Buscar

EXERCICIOS Direito Processual Civil II 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO, COMÉRCIO E FINANÇAS
	
Curso de Licenciatura em Direito_ 3º Ano 
Exercício de Direito Processual Civil II_2017/ Laboral
Orlanda propôs contra Luísa, a 1 de Março de 2016, uma acção declarativa ordinária, no Tribunal Judicial do Distrito Municipal Ka Pfumu, a solicitar a efetivação de responsabilidade civil decorrente de incumprimento contratual, no valor de 500,000,00MT. Na petição inicial (p.i) que introduz os autos da acção, Orlanda pede a condenação nos termos retro, alegando para isso, que em Março de 2015, celebrou um contrato de fornecimento de bens com a requerida, em Matutuine, segundo o qual numa das cláusulas Luísa devia fornecer os aludidos bens no prazo máximo de 6 meses contados a partir da data da celebração, no que até a data da interposição da acção não tinha ainda o feito. 
Conclusos os autos, o Juiz proferiu despacho indeferindo liminarmente a petição inicial, alegando incompetência do Tribunal. 
Elabore a p.i, observando os requisitos legais de modo a evitar o indeferimento liminar.
Pronuncie-se relativamente ao despacho proferido pelo Juiz.
Atento aos elementos da hipótese, mais ainda, supõe que Orlanda tem 17 anos, e o Juiz vem a ordenar citação. Elabore a devida contestação. 
Felizardo, intentou uma acção declarativa ordinária contra Dorivaldo, no Tribunal Judicial da Província de Manica, exigindo uma indeminização no valor de 770,000,00Mt. Citado para oferecer contraditório, Dorivaldo uma vez que se encontrava na Cidade de Maputo em missão de serviço, o Juiz fixou uma dilação de 17 dias, a contar da citação. Dorivaldo foi citado a 10 de Novembro de 2015. 
Até quando Dorivaldo pode oferecer a sua contestação? Fundamente.
Suponha que Dorivaldo foi citado a 13 de Dezembro do mesmo ano, sem dilação, até quando deve oferecer o contraditório?
Nem sempre com a propositura de uma acção declarativa, temos os articulados eventuais. De forma, suscita e elucidativa, esclarece quando em que temos:
Resposta a Contestação.
Articulado inominado.
Bom trabalho/F.Mungoenha

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais