Buscar

Portfolio notícia Relações Étnico-raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
 SOFTWARE AUXILIA CRIANÇAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Nome, RU
Polo 
Data 14/08/2017
 
 Fonte: Emília Silberstein/UnB Agência.
Escola Estadual de Santa Catarina, Flora Andrade Nunes, localizada no município de Chapecó, inovou seu processo de ensino aprendizagem em crianças com deficiência intelectual, fazendo uso de software educativo na alfabetização, desenvolveu um trabalho diferenciando para auxiliar as crianças. 
A experiencia aconteceu com alunos do ensino fundamental na faixa etária entre 7 a 10 anos, com atraso global no desenvolvimento psicomotor, ou seja, demonstram dificuldades de coordenar, executar e autorregular movimentos voluntários especializados relacionados com determinada atividade e que são realizados de forma lenta, imprecisa, desintegrada e dessincronizada.
Na primeira fase do projeto, optou-se por tempos de trabalho individual, com a professora de educação especial, onde a principal tarefa foi a aprendizagem, o esforço e o desenvolvimento de competência lógica na utilização do software. 
O software multimídia apresenta as letras do alfabeto, o som de cada uma delas e exemplos de objetos que são utilizados, além de 600 vídeos produzidos pela UNOTV. Também é possível acessar uma série de exercícios que são apresentados por crianças portadoras de outras deficiências.
Interessante é que, após o uso do software, as crianças apresentaram um grande progresso em seu desenvolvimento cognitivo. “ As crianças tiveram um grande avanço e até melhoram sua socialização com os demais colegas” destacou a professora Ângela, da sala de leitura da Escola Flora Andrade Nunes. A professora ainda relata que antes da inserção do software os alunos representavam palavras através de desenhos e após os exercícios aprenderam que para escrever precisam utilizar letras e que as palavras têm grafias diferentes. 
O software multimídia abrange todos os níveis de dificuldades, pois crianças com deficiência intelectual utilizam-se das mesmas funções cognitivas para aprender. O que as caracteriza, é que por algum motivo, alguma ou algumas dessas funções psicológicas superiores na pessoa com deficiência tem um funcionamento diferenciado, levando-o a uma aprendizagem mais lenta, ou a uma limitação especifica e, consequentemente, a necessidade de estímulos e recursos metodológicos igualmente diferenciados.
 As atividades oferecidas desenvolvem o raciocínio, a capacidade de resolver problemas, memória, percepção, intuição, lógica, atenção, espacialidade e temporalidade, capacidade de abstração e generalização, etc.
Além disso, a utilização desse software na Escola Flora Andrade Nunes tem despertado o interesse de outras escolas da rede estadual Catarinense. Tanto que a Secretaria de Estado da Educação – SC tem interesse de implantar esse software em mais escolas da Rede Estadual e auxiliar um número maior de alunos com transtorno. 
O maior desafio para a inclusão das crianças com deficiência intelectual não é o de criar ferramentas especificas de aprendizagem, mas sim, o de buscar novas formas de aprender e aprender a conviver com as diferenças.

Outros materiais