Buscar

Gestão Estratégica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão Estratégica – BSC
Módulo 01
Introdução
Apresentação
	O BSC foi apresentado, inicialmente, como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
	Desde que foi criado, o BSC vem sendo utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e ONGs no mundo inteiro.
		Foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
O que é Balanced Scorecard?
	Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton.
	O BSC é um sistema gerencial capaz de canalizar as energias, habilidades e os conhecimentos específicos de indivíduos dos mais diversos setores da organização, em busca da realização de metas estratégicas de longo prazo.
	O BSC teve seu início nos anos 90, quando Kaplan e Norton propuseram uma abordagem para resolver problemas de mensuração, frente aos novos desafios organizacionais das empresas inseridas na economia do conhecimento.
Considerações Gerais sobre o BSC
	Kaplan e Norton notaram que os indicadores financeiros isoladamente se mostravam incapazes de medir as atividades criadoras de valor relacionadas com os ativos intangíveis, como habilidades, competências e motivação dos empregados, bancos de dados e tecnologias da informação, processos, inovação em produtos e serviços, relacionamentos com os clientes, imagem da organização e outras.
	Desta forma, o BSC fornece à empresa uma visão de desempenho integrada, uma vez que engloba aos indicadores financeiros, outras perspectivas de desempenho: clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
Perfil dos Autores
Robert S. Kaplan
	É professor de desenvolvimento de liderança na cátedra Marvin Bower da Harvard Business School.
	Foi membro do corpo docente da Graduate School of Industrial Administration, Carnegio Mellon University, onde também atuou como reitor, de 1977 a 1983.
	Desenvolveu a série de vídeos da Harvard Business School Measuring Corporate Performance, além de ser autor e/ou co-autor de mais de 120 trabalhos e de dez licros. Com David Norton é co-autor de Organização Orientada para a Estratégia, A Estratégia em Ação: Balanced Scarecard e de Mapas Estratégicos (Elsevier Editora).
	Presta consultoria no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de custos e de avaliação do desempenho organizacional para importantes empresas mundiais. O foco de suas atividades como professor, pesquisador, consultor e conferencista é a conexão de estratégias com sistemas de gerenciamento de custos e de avaliação do desempenho organizacional, sobretudo por meio de ferramentas como Balanced Scorecard e custeio baseado em atividades.
	Recebeu numerosos títulos e prêmios, como Outstanding Educator Award, da American Accounting Association, e o Chartered Institute of Managemente Accountants(UK) Award for “Outstanding Contributions to the Accountancy Profession”. É chairman da Balanced Scorecard Collaborative.
Robert S. Kaplan

Outros materiais