Buscar

Questão Discursiva 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão Discursiva 2 (Peso 3,0)
1
Com base nos capítulos 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 e nas atividades práticas 3,4, 5 e 6 responda as questões a seguir:
ATENÇÃO: Respostas copiadas da Internet ou idênticas entre alunos serão não serão consideradas.
Para as respostas apenas coloque o numero da questão, conforme ordem abaixo.
Questão 1: Em geral, as organizações estruturam seus processos através das funções empresarias, sendo as principais Produção ou Serviços, Comercial ou Marketing, Materiais e Logística, Finanças, Contabilidade e Controladoria,  Recursos Humanos, Administração de Serviços, Jurídico Legal e outras. Avalie como as tecnologias da Internet podem contribuir para a melhoria dos processos da função empresarial contabilidade. (peso1,0)
Questão 2: Avalie como a automação da força de vendas empregando as Tecnologias da Informação afeta a produtividade do vendedor, a administração de marketing e a vantagem competitiva de uma empresa. (peso1,0).
 Questão 3: Cite duas aplicações (tipo de sistema) de e-business (B2B) que você recomendaria para  uma pequena empresa, para ajudá-la a sobreviver e obter sucesso em tempos atuais de economia desafiadora? Justifique Por quê recomendaria? (peso1,0)
 
 
As tecnologias de internet, atualmente, se tornaram imprescindíveis para toda e qualquer empresa que queira ter algum resultado e se destacar no mercado. Pois, os negócios eletrônicos têm como objetivo efetuar as diversas transações eletrônicas de uma organização, seja ela externa ou internamente. Alguns exemplos de processos que temos por meio da tecnologia da internet são as transações de compra e venda, entre fornecedor e cliente, outra importante é a comunicação de parceiros de mercado, transações internas na empresa. Isto contribui para diminuição de custos,eliminar a ineficiência de algum colaborador, aumento da agilidade do fluxo de informações, reduzindo o índice de erros, fluxo maior de transações comerciais de forma eficiente, maior controle de fluxo de produção e informações para os registros da gerência. Com isso, chegamos ao senso que com o uso da rede, os fluxos de informações das organizações ficaram muito melhores e consequentemente o atendimento na ponta da pirâmide que é o cliente final, também teve grandes resultados como melhor atendimento, menor custo do produto e etc.
2- Uma das ferramentas muito útil para força de vendas é o CRM, pois é uma ferramenta focada em saber e atender as necessidades do cliente, sendo seu núcleo principal de negócio e que o sucesso da empresa depende desse núcleo. O CRM procura automatizar os processos de vendas, marketing g e SAC. Os módulos de atendimento ao cliente oferecem apoio para aumentar a efetividade dos call-centers e equipe de suporte, tendo suporte de atendimento ao maior numero de ligações diárias. Podem incluir autoatendimento via web, pois o site pode oferecer ajuda personalizada podendo contatar uma equipe de atendimento via on-line.
Na parte do CRM com visão de apoio ao marketing, pode ajudar no marketing direto, com campanhas captando dados dos clientes potenciais, dando informações sobre produtos e serviços da empresa, trabalhar usando a ferramenta de e-mails. Uma das ferramentas de eficiência do CRM ao marketing é classificar clientes lucrativos ou não, projetar produtos ou serviços a consumidores específicos. Tendo uma visão ampla do nicho de mercado, lançamentos de novos produtos e etc. O CRM é divido em duas funções, são elas:
CRM ANALITICO- montar perfis de clientes, analisar lucratividade do produto, analisar produtividade dos vendedores e etc;
CRM OPERACIONAL- gerenciamento de campanha, marketing eletrônico, venda por telefone, venda via web, venda em campo, call centers e etc.
Existem diversos tipos de sistemas de apoio empresarial, isto significa que tendo uma ferramenta adequada de TI na empresa, gerará maior eficiência em amplo aspecto numa empresa, tendo os gestores maior controle de tudo que acontece diariamente com sua empresa e consequentemente gerando apoio na ponta final da empresa que são os vendedores que estão em contato constante com seu núcleo de negócios que são os clientes.
3- Em tempos de recessão, as empresas tem buscado o corte de custos no dia-dia. E uma das ferramentas atuais com maior redução de custos é o E-business. A modalidade de e-business que detém a maior fatia de transações eletrônicas no mercado mundial é o portal B2B (Business to Business). Atividades acontecem por meio de uma plataforma online, ou seja, caracteriza-se pelo fato de ser uma empresa de comércio virtual, podendo operar como uma indústria, importadora, distribuidora ou revendedora.
A estratégia adotada por essa pequena empresa de B2B é criar um site exclusivo ou usar redes sociais (custo de manutenção é baixo) e atingi de forma mais rápida uma maior quantidade de pessoas em pouco tempo e é bem mais próxima. A empresa deverá ter um grande conhecimento em marketing digital, pois na internet tudo gira em torno de publicidade.
Uma das aplicações em B2B que a empresa pode optar é ser distribuidor de autopeças - sabemos que mesmo em declínio, os veículos motorizados continuam circulando e como a população demorará em trocar seus automóveis por novos, fará com que seus veículos atuais sejam utilizados por maior tempo e isto acarretará em desgastes nas peças e terão que ir para manutenção. A empresa poderá dar suporte para grandes centros automotivos que farão estas manutenções.
Outro meio de aplicação B2B é no mercado que nos últimos anos tem crescido de forma absurda e em mesmo a crise atual continua crescendo, que é o mercado de perfumaria & cosméticos e saúde bem-estar.
Sabemos que atualmente o Brasil ocupa o 1º lugar em consumo de perfumes no mundo, na frente de EUA e França. E possui uma das maiores populações obesas, perdendo somente para EUA. A procura de produtos de qualidade e importados é grande, pois as pesquisas farmacêuticas internacionais estão a cada dia encontrando novas formulas de para saúde e bem-estar. Então esta pequena empresa poderá trabalhar no portal B2B como importador de matérias-primas as empresas que trabalham no processo de industrialização de componentes naturais, redes de lojas e etc. estes seriam dois meios de se trabalhar com portal B2B. Com a plataforma B2B tanto o comprador como fornecedor, são organizações. O comprador poderá solicitar seus produtos de cosméticos via rede e acompanhar todo processo de transação do seu pedido até o momento de entrega. A pequena empresa representante de cosméticos e perfumaria terá um baixo custo de investimento, pois como tudo PE feito via on-line, não precisa arcar com custos de pessoas físicas e prédios físicos em cada ponto do seu estado. E como as plataformas on-line não existem fronteiras, seu mercado alvo será muito mais abrangente.
As justificativas para trabalhar nesses dois segmentos são porque em meio a crise atual no Brasil, são itens de consumo, pois se não arrumar o carro, ônibus, trator, estragará e o outro segmento mesmo em crise econômica, as pessoas não deixam de usar seu perfume e de fazer uso de dietas, os quais os indicadores econômicos mostram crescimento atualmente.
Fontes: http://casadaconsultoria.com.br/b2b/
https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_Distribu%C3%ADdos/Aspectos_Organizacionais/E-Business#B2B_.E2.80.93_Business_To_Business
http://sistemasinformacao.com/comercio-eletronico/business-to-business-b2b/
livro da disciplina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando