Buscar

Revisão NP1 de PDCV

Prévia do material em texto

Revisão NP1 de PDCV - Pontos de destaque:
# Resultados de pesquisa, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido. Isto porque, este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e interação social, o que evidencia na imitação de expressões faciais. a atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir
# De acordo com a perspectiva construtivista, o desenvolvimento cognitivo da criança está ligado à interação social e aos afetos, desde o nascimento até a vida adulta. O desenvolvimento cognitivo segue junto com o desenvolvimento social e afetivo, em relações de correspondência ou alternância. 
# A socialização é um processo interativo, necessário para o desenvolvimento, através do qual a criança satisfaz suas necessidades e assimila a cultura ao mesmo tempo que, reciprocamente, a sociedade se perpetua e se desenvolve. Um dos objetivos mais importantes do processo de socialização consiste em que as crianças aprendam o que é considerado correto em seu meio e o que se julga incorreto, ou seja, que possam conseguir um nível elevado de conhecimento dos valores morais que regem sua sociedade e se comportem de acordo com eles. Segundo Piaget, os indivíduos desenvolvem sistemas conceituais que lhe permitem compreender e transformar a si e ao ambiente. Esta construção ocorre através das interações com o meio, onde a criança vai desenvolvendo suas próprias crenças. 
#puberdade e adolescência como processo O individuo é particularmente vulnerável não só aos efeitos decorrentes as transformações biológicos ocorridas em seu corpo, mas também das mudanças sem precedentes, provocadas pelo impacto das explosões demográficas, da tecnologia e também da rápida transformação social. 
#pré-escolar Deve garantir e propiciar à criança contatos e trocas sociais, sua socialização e estimular o desenvolvimento de sua inteligência, autonomia e criatividade. 
#processo de aprendizagem Só se realiza a assimilação ativa, quando há a existência de estruturas anteriores, capazes de incorporar o dado a ser aprendido. 
#distúrbio de aprendizagem A falta de adaptação às novas circunstâncias devido a ausência de estruturação do conhecimento do ponto de vista interno e externo. 
#instituições “Um estudo que tem sido reduzido à descrição de sistemas de meios, organizações, conjunto de normas especializadas que remeteriam, a fins ideais (valores sociais) cuja encarnação se faria no Estado”. (Madel Luz)
#A utilização do termo “mãe suficientemente-boa”, por Donald W. Winnicott, diz respeito à adaptação da mãe às necessidades do bebê recém-nascido.
#conceito de desenvolvimento humano: um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
#A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
#Atualmente sabemos que muitos fatores podem interferir durante o desenvolvimento pré-natal. Dentre esses fatores podemos citar: A exposição à radiação, no caso de gestantes, pode causar mutações genéticas e, portanto, deve ser evitada neste período para evitar danos ao feto. O uso de cocaína por mulheres grávidas está associado ao maior risco de aborto, prematuridade, baixo peso natal e problemas neurológicos. O pai também pode transmitir defeitos produzidos ambientalmente, como através da exposição à chumbo, maconha, pesticidas ou grandes doses de álcool. 
#Verifica-se que o desenvolvimento psicomotor está sujeito, em primeiro lugar, a uma série de leis biológicas em grande parte relacionadas ao calendário maturativo. Mas, como ocorre com o desenvolvimento físico em geral, o desenvolvimento psicomotor está longe de ser uma mera realidade biológica; é também uma porta aberta à interação e, portanto, à estimulação. Isso significa que: uma boa alimentação, rica em nutrientes pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança; Os estímulos fornecidos à criança, mesmo que possam força-la a produzir movimentos ainda não adequados para a sua idade, serão sempre bem vindos para o desenvolvimento psicomotor; O desenvolvimento psicomotor será sempre fruto de um conjunto de fatores que resultam no seu bom desenvolvimento. O estímulo e a nutrição são fatores importantes, mas será o calendário maturativo que irá designar o momento que isso ocorre, o que está expresso nas tabelas médicas. 
#Embasando-se nas discussões realizadas nas nossas aulas acerca dos processos desenvolvimento e aprendizagem, e tendo como referência as considerações de Bock (2001), podemos afirmar que o processo de aprendizagem é contínuo e procede das atividades gerais para as específicas.
#Os anos pré-escolares podem ser descritos como aqueles em que as habilidades sociais e da personalidade da criança e do adulto se organizam. Considerando as afirmações abaixo, assinale a alternativa que corresponda à veracidade das mesmas. O primeiro modelo de apego é revisado, consolidado e estabelecido de maneira firme. Os padrões de relacionamento que se estabelecem nesta faixa etária tendem a persistir nos próximos anos. A capacidade de partilhar, de suportar frustrações, do controle da agressividade e dos impulsos interfere nas relações vindo a facilitá-las ou dificultá-las.

Continue navegando