Buscar

politicas publicas na educação física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Considere a seguinte afirmação: 
“[...] a agenda de pesquisas no país ainda tem que dar conta de importantes desenvolvimentos recentes ligados, por exemplo, à questão das redes sociais e das policy networks [...]” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. Ideias, conhecimento e políticas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 51, p. 21-30, 2003. p. 22. 
Com base nessa informação e no texto base Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise, sobre os conceitos de policy network e issue network e as políticas públicas de esporte e lazer, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A formulação de legislação, como o artigo 217 da Constituição Federal de 1988 e as outras leis relacionadas ao esporte, pode ser estudada por esses conceitos.
Você acertou!
Letra a). “Casos pertinentes ao subcampo político/burocrático do esporte e lazer que poderiam ser interpelados a partir dessa perspectiva são os processos de formulação de legislação específica, como na redação do artigo 217 da Constituição Federal de 1988 e nas leis infraconstitucionais, em que foram constituídas policy networks e issue networks que fizeram valer a predominância de uma lógica específica do esporte, ou ainda nas recentes Conferências Nacionais do Esporte promovidas pelo governo federal” (texto-base Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil..., p. 243).
Questão 2/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Considere o trecho de texto a seguir: 
“No segundo mandato do presidente [Luís Inácio Lula da Silva] e início do mandato de Dilma Rousseff, o lazer tendeu a uma corrente mais conservadora, com a consolidação da agenda dos megaeventos esportivos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Dirceu Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gestão das políticas públicas do Ministério do Esporte do Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 1, p. 65-79, 2015. p. 75. 
Com base nessa informação e no texto-base Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise, sobre a definição da agenda política (agenda-setting), analise as alternativas a seguir:
I. É neste momento que os impactos dos programas são avaliados e, se necessário, alterações ou descontinuidades acontecem.
II. Para que a definição aconteça, avalia-se preliminarmente custos e benefícios das opções disponíveis.
III. A agenda política é composta por ações que respondem às regularidades e às questões circunstanciais.
IV. O financiamento destinado às diferentes áreas não pode ser considerado como evidência da agenda política. 
São corretas apenas as afirmativas:
	B
	II e III
As afirmativas II e III são verdadeiras: “Com essas inquietações em mente, destaca-se que será somente no segundo momento, na fase do 'agenda-setting' é que haverá a decisão de se um tema será inserido na pauta política atual, se será excluído ou adiado. Para tanto, torna-se necessária uma avaliação preliminar sobre custos e benefícios das várias opções disponíveis de ação, bem como das possibilidades do tema ou projeto se imporem na arena política [...]. Isso pode ser circunstancial, como na ocasião de uma crise econômica, ou algo incorporado, que demonstra certa regularidade, como na prioridade de determinadas áreas em detrimento a outras (economia à educação), ou no financiamento irrisório destinado ao esporte e a cultura, por exemplo” (texto-base Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil..., p. 246). A alternativa I é falsa, porque a afirmação se refere à fase de avaliação e não definição da pauta (p. 247). A alternativa IV é falsa, porque o financiamento é um indicativo de prioridades de algumas áreas comparadas às outras na pauta política (p. 246).
Questão 3/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A CBD havia conseguido formar uma equipe competitiva de profissionais, muitos deles negros, para a Copa do Mundo na França e Vargas desejava capitalizar politicamente o sucesso nos campos, inclusive enviando radialista oficial para a transmissão dos jogos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUENO, L. Políticas Públicas do esporte no Brasil: razões para o predomínio do alto rendimento [Tese doutoral]. Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo: 2008. p. 119. 
Considerando o fragmento de texto citado e os conteúdos do texto-base A atuação do profissional de educação física: políticas públicas de esporte e lazer no contexto brasileiro, assinale a alternativa que apresenta o modelo esportivo de referência para o estabelecimento de política pública no período do Estado Varguista:
Esporte de Alto Rendimento.
Você acertou!
