Buscar

UTI 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302483090)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"A.H.S, 70 anos chega ao setor de emergência com relato de dor precordial, com irradiação, de forte intensidade que não melhora com o repouso." A situação apresentada é uma característica de angina:
		
	 
	Atípica
	
	Refratária
	
	Variante
	
	Estável
	 
	Instável
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302483032)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Anormalidade do sistema circulatório que resulta em perfusão orgânica inadequada para suprir às necessidades tissulares de oxigênio e nutrientes, resultante de perda maciça de sangue ou desidratação severa. A esta situação patológica denominamos:
		
	
	Infarto Agudo do Miocardio
	 
	Choque Hipovolêmico
	
	Aneurisma Arterial
	
	Hemorragia Digestiva
	
	Choque cardiogênico
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302483541)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Pergunta: (Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional 2015 adaptada) Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar:
		
	
	A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar.
	 
	A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular.
	
	A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato.
	 
	Na IRpA o paciente apresenta-se bradipneico
	
	A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302483045)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere a avaliação gasométrica de um paciente em insuficiência respiratória em uma Unidade de Pronto Atendimento. Correlacione as situações clínicas propostas com os resultados gasométricos apresentados. Assinale a opção com a sequência numérica correta (de cima para baixo). (1) paciente de 50 anos com rebaixamento do nível de consciência (2) paciente de 20 anos com dispneia intensa devido à hipertermia maligna (3) paciente de 15 anos com gastroenterite infecciosa prolongada ( ) PO2 = 50 mmHg / PCO2 = 60 mmHg / HCO-3 = 26 / pH = 7,20 ( ) PO2 = 110 mmHg / PCO2 = 25 mmHg / HCO-3 = 22 / pH = 7,55 ( ) PO2 = 95 mmHg / PCO2 = 35 mmHg / HCO-3 = 15 / pH = 7,15
		
	 
	c) 2, 1, 3
	 
	d) 2, 3, 1
	 
	a) 1, 2, 3
	 
	b) 3, 2, 1
	 
	e) 3, 1, 2
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302483115)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O equilíbrio acido-base é um delicado processo harmônico químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular. Qualquer variação pode gerar um desequilíbrio que reflete em alterações no organismo. Sobre esse tema, responda a afirmação INCORRETA:
		
	 
	Quando o pH sangüíneo aumenta, a respiração torna-se mais profunda e rápida à medida que o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono.
	
	A alcalose metabólica ocorre quando o corpo perde ácido em excesso. Por exemplo, ocorre uma perda considerável de ácido gástrico (vômitos ou sondagens gástricas prolongadas).
	 
	Uso de diuréticos (tiazídicos, furosemida, ácido etacrínico) são causas da Alcalose Metabólica.
	
	A alcalose metabólica é uma condição na qual o sangue é alcalino devido a uma concentração anormalmente alta de bicarbonato.
	
	A acidose metabólica é a acidez excessiva do sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de bicarbonato no sangue.

Outros materiais