Buscar

A interação medicamentosa pode ser definida como a alteração do metabolismo de um fármaco por outro. A modificação da ação pode ser independente ou...

A interação medicamentosa pode ser definida como a alteração do metabolismo de um fármaco por outro. A modificação da ação pode ser independente ou integrada, com aumento ou diminuição da ação de um ou ambos medicamentos ou até com risco de toxicidade. Sobre isso, marque a alternativa correta.


Uma interação de efeito positivo pode ser observada com a relação entre a prescrição de hipertensivos e diuréticos, em que ambos agem sinergicamente no organismo.
A interação medicamentosa sempre resulta em risco de toxicidade para o paciente.
A interação medicamentosa ocorre apenas entre medicamentos de classes diferentes.
A interação medicamentosa ocorre apenas entre medicamentos que possuem o mesmo mecanismo de ação.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 1 ao 5
1 pág.

Farmacologia I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Uma interação de efeito positivo pode ser observada com a relação entre a prescrição de hipertensivos e diuréticos, em que ambos agem sinergicamente no organismo." Embora a interação medicamentosa possa resultar em risco de toxicidade para o paciente, nem sempre isso ocorre. Além disso, a interação medicamentosa pode ocorrer entre medicamentos da mesma classe ou com mecanismos de ação diferentes. No caso dos hipertensivos e diuréticos, eles podem ser prescritos juntos para potencializar o efeito anti-hipertensivo e reduzir a dose de cada medicamento, diminuindo assim o risco de efeitos colaterais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais