Buscar

APOL FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS da EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS da EDUCAÇÃO
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Sociologia (na acepção do termo aqui empregada, com significados muito variados) quer dizer uma ciência que pretende compreender, ao interpretar, a ação social, e com isso explicá-la de forma causal em seu percurso e seus efeitos. “Ação”, nesse contexto, quer dizer um comportamento humano (não importando se se trata de um fazer exterior ou interior, de um deixar de fazer ou de um tolerar), quando e na medida em que aquele ou aqueles que agem vinculem a ele um sentido subjetivo. Ação “social”, porém, quer dizer uma ação para a qual o sentido tencionado por aquele ou aqueles que agem está relacionado ao comportamento de outros e tem seu percurso orientado por aquele comportamento.”
(Max Weber, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 364).
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua AÇÃO SOCIAL social como...
	
	A
	Para Weber, todo fato social é dotada de sentido e orientada pelas ações de outras pessoas, sendo compartilhada por ambas as partes dessa ação e expressão da própria coerção social.
	
	B
	Para Weber, toda ação social é falha de sentido e desorientada pelas ações de outras pessoas, sendo compartilhada por ambas as partes dessa ação e expressão imprópria vontade do agente.
	
	C
	Para Weber, toda ação social é dotada de sentido mas desorientada pelas ações de outras pessoas, sendo compartilhada por ambas as partes dessa ação e expressão imprópria vontade do agente.
	
	D
	Para Weber, toda ação social é dotada de sentido e desorientada pelas ações de outras pessoas, sendo incompatível por ambas as partes dessa ação e expressão da própria vontade do agente.
	
	E
	Para Weber, toda ação social é dotada de sentido e orientada pelas ações de outras pessoas, sendo compartilhada por ambas as partes dessa ação e expressão da própria vontade do agente.
Você acertou!
Portanto, para Weber, o que distingue a ação social das demais ações humanas é que esta é uma ação com sentido e orientada pelas ações de outras pessoas. Ainda, somente é ação social se esta for compartilhada, em sentido, por ambas as partes dessa ação, sendo tal sentido não objetivamente constituído, como acreditava Durkheim.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “(...) a interpretação da ação deve tomar conhecimento do fato, fundamentalmente importante de que as configurações coletivas vinculadas ao pensamento cotidiano ou ao jurídico são ideais de algo que em parte existe, em parte deve valer na mente de pessoas reais, ideias pela qual se orienta ação daquelas; e o fato de que, como tais, elas tem um significado causal bastante forte, ás vezes até dominante, para o modo como se desenrola a ação das pessoas reais, sobretudo na forma de algo que deve ou não valer”. 
(Max Weber, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 379)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua RELAÇÃO SOCIAL como...
	
	A
	Para Weber a relação social se diferencia da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo recíproco.
Você acertou!
Weber entende o conceito de relação social como configurações coletivas nas quais alguns indivíduos agem de forma igual e simultânea.
	
	B
	Para Weber a relação social se iguala da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo isolado.
	
	C
	Para Weber a relação social se diferencia da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores sejam coagidos pelos fatos sociais de modo recíproco.
	
	D
	Para Weber a relação social se iguala da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo parcial.
	
	E
	Para Weber a relação social se diferencia do fato social pelo fato de que aquela desvinculação demanda de que os atores realizem a ação de modo recíproco.
Questão 3/10
“Nossa época, porém, a época da burguesia, se caracteriza por ter simplificado os antagonismos de classe. Toda sociedade se divide mais e mais em dois grandes campos inimigos, em duas classes frontalmente opostas: a burguesia e o proletariado.” 
(Karl Marx, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 78) 
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica... 
	
	A
	pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho. 
	
	B
	pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção. 
Você acertou!
Para Marx temos de um lado a burguesia que detém os meios de produção (fábricas, máquinas, etc) e outro o proletariado que se apresenta nessa relação dotado apenas da força de trabalho.
	
	C
	pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente. 
	
