabedoria, a tradução do termo, mas também a evolução do ser através de pensamentos, ideias e questionamentos.
A Filosofia Contemporânea é aquela desenvolvida a partir do final do século XVIII, que tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. Engloba, portanto, os séculos XVIII, XIX e XX.
Note que a chamada "filosofia pós-moderna", ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas.
Correntes filosóficas da filosofia contemporânea são:
MarxismoFriedrich Hegel (1770-1831)
Ludwig Feuerbach (1804-1872)
Arthur Schopenhauer (1788-1860)
Soren Kierkegaard (1813-1855)
Auguste Comte (1798-1857)
Karl Marx (1818-1883)
Georg Lukács (1885-1971)
Friedrich Nietzsche (1844-1900)
Edmund Husserl (1859-1938)
Michel Foucault (1926-1984) Etc.......
Positivismo
Racionalismo
Utilitarismo
Pragmatismo
Cientificismo
Niilismo
Idealismo
Liberdade
Existencialismo
Fenomenologia
Subjetividade
Sistema Hegeliano
Materialismo dialético
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. 2a ed. São Paulo: Moderna, 1993.
__________. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

Continue navegando