Buscar

SIG PROVA OBJETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Objetiva
Disciplina(s): 
Sistemas de Informações Gerenciais
	Data de início: 
	10/07/2017 
	Prazo máximo entrega:
	
	
Questão 1/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
As ferramentas de tecnologias da informação desempenham papel fundamental no processo decisório dentro das organizações. Por meio delas é possível agilizar os processos de coleta, processamento, armazenamento e utilização de dados e informações, tornando os processos decisórios mais ágeis e efetivos.
Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que é utilizada na gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais:
Nota: 10.0
	
	A
	Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
	
	B
	Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Você acertou!
Justificativa: Conforme aponta Eleutério (2015, p. 60), os SIG são ferramentas que se destinam à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerencias.
	
	C
	Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE)
	
	D
	Processamento Analítico Online (Olap)
	
	E
	Data Mining.
Questão 2/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia o texto abaixo:
Os sistemas de informação surgiram no final da década de 1960, acompanhando a chegada dos primeiros computadores nas empresas, e desde então, assumem diversas formas e características dentro das empresas (Eleutério, 2015, p.92).
Considerando o surgimento dos sistemas de informação, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) O IMS consistiu no primeiro ERP da história dos sistemas de informação.
( ) Enquanto o IMS é considerado um software, o IBM System/360 em si é o hardware.
( ) A verdadeira revolução causada pelo IMS foi o uso de uma técnica capaz de organizar grandes volumes de dados e permitir a rápida localização.
( ) Uma das inovações trazidas pelo IMS foi o conceito de interligação de computadores em rede.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V F V V
	
	B
	F V V F
Alternativa “B”. O IMS era rodado no IBM System/360, sendo que a verdadeira revolução foi o uso de uma técnica capaz de organizar grandes volumes de dados e permitir a rápida localização. O IMS não inovou no sentido da criação de uma rede de computadores, pois tal conceito da forma como conhecemos não existia na época. Também não podemos afirmar que o IMS pode ser considerado o primeiro ERP da história, por não haver ainda o conceito de sistemas integrados (Aula 5, pg. 03)
	
	C
	V F V F
	
	D
	F F V F
	
	E
	V F F V
Questão 3/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal.
Considerando os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas e na assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) São iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
(  ) O envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) Seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) São as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V – F
Você acertou!
V – F – V – V – F Fluxos formais são os que seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização. Os fluxos formais estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações. Apesar disso, uma grande parte das informações seguem os fluxos informais, iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação (Aula 01, p. 67)
	
	C
	V – V – F – V – F
	
	D
	F – F – V – F – F
	
	E
	F – V – V – V – F
Questão 4/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com os tipos de sistemas de informação para manufatura, apresentadas na coluna da esquerda:
Segundo O’Brien (2004), os SIGs de manufatura gerenciam os cinco componentes de um processo produtivo: matéria prima, equipamentos, pessoal, instruções/especificações e instalações de produção. Em razão da abrangência das informações manipuladas pelos sistemas de manufatura, eles geralmente fazem parte de um Sistema Integrado de Gestão (ERP).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	4 1 2 3
	
	B
	3 1 4 2
	
	C
	2 1 3 4
Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “C”. Os Sistemas de Informação de Manufatura são usados para planejar, monitorar e controlar as compras, os estoques e o fluxo de materiais e produtos, tendo os seguintes subsistemas: Projeto e Engenharia (possibilita aos projetistas realizar a prototipagem virtual, ou seja, a construção de modelos em computador que simulam a forma e o comportamento físico dos produtos); Planejamento e escalonamento da produção (trata de destinar, controlar e otimizar o trabalho e as cargas de trabalho em um processo produtivo); Controle de processos (automatizam um processo produtivo por meio da aquisição de dados e do controle dos equipamentos da linha de produção durante o processo de manufatura); e Gestão da Qualidade (auxílio no gerenciamento dos aspectos relativos à qualidade, como por exemplo, o controle de qualidade, a otimização de processos, a rastreabilidade, o monitoramento de lotes, a análise de falhas e a conformidade aos padrões) (Aula 06, Tema 3).
	
	D
	4 3 1 2
	
	E
	2 1 4 3
Questão 5/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise a tabela abaixo e em seguida enumere os itens da coluna da direita, de acordo com a aplicação de sistemas de informação apresentados na coluna da esquerda:
Os sistemas de informação (SIs) estão em toda parte. Eles estão presentes em nossa vida pessoal e profissional, desde as redes sociais, o comércio eletrônico até os sistemas corporativos.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta
Nota: 10.0
	
	A
	2 - 1 - 3 - 1 - 2 - 3
	
	B
	3 - 2 - 2 - 1 - 1 - 3
Você acertou!
As tecnologias online possibilitaram o surgimento das redes sociais e dos ambientes de relacionamento profissional, colocando os sistemas de informação no cotidiano pessoas e consolidando definitivamente a cultura digital. Na esfera governamental, os sistemas de informação são usados como canais de informação e de serviços aos cidadãos, além de possibilitar novos meios de interação entre o governo e a sociedade. No âmbito empresarial, os sistemas de informação são usados para automatizar os processos operacionais e apoiar as atividades gerenciais (Aula 04, p. 17 19) 
 