	D
	pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
	
	E
	pela desapropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O conceito de consciência em Vygotsky está claramente associado à sua tentativa de construção dc uma “nova psicologia”, para superar a chamada crise na psicologia do início do século. O reducionismo comportamentalista, por um lado, procurava explicar processos elementares sensoriais e reflexos, propondo a eliminação da psicologia científica. A psicologia idealista, por outro lado, tomava a consciência como substância, como um “estado interior” preexistente, uma realidade subjetiva primária. “Vygotsky argumentava que era possível evitar esse dilema concebendo a consciência como organização objetivamente observável do comportamento, que é imposta aos seres humanos através da participação em práticas sócio-culturais.” [...] 
OLIVEIRA, MARTA Kohl de. O problema da afetividade em Vygotsky. In.: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. (p. 78) 
Pensando em Vygotsky e suas reflexões para a construção de uma nova psicologia, leia e analise as afirmativas a seguir: 
I – A proposta de criação de uma nova psicologia, por Vygotsky está fundamentada nos princípios do materialismo histórico e dialético, teoria de  Karl Marx.
II –  O fundamento da nova psicologia de Vygotsky está na epistemologia  bem como na genética, o que possibilitou ao teórico uma compreensão total do indivíduo.
III – O fundamento de toda a sua teoria está nos anos que passou atuando como médico, dedicando-se ao trabalho com crianças deficientes e suas psicopatologias.
IV – A nova psicologia de Vygotsky permitiu a compreensão da constituição dos sujeitos sociais, bem como da subjetividade, no seu estudo sobre sistemas psicológicos. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa I está correta: “Com o objetivo de contribuir para a construção de uma nova psicologia, Vygotsky, em 1924, durante o II Congresso Panrusso de Psiconeurologia, demonstrou com clareza suas críticas às ideias presentes na psicologia reflexológica e propôs a criação de uma psicologia baseada nos princípios do materialismo histórico e dialético.” (p. 84)
A afirmativa II é incorreta pois a epistemologia genética é a base da teoria de Piaget: “A teoria desenvolvida por Jean Piaget, conhecida como epistemologia genética, tem como fontes, de um lado, o conhecimento científico (epistemologia), e do outro, a gênese, ou seja, a origem desse conhecimento (genética). Assim, sua teoriapossui como foco principal o sujeito epistêmico, o indivíduo no seu processo de construção de conhecimento.” 
A afirmativa III é incorreta, visto que essas informações são correspondentes a Wallon: “Diante de tal formação, Wallon atuou até o ano de 1931 como médico de instituições psiquiátricas — no Hospital de Bicêtre e no Hospital da Salpetrière —, onde se dedicou ao atendimento de crianças com deficiências neurológicas e distúrbios do comportamento. Desse trabalho, ou melhor, do estudo realizado sobre tais psicopatologias, segundo Mahoney (2005), Wallon defendeu sua tese de doutoramento, a qual posteriormente se transformou no livro L’enfant turbulent, de 1925.” 
A afirmativa IV está correta: “Podemos dizer, portanto, que Vigotski, por meio da construção de uma nova psicologia pautada na historicidade do homem e em sua totalidade, possibilitou a compreensão da constituição do sujeito e de sua subjetividade dentro de um processo capaz de ir em direção ao sujeito social e observar os “sistemas psicológicos que ocorrem no processo de individuação do homem inserido social e historicamente em uma cultura” (Molon, 1999, p. 21), apesar de não mencionar em suas obras as palavras subjetividade e sujeito.” 
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, segundo ele, é a variável mais importante que o professor deve levar em consideração no ato de ensinar. O professor deve estar atento tanto para o conteúdo como para as formas de organização desse conteúdo na estrutura cognitiva. O conteúdo que é assimilado pela estrutura cognitiva assume uma forma hierárquica, onde conceitos mais amplos se superpõem a conceitos com menor poder de extensão. 
RONCA Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas de Pscicologia. 1994. Vol. 2, n. 3, p. 91-94. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf> Acesso em 05 mar. 2015. (p. 91) 
A teoria de Ausubel, no que diz respeito á levar em consideração os conhecimentos que o aluno traz consigo aproxima-se dos preceitos de qual outro teórico?
	
	A
	Piaget.
	
	B
	Wallon.
	
	C
	Vygotsky.
Você acertou!
Podemos dizer que, nesse momento, a teoria de Ausubel aproxima-se significativamente da teoria de Vygotsky, ao discutir os conceitos cotidianos e os científicos, ou seja, mesmo que tenha como base as concepções teóricas diferenciadas, ambos os autores procuram pontuar que, para que a aprendizagem ocorra de fato, é necessário levar em consideração, primeiramente, os conceitos que a criança já possui, para depois acrescer os conceitos que a escola propõe. (p. 151)
	
	D
	Freud.
	
	E
	Karl Rogers.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“(...) Daí resulta uma Solidariedade suis generis que, nascida das semelhanças, vincula diretamente o indivíduo à sociedade; poderemos mostrar melhor, no próximo capítulo, porque propomos chamá-la de mecânica. Essa solidariedade não consiste apenas num apego geral e indeterminado do indivíduo ao grupo, mas também torna harmônico o detalhe dos movimentos. De fato, como são os mesmos em toda parte, esses móbiles coletivos produzem em toda parte os mesmos efeitos. Por conseguinte, cada vez que entram em jogo, as vontades se movem espontaneamente  e em conjunto no mesmo sentido.” 
(Emile Durkheim, Da Divisão do Trabalho Social; São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2013. p. 79)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE MECÂNICA como...
	
	A
	Característica de sociedades mais simples com baixo nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma forte consciência coletiva fundada na crença e rígidos valores morais.
Você acertou!
A solidariedade mecânica caracteriza uma sociabilidade mais simples, marcada pela semelhança social entre os homens, que partilham uma consciência comum no que se refere aos modos de pensar, crenças, etc.
	
	B
	Características de sociedades mais simples com alto nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma fraca consciência coletiva fundada na crença e rígidos valores morais.
	
	C
	Características de sociedades complexas com baixo nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma forte consciência individual fundada na crença e rígidos valores morais.
	
	D
	Características de sociedades mais simples com baixo nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma fraca consciência coletiva fundada na crença e rígidos valores morais.
	
	E
	Características de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma fraca consciência coletiva fundada na crença e rígidos valores morais.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] Vygotsky insiste em dizer que a estrutura da fala não é um mero reflexo da estrutura do pensamento, sendo, portanto, necessário encontrar uma forma de se estudar as fases da transformação do pensamento até chegar a ser fala.
JOBIM E SOUZA, Solange. Bakthin, Vygotsky e Benjamim. Campinas: Papirus, 1994. (p. 129)
De acordo com os conteúdos das aulas e livro base da disciplina sobre as proposições teóricas de Vygostky sobre pensamento e linguagem, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – ( ) Os signos são, para Vygostky, a materialização das ideias, e fazem referência à constituição interna das ideias do indivíduo.
II – ( ) Pensamento e linguagem tem, como lembra Vygostky, a mesma raiz biológica, por isso funcionam como processos paralelos.
III – ( ) Sentido e significado são processos diferentes, sendo que o pensamento só é psicológico por ser permeado de sentimentos. 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F.
	
	B
	F – V – V.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, pois “Segundo Vygostky (2001), os signos são instrumentos psicológicos por excelência e referem-se a tudo o que está situado fora do indivíduo, sendo que, por meio de atividades internas e externas, irão atingir diretamente o outro. Consequentemente, o ser humano somente planeja porque possui o pensamento e, para a expressão deste, necessita do signo para representá-lo.” (p. 87)
A afirmativa II é também falsa, pois: “Entretanto, apesar de o pensamento e a linguagem terem raízes genéticas diferentes, Vygostky (2001) alerta-nos para que estes não sejam compreendidos como dois processos independentes, nem que fluem e atuem paralelamente.” (p. 88)
A afirmativa III é verdadeira: “Diferentemente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal, o sentido é, por sua vez, composto por um processo diferente: abrange a subjetividade e sua unidade essencial é a EMOÇÃO. Conforme descreve Rey (2005), o pensamento somente é processo psicológico porque é permeado por sentimentos, isto é, são as emoções que definem a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade.” (p. 89)
	
	E
	F – V – F.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“(...) Aqui, pois, a individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna-se capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios. Essa solidariedade se assemelha à que observamos entre os animais superiores. De fato, cada órgão aí tem sua fisionomia especial, sua autonomia, e contudo a unidade do organismo é tanto maior quanto mais acentuada essa individuação das partes. Devido a essa analogia, propomos chamar de orgânica a solidariedade devida à divisão do trabalho.”(Emile Durkheim, Da Divisão do Trabalho Social; São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2013. p. 108)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE ORGÂNICA como...
	
	A
	Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho igualando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a igualdade funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
	
	B
	Característica de sociedades simples com alto nível de divisão do trabalho igualando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a igualdade funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
	
	C
	Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como uma máquina, sendo a independência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
	
	D
	Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a interdependência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
Você acertou!
A solidariedade orgânica é típica das sociedades mais complexas (capitalistas) em que a divisão do trabalho social separa os indivíduos ao mesmo tempo que os mantém unidos pois uns dependem do trabalho do outros.
	
	E
	Característica de sociedades simples com baixo nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a interdependência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A dimensão temporal do desenvolvimento, que vai do nascimento até a morte, está distribuída em estágios, cuja seqüência é característica da espécie, embora o conteúdo de cada um deles varie histórica e culturalmente. São eles: impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade-adolescência, adulto. Cada um deles é composto de um conjunto de atividades espontâneas, anunciadoras de funções orgânicas que estão prontas para ser exercitadas e modeladas pelo meio.
 
MAHONEY, Abigail Alvarenga. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In.: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (orgs.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004. (p. 15)
 
 
Pensando nas proposições teóricas de Wallon sobre os estágios do desenvolvimento infantil, leia e analise as afirmativas a seguir:
 
I – Os estágios do desenvolvimento, na proposta de Wallon, são completos em si, e trazem em cada um deles todos os elementos de uma pessoa.
II – A emoção torna-se o centro do desenvolvimento da criança tão logo ela tenha a percepção de si como pessoa diferenciada em relação ao outro.
III – Por volta dos 7 anos a criança começa a ter crises emocionais, então seu comportamento passa a ser caracterizado por atitudes ambíguas. 
IV – O desenvolvimento da criança é marcado sempre pelas maturações orgânicas tanto quanto pelas condições do ambiente em que está inserida.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa I é correta: “De acordo com Mahoney (2004, p. 15), “cada estágio é considerado um sistema completo em si, isto é, a sua configuração e o seu funcionamento revelam a presença de todos os seus componentes, o tipo de relação que os une e os integra numa só totalidade: a pessoa. Temos, então, uma pessoa completa a cada estágio”.” (p. 115)
A afirmativa II está equivocada, pois, “Ao longo dos primeiros anos de vida, é a emoção que assume o comando do desenvolvimento das crianças. Segundo Dér (2004), como a criança, ao nascer, não se percebe como indivíduo diferenciado dos demais, suas manifestações afetivas estão ligadas tanto às funções vegetativas (viscerais) como às impressões proprioceptivas (musculares). [...]” (121)
A afirmativa III está equivocada: “Finalizando essa etapa, por volta dos 11 anos instala-se na criança a crise da puberdade, a qual produz profundas transformações e torna essa idade, de acordo com a mesma autora, plena de sentimentos e de atitudes ambivalentes.” (p. 123)
A afirmativa IV está correta: “Por Wallon acreditar que o desenvolvimento da criança é marcado por contradições e conflitos, resultantes da maturação orgânica e das condições ambientais em que ela está inserida, seus estudos mostram que em cada idade existe um tipo próprio de interação entre a criança e o seu meio e, assim, as etapas do desenvolvimento possuem um ritmo descontínuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas que provocarão mudanças em cada etapa da vida.” (p. 126)
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente.
 
FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In.: CRAIDY, Carmem Maria;  KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (orgs.). Porto Alegre: Artmed, 2001.(p. 28)
 
Levando em consideração o conteúdo apresentado no livro base da disciplina sobre os estágio de desenvolvimento impulsivo-emocional, por Wallon, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
 
I – ( ) Neste estágio do desenvolvimento a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II – ( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a ZDP, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III – ( ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto de seu desenvolvimento.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é VERDADEIRA: “Por estar em um estado de verdadeira imersão social, o bebê entra em um período nebuloso e indiferenciado, no qual não consegue distinguir o “eu” e o outro, ou seja, é um estado de indivisão entre o que tem origem na situação exterior e o que surge do próprio sujeito.” (P. 127-128)
A afirmativa II é falsa, visto que este é um preceito de Vigotski: “Por sua vez, Vigotski toma como ponto de partida a ideia de que o aprendizado da criança se inicia muito antes de ela passar a frequentar a escola, uma vez que, antes de qualquer aprendizado escolar, a criança tem sempre um conceito, urna história prévia ou, como nas próprias palavras do autor, um aprendizado pre-escolar.” (p. 91)
A afirmativa III é VERDADEIRA: “O estágio impulsivo-emocional descrito por Wallon, como o próprio nome indica, está relacionado com questões internas da criança, ou seja, o desenvolvimento está voltado para as questões motora e emocional, mais especificamente para a construção do “eu”, na qual a afetividade predomina. Esse estágio ocorre entre o nascimento e o primeiro ano de vida da criança.” (p. 127)
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – F.
	
	E
	F – V – V.

Continue navegando