Buscar

Resumo Semana 12 Procedimentos Especiais

Prévia do material em texto

RESUMO SEMANA 12_ Procedimentos especiais
Procedimentos especiais 
Além dos procedimentos comuns (sumário, sumaríssimo e Ordinário) previstos na CLT aplicamos outras ações especiais previstas na própria CLT, no CPC ou em legislação especial, dentre as quais: 
Ação de Inquérito para Apuração da Falta grave.
Ação de Consignação em Pagamento.
Mandado de Segurança.
Ação Rescisória. 
Ação dos dissídios coletivos
OBS: essas ações são chamadas de especiais pois não seguem ao procedimento comum ( nem sumário, sumaríssimo nem ordinário). Possuem regras especiais.
AÇÃO DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
	É uma ação de rito especial exclusiva do empregador que visa a rescisão do contrato de trabalho do empregado estável. O empregado estável é beneficiário de proteção contra eventual dispensa arbitrária. 
	Objetivo: o empregador deve provar ao juiz que o estável praticou uma falta grave, já que somente o juiz poderá rescindir o contrato do estável.
	Somente o empregado estável decenal e dirigente sindical para serem dispensados, o empregador deverá ajuizar a ação de inquérito (apuração) de falta grave. Enquanto que os estáveis (gestante, membro da CIPA, e acidentado) não carecem de ação apuração de falta grave.
SUM-379    DIRIGENTE SINDICAL. DESPEDIDA. FALTA GRAVE. INQUÉRITO JUDICIAL. NECESSIDADE (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 114 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
O dirigente sindical somente poderá ser dispensado por falta grave mediante a apuração em inquérito judicial
DO INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
        Art. 853 - Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (PRAZO DECADENCIAL) (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Ação de consignação em pagamento o devedor quer pagar para não cair em mora, mas desconhece o credor, ou não o encontra, ou o credor se recusa a receber. Assim, o empregador deposita o valor rescisório em juízo.
Ações possessórias na esfera trabalhista. 
Exemplo1: o empregado ocupava o imóvel por prestar serviço no local, a partir do momento que o contrato se extingue, o empregado tem que devolver o imóvel ao empregador. Exemplo 2: o sindicato grevista que faz greve e impede o ingresso das pessoas ao banco, poderá o banco entrar com ação de interdito proibitório.
MANDATO DE SEGURANÇA
O mandado de segurança ocorre toda vez que há a violação de um direito líquido e certo. Essa violação veio por um ato abusivo, arbitrário praticado por autoridade (coatora) ou agente equiparado à autoridade. Prazo decadencial de 120 dias, a contar a partir do momento da ciência da violação
Mandado de segurança designa o processo judicial pelo qual se pleiteia a expedição de uma ordem, um mandado, à autoridade impetrada para que faça ou não faça alguma coisa.
OBS: o Mandado de Segurança é utilizado com frequência para atacar decisões interlocutórias, que na Justiça do Trabalho são, em regra, irrecorríveis de imediato.
AÇÃO RESCISÓRIA (Artigo 966, CPC)
	Objetivo desconstituir um título executivo judicial já transitado em julgado. Não é recurso. O título executivo já transitou em julgado mas apresenta defeito muito grave que não dá para continuar no mundo jurídico, tinha um defeito que ninguém viu ou apresentou depois. Vício grave que deve ser rasgado para ser reanalisado.
Artigo 836, CLT. Menciona a ação rescisória. Para o ingresso da ação rescisória é necessário haver depósito prévio que corresponde a 20 % valor da causa. No processo civil o valor é diferente.
Prazo decadencial para propositura da rescisória: até 02 anos a contar do trânsito em julgado da decisão.

Continue navegando