A alternativa correta é a apresentada na letra e, pois, segundo o texto-base, “[...] no Estado Novo havia um projeto político ideológico de produção de novos talentos esportivos que pudessem representar a nação brasileira em eventos esportivos internacionais. Além disso, não se pode desconsiderar o uso do esporte para atender a finalidades econômicas e também para a melhoria e adequação de mão de obra. Nota-se que no período do Estado varguista a referência para o estabelecimento de política pública foi do modelo do alto rendimento” (texto-base A atuação do profissional de educação física..., p. 6).
Questão 4/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Considerar os limites da Administração Pública Municipal significa levar em conta que a questão do lazer só pode ser entendida na totalidade da ação humana, abrangendo questões que transcendem os executivos municipais, como jornada de trabalho, ocupação do solo urbano, por exemplo, o que requer no âmbito municipal, incentivar e participar das discussões e ações que envolvam a questão de modo amplo, junto aos órgãos de classe e outros setores constituídos da sociedade civil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCELINO, Nelson Carvalho. Políticas Públicas Setoriais de Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996. p. 28. 
Considerando o texto-base Políticas Públicas de Lazer, no que concerne aos espaços urbanos de lazer, quais são as atribuições do poder público e da sociedade:
A população e o poder público devem se comunicar no intuito de encontrar soluções criativas para os problemas de espaço nas cidades.
A população e o poder público devem se comunicam no intuito de encontrar soluções criativas para os problemas de espaço nas cidades: “Esse tipo de relação, na qual a população e o poder público se comunicam no intuito de encontrar soluções criativas para os problemas de espaço nas cidades, visando a humanização das vias públicas e a reserva de vazios urbanos que possibilitem lugares de encontro e de vivencia cultural voluntária, demandam um determinado tipo de intervenção do poder público” (texto-base Políticas Públicas de Lazer, p. 5).
Questão 5/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O que prevalece, ainda, na maioria dos casos, é que ‘a ausência de projetos políticos democráticos e fundamentalmente igualitários para esses setores (educação física, esporte e lazer) tem sido uma constante em sua trajetória política, facilitando, inclusive, o trânsito dos interesses que defendem o caminho da seleção, da exclusão e dos particularismos’ [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LINHALES, M. A. São as Políticas para a Educação Física/Esportes e Lazer, efetivamente Políticas Sociais? In: Motrovivência. a. x, n. 11, Florianópolis: UFSC, 1998. p. 752. 
Considerando o fragmento de texto citado
e os conteúdos do texto-base Políticas públicas de lazer, analise as afirmativas sobre ações que exemplifiquem políticas públicas voltadas à não incumbência do poder público:
I. Direcionamento dos recursos humanos, físicos e materiais para a construção e manutenção de ginásios esportivos destinados ao espetáculo e ao treinamento de equipes.
II. Sustentação de quadros profissionais ligados ao lazer comunitário.
III. Realização de cursos de formação de treinadores.
IV. Formação humanística de profissionais que atuam no âmbito do lazer. 
São corretas apenas as afirmativas:
	C
	I e III
A alternativa correta é a apresentada na letra C, pois, segundo Stigger [...], “‘em detrimento do investimento em espaços/praças públicas de lazer (esportivas e/ou não,); à sustentação de quadros profissionais ligados ao lazer comunitário; ao apoio aos pequenos eventos locais; à formação humanística dos profissionais que atuam no âmbito do lazer’, em muitos casos, o que ocorre é o privilegiar da visão que defende, por exemplo, ‘o direcionamento dos recursos humanos, físicos e materiais (que são públicos), prioritariamente, entre outras ações: para a construção e manutenção de ginásios esportivos destinados ao espetáculo e ao treinamento de equipes; ao pagamento de salários a técnicos de representações municipais; à realização de grandes eventos esportivos com a tônica na competição; à realização de cursos de formação de treinadores’. Esse tipo de ação, [...], é um claro exemplo de política pública voltada para a não incumbência do poder público [...]” (texto-base Políticas Públicas de Lazer, p. 5), dessa forma, as afirmativas I e III são exemplos de políticas públicas voltadas à não incumbência do poder público. As afirmativas II e IV são exemplos, ao contrário, de iniciativas de incumbência do poder público.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando