Buscar

DIDÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIDÁTICA
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 200722106032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias: "Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências". Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
		
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200722106475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola fundamentada na pedagogia tradicional tem como função:
		
	
	a conscientização dos alunos acerca dos fatos, o desvelamento da realidade e a transformação da sociedade
	
	a formação crítica dos alunos para a cidadania, de modo que eles aprendam a confrontar escola e sociedade num movimento dialético
	 
	o desenvolvimento moral e intelectual do aluno a partir da transmissão da cultura acumulada passada de geração para geração
	
	a administração de conflitos entre os diversos sujeitos educativos para que eles desenvolvam o senso de cidadania, cumprindo seus deveres e lutando por seus direitos
	
	a constatação do fenômeno pelo aluno na prática e a articulação com a teoria, de modo que o aluno gradativamente passe do raciocínio concreto para o abstrato
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200722106423)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paulo Freire, representante da pedagogia libertadora, faz uma crítica à pedagogia tradicional, atribuindo a esta prática o conceito de educação bancária e conteudista, uma vez que o professor deposita na mente do aluno uma massa de conhecimentos, visando o desenvolvimento moral e intelectual do mesmo. A perspectiva progressista libertadora da educação, por sua vez, tem como expectativa que os alunos:
		
	
	observem os fenômenos naturais
	
	aceitem a ordem social
	
	reproduzam o conhecimento científico
	 
	critiquem a realidade social posta
	 
	atendam acriticamente às exigências do mercado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200722106028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o professor cria situações-problema, provoca desequilíbrios, desafios e estimula a cooperação, podemos dizer que o professor fundamenta suas ações na abordagem:
		
	 
	cognitivista-escolanovista
	
	comportamental
	
	tradicional
	
	sociocultural
	
	libertador
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200722106450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tecnicismo se desenvolveu no Brasil à sombra do progressivismo. Esta orientação pedagógica acabou sendo imposta às escolas pelos organismos oficiais, por ser compatível com a lógica econômica, política e ideológica do Regime Militar, então vigente, atingindo seu auge na década de 70. Marque a resposta que apresente todas as palavras-chave que caracterizam esta modalidade educacional.
		
	
	contextualização - crítica - heterogeneidade
	 
	estímulo-resposta - módulo - comportamental
	
	conscientização - mediação - problematização
	
	coletividade - dialógica - transformação
	
	autonomia - democracia - mercado de trabalho
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200722106478)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se torna uma instituição, inaugurando-se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse contexto, a Didática Magna teve como representante:
		
	
	Jean Jacques Rousseau
	 
	João Amós Comênio
	 
	J. Dewey
	
	J. Friedrich Herbart
	
	Henrique Pestalozzi
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200722106436)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro de uma concepção pedagógica baseada na psico-genética, a educação é concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Na prática, significa:
		
	 
	que o aluno é interativo, portanto, confrontando dialeticamente o conhecimento espontâneo e científico e buscando a superação.
	 
	que o aluno é sujeito ativo, portanto, participando da aula passeio e no laboratório, constatando na prática a teoria.
	
	que o aluno é sujeito crítico, portanto, polemizando a temática de estudo.
	
	que o aluno é protagonista do processo de aprendizagem, portanto, articulando o saber popular ao científico, visando à libertação da condição de opressão.
	
	que o aluno é sujeito passivo, portanto, assistindo a aulas teóricas e dissertativas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200722106033)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores.
		
	 
	Éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
	
	Permeados por ideais de competitividade.
	
	Morais e comportamentos condescendentes para com a deficiência do outro.
	
	Perpetuados por uma sociedade antidemocrática e de cunho segregador.
	
	Econômicos, como a ascensão social e profissional.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200722090840)
	
	A didática da escola nova também denominada de pedagogia ativa e pragmática, a partir da década de 30, foi considerada uma evolução na educação, uma vez que veio a superar a didática tradicional de ensino. A partir do enunciado da questão, argumente a favor da prática pedagógógica escolanovista, mostrando sentido para sua aplicação no universo escolar.
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: O professor não fica preso à dissertação, ele propõe aulas práticas em que o aluno deixa a condição de sujeito passivo e se torna ativo (sujeito cognoscente), estabelecendo uma relação direta entre indivíduo-meio, se debruçando sobre o objeto de estudos, fazendo pesquisa, solucionando problemas, constatando na prática, no concreto, o conceito teórico. Isso traz motivação ao aluno, fazer aulas passeio e aulas em laboratórios.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200722090849)
	
	É comum a substituição da palavra prática pela palavra práxis no contexto educacional; e ao se fazer a substituição, pensa-se estar resolvendo um problema teórico ao se colocar em prática o conhecimento científico. A prática, aqui, nesse sentido, é concebida como prática utilitária, isto é, aquela que é usada para satisfazer necessidades imedidatas da vida cotidiana. A práxis, por sua vez, corresponde:
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Corresponde à atividade humana transformadora da realidade natural e humana; não é uma prática pedagógica qualquer, a prática pela prática e sim uma prática, uma ação docente refletida, fundametnada, consciente da realidade educacional,
envolve refletir sobre e na prática para reorientar as ações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando