Buscar

Apol.5 NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o texto a seguir: 
“A motivação dos colaboradores está ligada aos métodos de recompensa e remuneração e pode ser um complicador quando nem todos os que compartilham conhecimento são recompensados. Por fim, quando a cultura da organização é individualista e não valoriza a interação, as pessoas podem não desejar compartilhar seu conhecimento para defender o status quo e suas posições, retendo para si o poder conferido pela posse dessas informações”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Competências, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. Curitiba: InterSaberes, 2015. P. 214. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 6 sobre o motivando as equipes, analise as sentenças a seguir e marque V para as asserções Verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) As empresas motivam suas equipes através de altas remunerações e prêmios como viagens e bônus.
II. (  ) As equipes se motivam quando são desafiadas e instigadas a inovar na solução de problemas.
III. ( ) Os gestores conseguem motivar mais seus colaboradores quando contratam os grandes palestrantes motivacionais.
IV. ( ) Para motivar os colaboradores a inovar é preciso criar um ambiente propício para estimular a criatividade.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
Há vários tipos de indicadores nas organizações. A comparação binária é um deles. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta desse indicador.
	
	A
	Baseia-se na comparação entre os resultados previstos e os realizados. Embora seja considerado um método prático, sua fragilidade está em considerar somente o ponto de vista do supervisor sobre o desempenho do avaliado.
	
	B
	Tem como base a avaliação do alcance de objetivos específicos, mensuráveis, alinhados aos objetivos organizacionais e previamente negociados entre cada funcionário e seu líder. Pressupõe que apenas os aspectos que estavam previstos nos objetivos e que foram previamente comunicados ao avaliado podem ser considerados. Além disso, deve permitir que o colaborador faça sua autoavaliação e a discuta com seu gestor.
	
	C
	Conhecido também como comparação dos pares, o método faz uma comparação entre o desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe, elencando alguns fatores pertinentes. É um processo bastante simples e pouco eficiente, além de ser, consideravelmente, difícil de ser realizado, principalmente se o número de pessoas avaliadas for grande.
	
	D
	Esse método também pode ser denominado de avaliação por escrito ou avaliação de experiência e consiste em uma descrição livre a respeito das características do avaliado, seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades e dimensões de comportamento, entre outros aspectos. A desvantagem reside na dificuldade de combinar ou comparar as classificações atribuídas e, por isso, é mais eficaz quando combinado com outro método mais formal.
Questão 3/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
Quando citamos “Padrões de desempenho” estamos nos referindo a um dos métodos de avaliação de desempenho segundo Lotz e Gramms (2012). Qual é a definição correta de “Padrões de desempenho”? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	“Avaliação dos comportamentos descritos como ideais ou negativos, o método consiste em verificar se o comportamento do colaborador corresponde ao comportamento descrito, atribuindo respostas afirmativas ou negativas a cada quesito.”
	
	B
	“Consiste na combinação da avaliação de competências com a avaliação de resultados, tendo como objetivo a verificação da existência ou não das competências necessárias, de acordo com o desempenho apresentado.”
	
	C
	“Tem como base a avaliação do alcance de objetivos específicos, mensuráveis, alinhados aos objetivos organizacionais e previamente negociados entre cada funcionário e seu líder. Pressupõe que apenas os aspectos que estavam previstos nos objetivos e que foram previamente comunicados ao avaliado, podem ser considerados. Além disso, deve permitir que o colaborador faça sua autoavaliação e a discuta com seu gestor.”
	
	D
	“Denominada também de padrões de trabalho, ocorre quando as metas são estabelecidas pela organização e, posteriormente, comunicadas às pessoas que serão avaliadas.”
Questão 4/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
A avaliação “360 graus” (ênfase no desempenho futuro) é um dos métodos de avaliação de desempenho em que todas as pessoas envolvidas são avaliadas, os chamados stakeholders. Quem são os stakeholders? Assinale a alternativa correta de acordo com o citado por Lotz e Gramms (2012).
	
	A
	Seus pares e a área de recursos humanos.
	
	B
	Seus pares, superiores imediatos, subordinados, clientes entre outros.
	
	C
	Superiores imediatos e subordinados somente.
	
	D
	Clientes e a área de recursos humanos.
Questão 5/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com o que foi estudado sobre os métodos de avaliação de desempenho, assinale a alternativa que indica, corretamente, qual método é descrito a seguir.   “Compreende a identificação das potencialidades do avaliado, que facilitarão o desenvolvimento de tarefas e atividades que lhe serão atribuídas. Possibilita identificar os talentos que estão trabalhando aquém de suas capacidades, fornecendo bases para o remanejamento desses colaboradores.”
	
	A
	Avaliação de potencial.
	
	B
	Frases descritivas.
	
	C
	Avaliação de competências.
	
	D
	Avaliação de competências e resultados.

Outros materiais