	
	C
	3 - 2 - 1 - 3 - 2 - 1
	
	D
	2 - 3 - 1 - 1 - 2 - 3
	
	E
	3 - 1 - 2 - 1 - 3 - 2
Questão 6/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração
que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
Nota: 10.0
	
	A
	Cálculo
	
	B
	Condensação
	
	C
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tendese a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 0809).
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 7/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
Sandra faz análises de giro de estoque de matérias-primas no setor de PCP de uma fábrica, podendo acessar os dados necessários às suas tarefas no sistema integrado de gestão. Entretanto, os dados no ERP têm um atraso de dois dias, devido à entrada dos dados de compras ser feita de forma manual, não existindo integração com o sistema dos fornecedores. Para contornar isso, Sandra mantém em sua estação de trabalho uma planilha de fornecimento de matérias-primas que ela digita a partir das notas fiscais de entrada, o que dá a ela mais segurança quanto à situação real dos estoques. Com isto, existem dois controles: um provido pelo sistema ERP, outro pela planilha. Quando Sandra requisita ao sistema o relatório de giro de estoque, as informações são diferentes dos indicadores que ela obtém com a sua planilha.
Assinale a alternativa que apresenta o princípio que destaca o risco da utilização por Sandra dos dados diferentes em duas bases:
Nota: 10.0
	
	A
	Redundância
	
	B
	Integração
	
	C
	Inconsistência
Você acertou!
Alternativa “C”. Certos princípios devem ser levados em conta para se obter um BD eficiente: 1. Redundância: o armazenamento dos dados de uma empresa, durante suas atividades, pode tender à redundância, ou seja, setores que dependem de informações comuns podem fazer a guarda dos mesmos dados simultaneamente. A falta de cuidado na análise do sistema de informações pode acarretar em redundância e, por consequência, em custos de armazenamento. 2. Inconsistência: os dados armazenados referentes à determinada situação passível de alterações ao longo do tempo necessitam de atualização. A desatualização de dados pode gerar inconsistência de representação, assim como a redundância, já que o armazenamento em locais diferentes pode sofrer alterações ao longo do tempo. E a inconsistência, por sua vez, pode gerar decisões defasadas ou errôneas. 3. Integração: os dados existentes em um BD geralmente são compartilhados por várias pessoas ou setores em uma empresa. Por isso, a necessidade de haver integração, de estabelecer procedimentos para o acesso em vários níveis e da atualização dos dados, de forma a manter a “imagem” do mundo real única, evitando ruídos na comunicação entre setores (Aula 04, p. 15)
	
	D
	Interrupção
	
	E
	Interação
Questão 8/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informação, tão comuns no nosso dia a dia dentro das empresas, têm a finalidade de coletar, processar, ‘analisar’ e disseminar dados e informações. Por meio dos sistemas de informação as empresas desenvolvem desde as ações mais simples até as mais complexas, o que os torna ferramentas indispensáveis – salvo raras exceções – dentro do ambiente organizacional.
(  ) Os sistemas de informação dedicam a maior parte do seu processamento aos processos de coleta e análise de dados.
(  ) O banco de dados de um sistema de informação é o ‘coração’ desse sistema, pois é o banco de dados que cuida dos dados e informações.
(  ) A organização dos dados em um banco de dados é um dos fatores que determinam a eficiência com que as informações são, posteriormente, localizadas e recuperadas.
(  ) O que diferencia um sistema de informação de outros sistemas é a interface de usuário, pois ela facilita a utilização do sistema e sua compreensão pelos usuários.
Assinale a alternativa correta:
Neste sentido, e a partir do conteúdo visto em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
Nota: 0.0
	
	A
	V; V; F; F;
	
	B
	V; F; V; V;
	
	C
	F; F; V; V;
	
	D
	F; V; V; F;
Justificativa:
A primeira afirmativa está incorreta, pois os sistemas de informação dedicam a maior parte de seu processamento ao armazenamento e à recuperação de dados (ELEUTÉRIO, 2015, p. 80).
A quarta afirmativa está incorreta porque o que diferencia um sistema de informação de outros sistemas é a existência de um banco de dados (ELEUTÉRIO, 2015, p. 79-80).
As duas outras afirmativas estão corretas.
	
