Buscar

Batata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A pele ou casca da batata pode ser utilizada na alimentação animal e humana, como matéria prima de fertilizantes orgânicos, na fabricação de papel reciclado e, até mesmo, para geração de energia por meio de biodigestores. http://www.abbabatatabrasileira.com.br/minas2005/07%20-%20Efluentes%20x%20meio%20ambiente.pdf
Como a professora citou sobre os filtros de papel, eu achei interessante essa informação, e talvez possamos usa-la para ter alguma ideia de como/o que fazer.
Utilizou-se em um dos testes farinha das cascas e em outro teste amido extraído das cascas de batata. A farinha foi obtida de 6 Kg de casca de batata por meio de secagem em forno a 45ºC, trituração do material seco em liquidificador e peneiramento. Foram utilizadas 10g de casca de batata. “As cascas foram trituradas em liquidificador com água em abundância para desintegração das células e liberação dos grânulos de amido. Depois foram coadas em tecido de malha para separação de sólido e líquido, o filtrado que é denominado de leite de amido foi colocado para decantar. Após a decantação por aproximadamente 1h do leite de amido, o sobrenadante foi desprezado e o material resultante foi seco em estufa a 45°C por 12h”. http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2014/IX-001.pdf
Nesse trabalho eu achei como eles fizeram para secar as batatas, não tem muita informação que possamos usar no trabalho, mas essa parte da secagem acho que vai ajudar bastante.
Os biofilmes são geralmente produzidos com materiais biológicos, como polissacarídeos, proteínas, lipídios e derivados. A obtenção dos mesmos, assim como a de coberturas biodegradáveis, está baseada na dispersão ou solubilização dos biopolímeros em um solvente (água, etanol ou ácidos orgânicos) e acréscimo de aditivos (plastificantes ou agentes de liga) obtendo-se uma solução ou dispersão filmogênica. Após o preparo, estas coberturas devem passar por uma operação de secagem para a formação dos filmes ou coberturas tipo casting (GONTARD; GUILBERT; CUQ, 1992)
http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10012443.pdf
Esse artigo eu achei interessante, fala mais de polímeros, mas acredito que possamos pescar algumas informações nele. 
http://www.fadep.br/engenharia-eletrica/congresso/pdf/116912_1.pdf
Esse artigo fala sobre filme plástico feito a base do amido da batata, também acho que podemos tirar bastante informações dele.

Continue navegando