Buscar

4. INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Interação Medicamentosa
Interação Medicamentosa
Interação é uma reação química resultante da mistura entre dois ou mais medicamentos, formando uma terceira substância, com características indesejáveis ao organismo por causarem modificações na absorção, distribuição, biotransformação, excreção e até mesmo na ação de alguns fármacos, comprometendo a eficácia dos mesmos.
A Interação também se dá com a mistura de medicamentos e alimentos.
Alguns exemplos de interações:
Ciprofloxacino X Amiodarona
Nifedipino X Fenobarbital
Losartana X Hidroclorotiazida
Haloperidol X Prometazina
Classificação das Interações Medicamentosas
Didaticamente, costuma-se classificar as interações medicamentosas em dois grandes grupos:
INTERAÇÕES FARMACOCINÉTICAS
 INTERAÇÕES FARMACODINÃMICAS 
São as que ocorrem na absorção, distribuição, biotransformação ou excreção dos fármacos.
-Interações na Absorção dos Fármacos – quando fármacos interagem no organismo, um ou mais deles podem ficar insolúveis no estômago, impossibilitando a absorção. Também podem ocorrer alterações na motilidade intestinal ou um fármaco alterar o Ph gástrico ou entérico, comprometendo a absorção do outro fármaco.
INTERAÇÕES FARMACOCINÉTICAS 
-Interações na Distribuição dos Fármacos – alguns fármacos são distribuídos no organismo pela ligação a proteínas plasmáticas. Muitas vezes um fármaco pode comprometer a ligação de outro a essas proteínas, prejudicando a sua distribuição.
-Interações na Biotransformação dos Fármacos – a biotransformação dos fármacos no interior do organismo ocorre principalmente no fígado, através de reações bioquímicas catalisadas por enzimas. Determinados fármacos têm a capacidade de estimular a ação dessas enzimas (indutores enzimáticos) e outros de inibi-las (inibidores enzimáticos). Portanto, sua administração em conjunto com outros agentes pode provocar a indução ou inibição enzimática, levando à perda ou redução de ação do segundo fármaco ou, em alguns casos, acelerando sua excreção.
-Interações na excreção dos Fármacos – os fármacos são eliminados do organismo principalmente por via retal, através de mecanismos específicos. Quando ocorrem interações medicamentosas, alterações nesses mecanismos podem levar ao retardo ou aceleração da excreção dos fármacos, ocasionando modificações nas suas concentrações e possibilitando o prolongamento ou redução de sua ação.
INTERAÇÕES FARMACODINÃMICAS 
– são as que interferem na ação dos fármacos envolvidos, o que pode resultar na potencialização dos efeitos (Sinergismo) ou na exacerbação de um ou mais efeitos colaterais. Algumas interações podem gerar efeitos antagônicos (resultados opostos). Assim, quando dois fármacos atuam em um mesmo receptor no organismo e são administrados simultaneamente, pode ocorrer competição pelo receptor, comprometendo a ação terapêutica.
-Substâncias que devem ser tomadas com estômago vazio e muita água: Cefalexina Tetraciclina, Penicilina, Eritromicina, Pantomicina, Compostos de Diazepam com Ergotamina e propantelina
-Substâncias que não devem ser tomadas com leite: Sais de Ferro, Bisacodil, Antibiótico. Os antibióticos nunca devem ser misturados com Vitamina C ou qualquer substância que a contenha (sucos cítricos), pois a mesma inibe a ação dos antibióticos. O cálcio contido no leite reduz a absorção dos antibióticos.
-Medicamentos que devem ser tomados junto com alimentos: Ácido Acetilsalicílico, Fenitoína, Metoclopramida, Carisoprodol, Amiodarona, Reserpina, Teofilina, Cinarizina, Prednisona, Analgésicos, Antiinflamatórios
-Nunca misturar com outros medicamentos: Prometazina, Diazepan Digoxina,Dexametazona, Cloreto de Potássio, haldol, etc... Tais medicamentos quando associados formam precipitados e compostos indesejáveis ao organismo.
-Nunca usar fazendo uso de bebidas alcoólicas: Analgésicos fortes, Tranquilizadores, Anticonvulsivantes, Neurolépticos, Hipnóticos, Anti–histamínicos, Barbitúricos, Antibióticos.
Observações importantes: Evite misturar um medicamento com outro na mesma seringa. Observe somente as associações recomendadas pelo médico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais