Buscar

CUR. TEORIA E PRATICA AULA 4


Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluno: ANDREIA CONCEIÇÃO SILVA DE FREITAS
	Matrícula: 201509126139
	Disciplina: CEL0374 - CUR. TEORIA E PRÁTIC 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		A cultura da escola se constitui pelo jogo de intercâmbio e de interações presentes na dinâmica escolar de transmissão-assimilação, em que estão presentes crenças, aptidões, valores, atitudes e, comportamentos dos sujeitos implicados nesse processo (SOUZA & FLEURI, 2003, p.72) De acordo com os autores, os atos de currículo devem privilegiar:
	
	
	
	
	Símbolos e linguagens padronizados teoricamente.
	
	
	Organização de turmas homogêneas.
	
	
	Normatização da conduta dos alunos.
	
	
	Perspectiva monocultural da comunidade.
	
	 
	Diálogo, respeito e interações entre os sujeitos envolvidos.
	
	
	
		
	
		2.
		Analise as falas dos professores, destacadas nos itens, sobre o trabalho que realizaram com suas respectivas turmas, na ocasião em que participavam da reunião de troca de experiências docentes sobre o papel da escola e  do conhecimento escolar:
I- "Minha turma de quinto ano assistiu o  filme intitulado  Vida de menina, baseado no livro de Helena Morley, para  observar diferenças entre classes sociais."
II- "Semana passada, nossa proposta de redação  na aula foi  a organização de  um resumo com ilustrações sobre a importância da reciclagem de lixo. Vamos   publicar no Jornal do Bairro." 
III- "No mural de minha sala colocamos os recortes com reportagens e anúncios com  ofertas de empregos em nosso Município."
Considerando  que a proposta curricular da escola  incluiu como eixos integradores: DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E  CULTURAL; COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE; MERCADO DE TRABALHO  E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE, podemos afirmar que :
	
	
	
	
	O item I se distancia dos eixos porque não observa a realidade concreta.
	
	
	O item II focaliza  a expressão escrita e não contempla os eixos integradores.
	
	 
	Os itens II e III focalizam preservação da saúde e integração da comunidade 
	
	
	Os itens I e II  focalizam saúde e  diversidade étnica.
	
	
	Os itens I e III focalizam diversidade cultural e  saúde 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Na realidade do século XXI as mídias e a internet abrem novos canais de expressão e comunicação fazendo surgir novas configurações sociais e novas formas de interação com a diversidade. Esse cenário formativo influencia uma práxis educativa na qual diversidade e homogeneidade se confrontam e caracterizam um tempo que os estudiosos denominam
	
	
	
	
	Moderno com defesa da liberdade de expressão.
	
	 
	Pós-moderno com perspectiva intercultural.
	
	
	Pós-moderno com visão homogênea sobre o currículo.
	
	
	Moderno com proposta de educação formativa.
	
	
	Moderno com proposta multicultural de educação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Quando as escolas valorizam a ciência como a única e verdadeira expressão de conteúdos curriculares válidos e padronizam o modo de aprender para garantir eficiência no ensino das disciplinas do núcleo comum, mostram, em suas práticas, evidências de escola identificada com o movimento denominado
	
	
	
	
	progressista.
	
	
	pós-crítico.
 
	
	
	crítico.
	
	
	pós-moderno.
	
	 
	moderno.
 
	
	
	
		
	
		5.
		De acordo com Candau (2008), o multiculturalismo assume distintas abordagens, cada uma pautada em diferentes questões políticas, econômicas, culturais e sociais. Nesse sentido é correto afirmar que:
	
	
	
	 
	O multiculturalismo pode ser concebido como uma maneira de atuar, intervir e transformar a dinâmica social de modo a trabalhar as relações culturais numa determinada sociedade, de conceber políticas públicas que fortifiquem a democracia e construir práticas pedagógicas transformadoras
	
	
	As questões relativas ao multiculturalismo têm sido incluídas cada vez mais no currículo escolar e suas proposições traduzidas em práticas pedagógicas concretas no cotidiano das aulas
	
	
	O multiculturalismo traduz a homogeneidade e desconsidera a diversidade cultural presentes na sociedade
	
	
	Podemos dizer que o termo multiculturalismo é polissêmico, pois admite a mesma perspectiva independente dos diversos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais
	
	
	O multiculturalismo nasceu nas universidades a partir de discussões e debates acadêmicos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		No mundo contemporâneo, precisamos resignificar o conhecimento escolar. No que se  refere aos currículos escolares, os conceitos   e argumentos apresentados nas opções estão identificados com as denúncias do pensamento pós-crítico, EXCETO quando os professores evidenciam em suas práticas educativas: 
	
	
	
	
	Valorização da diversidade cultural.
	
	
	Inclusão de abordagem intercultural no estudo dos conteúdos.
 
	
	
	Compreensão de novos códigos de linguagem.
	
	
	 Análise crítica da lógica do consumismo atual.
	
	 
	Homogeneização da  expressão do pensamento nas práticas curriculares.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		No mundo contemporâneo, precisamos resignificar o conhecimento escolar. No que se  refere aos currículos escolares, os conceitos   e argumentos apresentados nas opções estão identificados com as denúncias do pensamento pós-crítico, EXCETO quando os professores evidenciam em suas práticas educativas: 
	
	
	
	
	Análise crítica da lógica do consumismo atual.
	
	 
	Homogeneização da expressão do conhecimento curricular.
	
	
	Inclusão de abordagem intercultural no estudo dos conteúdos.
	
	
	Compreensão de novos códigos de linguagem.
 
	
	
	Valorização da diversidade cultural.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		O movimento de Reconceptualização do Currículo e a Nova Sociologia da Educação (NSE) destacam uma insatisfação crescente no campo do currículo com os parâmetros tecnocráticos estabelecidos pelo modelo de Bobbitt e Tyler. Sobre esses dois importantes movimentos de compreensão do currículo podemos afirmar que:
	
	
	
	
	O currículo é um campo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.
	
	 
	O conhecimento corporificado no currículo é um conhecimento particular que reflete interesses específicos de classes e grupos dominantes.
	
	
	O currículo está estritamente desvinculado das questões econômicas, políticas e sociais.
	
	
	A questão básica da NSE era como organizar o currículo escolar.
	
	
	O conhecimento não é uma questão central para as teorias críticas.