	E
	F; V; V; V.
Questão 9/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto organizacional contemporâneo, a informação, e a sua utilização, passou a ter um papel de destaque nas ações e nas estratégias de empresas de todos os setores. Neste sentido, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:
(  ) As tecnologias digitais influenciaram a forma de fazer gestão nas empresas contemporâneas ao transformarem informações em registros digitais, que podem ser processados eletronicamente.
(  ) As informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios, aumentando o volume de tarefas manuais repetitivas para os processos de registro e armazenagem de dados e informações.
(   ) Os formatos digitais da informação facilitam a sua transferência e gestão dentro das empresas, mas, mesmo assim, a informação só é útil quando chega até as pessoas que delas precisam na hora certa.
(  ) A capacidade de comunicação efetiva nas organizações, o que facilita a circulação das informações, é resultado de interação entre pessoas, computadores, softwares e redes de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V; V; F; V;
	
	B
	V; V; V; F;
	
	C
	V; F; V; V;
Justificativa: A partir do conteúdo estudado em aula, disponível no livro base da disciplina, verifica-se que apenas a segunda afirmativa é falsa, uma vez que as informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios justamente por reduzirem o volume de tarefas humanas repetitivas dentro das organizações, e não por aumentarem. As demais afirmativas estão corretas em função das novas configurações sociais e empresariais, conforme evidenciado no conteúdo disponível nas páginas 20 a 22 da obra do prof. Eleutério (2015).
	
	D
	F; V; V; V;
	
	E
	F; F; V; V.
Questão 10/12 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia o texto abaixo, e em seguida analise a tabela e enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com as camadas do funcionamento de um software, apresentados na coluna da esquerda:
Software é a parte lógica de um sistema de informação. É ele que comanda o processamento do sistema por meio do hardware e das redes de dados. Tudo o que ocorre em um sistema computacional está previamente descrito nas linhas de código do software. Os softwares são desenvolvidos para suprir necessidades – ou aplicações – específicas, por isso eles são chamados de softwares aplicativos, ou simplesmente ‘aplicativos’. O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta
Nota: 10.0
	
	A
	1 3
2 2 3
	
	B
	1 2 1 3 2
	
	C
	2 1 3 3 2
Você acertou!
Alternativa “C”. O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica: a camada de interface de usuário, a camada de código e a camada de banco de dados. A interface de usuário é o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas texto, janelas e formulários. A camada de código representa o software em si. São as linhas de código que compõem o programa e determinam a sua lógica de execução. A camada de banco de dados é responsável pelo armazenamento e recuperação das informações que são processadas pelo software (Aula 04).
	
	D
	2 2 3 3 1
	
	E
	1 2 3 3 2
Questão 11/12 - Sistemas de Informações Gerenciais (questão opcional)
Observe a figura que apresenta os cinco objetivos de um sistema de informação organizacional e depois analise o texto abaixo:
Fonte: Eleutério (2015, p. 92).
João é um gerente de logística de entregas, e está analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio.
Considerando os cinco objetivos de um sistema de informação empresarial, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo evidenciado pela atividade de João:
Nota: 0.0
	
	A
	Excelência operacional
 
Alternativa “A”. Os sistemas de informação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma organização, desde os processos operacionais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja atingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas (Aula 05, p. 2).
Com relação às demais alternativas, não são corretas porque:
 
- sustentabilidade do negócio se refere ao fato de os sistemas de informações se tornarem essenciais ao desenvolvimento das ações da empresariais, de forma que sem eles não seria possível a empresa funcionar;
- relacionamento com o cliente diz respeito aos perfis de seus clientes, internos e externos, e à tomada de decisão para atender às demandas específicas identificadas por meio dos sistemas de informações;
- novos produtos e serviços relaciona-se com o desenvolvimento de produtos e/ou serviços totalmente novos, buscando atender às demandas dos públicos da empresa;
- melhorar a qualidade das decisões gerenciais refere-se ao fato de os sistemas de informações gerenciais fornecerem informações de qualidade, em tempo hábil, para facilitar e melhorar o processo decisório (seja ele em qualquer nível hierárquico), lembrando que isso só ocorre se o sistema for alimentado corretamente.
	
	B
	Sustentabilidade do negócio
	
	C
	Relacionamento com o cliente
	
	D
	Novos produtos e serviços
	
	E
	Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 12/12 - Sistemas de Informações Gerenciais (questão opcional)
Analise o texto e a figura abaixo que é a representação genérica de um sistema, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com as partes de um sistema apresentados na coluna da esquerda:
A palavra sistema é um termo genérico, isto é, adequa-se a diversas situações, constituindo um conceito que se aplica a todos os campos do conhecimento (BIO, 1996). Ackoff (1981) cita que um sistema é um conjunto de elementos que interagem com a finalidade de produzir um resultado específico, no qual cada elemento afeta o funcionamento do todo e também é afetado por ele. Em um sistema temos os seguintes componentes:
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta
Nota: 10.0
	
	A
	4 2 3 1
	
	B
	3 2 1 4
	
	C
	1 4 2 3
	
	D
	2 4 1 3
	
	E
	3 4 1 2
Você acertou!
Alternativa “E”. Sistema é um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado. É também um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum. A digitação em uma tela de cadastro de clientes se refere à entrada. O cálculo do giro de estoque se refere ao processamento. A demonstração em tela dos produtos adquiridos por um cliente é a saída. E no ambiente, temos as pessoas ou outros sistemas (Aula 04, p. 46).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais