Buscar

RESENHA CRITICA XINGU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARB- FACULDADE REGIONAL BRASILEIRA
ALUNA: BIANCA LIS SOUZA ARAÚJO
Xingu
(Fernando Meirelles (Producer), & Cao Hamburger. (Director). (2011). Xingu. Cidade de origem: Estúdio.)
 Baseado em fatos reais, o filme Xingu dirigido por Cao Hamburger retrata a história dos irmãos Villas-Bôas, Cláudio (João Miguel), Leonardo (Caio Blat) e Orlando (Felipe Camargo), jovens de classe média que se alistaram na missão Brasil Central em regiões inexploradas, em prol de uma aventura desbravadora.
 Estas terras eram ditas pelo governo como desocupadas, porém ao chegarem ao destino, o que eles vivenciaram ia de contrapartida a essas afirmações, já que se depararam com muitas aldeias e índios nesses territórios. Logo os irmãos conseguiram uma aproximação pacífica e se inseriram no dia-a-dia das tribos. Enfrentaram uma epidemia de gripe, o que levou metade da aldeia a morte, os irmãos Villas-Bôas foram em busca da ajuda do governo brasileiro e conseguiram trazerem consigo uma enfermeira e médico para examiná-los e vaciná-los contra o vírus da gripe. A partir daí os irmãos tornaram-se intermediadores.
 Os governantes desrespeitando os direitos dos índios, deu início a distribuição das terras ditas desocupadas, ignorando a presença dos que ali já habitavam, e tirando-lhes todos os direitos sobre as terras. Orlando o irmão mais velho que já servia de articulador nas negociações, resolveu intervir e lutar pelos direitos dos nativos, através da imprensa chamou a atenção de muitos para o que estava acontecendo. Apresentou o projeto Parque Nacional do Xingu que demarcava o território dos índios e o território livre para a exploração. Esse marco da história brasileira agiu em defesas dos humanos, em particularidade dos índios.
 É um filme para os amantes de história, é rico em conhecimento, retrata bem o ato histórico revolucionário e benéfico para nação brasileira, realizado pelos irmãos Villas-Bôas, que lutaram e defenderam os índios por direitos iguais, merecidamente indicados ao Nobel da Paz, que lutaram para preservar nossas origens.

Continue navegando