Buscar

Resumo Transporte de Lipídeos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 6 – Bioquimica II / Noturno
Transporte de Lipídeos
Lipoproteína, ou partícula lipoproteica, são basicamente partículas lipídicas formadas por uma camada de fosfolipideos e um miolo de lipídeos apolar, com triglicerídeos (triacilglicerol) – 3 ácidos graxos ligados a uma cauda de glicerol, e colesterol esterificado, o colesterol ligado ao acido graxo. Então este colesterol não tem a hidroxila normal que dá osmolaridade à molécula.
Lipídeos são três ácidos graxos presos a um glicerol, sendo completamente apolares. A parte externa em contato com a agua é de fosfolipideos, uma cabeça polar e duas caudas apolares, e essas partículas variam de tamanho, densidade e proteínas aderidas. 
As proteínas são importantes na função de reconhecimento, ou seja, nossos tecidos e células reconhecem as partículas lipoproteicas dependendo das proteínas aderidas a elas. 
Afinal de contas, não são os lipídeos que são reconhecidos, e sim as proteínas aderidas a eles.
Ldl: o colesterol éuma molécula que está num conjunto de milhares de moléculas cobertas por uma camada de fosfolipideos e proteínas. Ldl é uma lipoproteína, partícula lipoproteica com uma camada de fosfolipideos externa, com colesterol esterificado no miolo e alguma pouca quantidade de triglicerídeos . ldl não é colesterol! Ele tem colesterol em seu interior. 
Hdl: outra partícula lipoproteica com variados lipídeos no interior, mas também não é colesterol.
Duas moléculas ligadas a entrega e recolhimento do excesso de colesterol. Outra partícula distribui lipídeos produzidos pelo figado, e essas duas fazem a dinâmica do colesterol. 
Elas variam em densidade e tamanho, pois o conteúdo delas varia.
A maior tem mais lipídeos que colesterol.
Quilomicron: conforme vais sendo degradado, vira quilomicron reduzido e é destruído.
Vldl: produzido pelo fígado, é bem menor. Ldl e hdl vao conduzir colesterol . quilomicron e ldl: massa de colesterol é mais ou menos a mesma apesar do quilomicron ser 10x maior. Ldl distribui colesterol e hdl recolhe o excesso de colesterol.
 colesterol: molécula que permite síntese de hormônios masculino e feminino, produção de membrana para qualquer célula, garantindo a fluidez da membrana (evitando que ela fique quebradiça ou mole demais). É uma molécula essencial e por isso não há via de degradação para ela. Assim, o corpo vai absorver todo e qualquer colesterol que vier na dieta e ainda vai produzir colesterol. Como não tem via de degradação e há muita ingestão e síntese, sobra colesterol, e ai esse colesterol abundante é entregue para todos os tecidos, pois ele não tem para onde ir. Ai se forma o problema. Na digestão tem colesterol e 3 glicerideos variam o tamanho da cadeia de ácidos graxos. 3 ac graxos são liberados e glicerol, e isso é absorvido. As células do intestino remontam o triglicerídeo.
Desta forma, na digestão ele é quebrado, absorvido e então remontado, pois não passa inteiro durante a digestão. Depois de remontado, ele vai enchendo e quando chega no tamanho certo é liberado na circulação linfática. 
Colesterol esterificado não vem da dieta. A esterificação é uma estratégia para garantir que ele fique muito apolar, e ai você consegue coloca-lo no miolo da partícula, permitindo que consiga colocar em grande quantidade. Quilomicron a partir do momento que ele cai na circulação sanguínea, ele vai cumprir sua função de distribuir os triglicerídeos. Os tecidos que querem os triglicerídeos do quilomicron são musculo, para gerar energia (pega o triglicerídeo, quebra e ganha 3 ac graxos e um glicerol para cada um que absorve), se o esforço for muito intenso ai tenta mobilizar o glicogênio , mas nesse caso é alimentado e ai não usa glicogênio no estado alimentado continua captando glicose e armazena como glicogênio, mas continua captando lipídeos. 
Tecido adiposo pega para armazenar. 
Fígado capta a partícula inteira que sobrar.
*lipase lipoproteica fica na circulação quando passa quilomicron ela se prende e vai digerindo-o, dando para a cel a qual ela pertence os ácidos graxos e o glicerol. Esse tipo de captação é feita por musculo e tecido adiposo. A quebra de lipídeos gera acetil coa. A de glicose gera piruvato e acetil coa. A de lipídeo é mais especifica, gerando apenas acetil coa.
Quando tem muita glicose no sangue musculo para de consumir lipídeo para consumir a glicose, e tentar assim abaixar a concentração da mesma no sangue.
O quilomicron vai entregar lipídeo para o tecido adiposo e musculo majoritariamente.
Quem quiser pegar pode pgar! mas quem pega em grande quantidade é o tecido adiposo.
A enzima que faz a degradação tá na circulação. Quando a enzima acaba de digerir o que tem que ser digerido, ela solta o que sobra. Após vários ciclos, células e tecidos fazerem isso, o quilomicron esvazia, diminuindo de tamanho e virando um quilomicron remanescente.
Este tem menos triglicerídeos e a grande parte dos triglicerídeos já foi captada pelo tecido adiposo e musculo.
Agora entra o fígado, que engloba o quilomicron remanescente inteiramente e o degrada completamente. 
O fígado então tem todo o resto de lipídeos da digestão. O fígado tem todos os lipídeos remanescentes mais todos os lipídeos que ele esta produzindo em estado alimentado (ac graxo , colesterol, triglicerídeo e fosfoglicerideo). Tudo que sobrou da dieta, tudo que o fígado absorveu e não precisa, é liberado por vldl. Além disso, tem o resto que ele absorve depois. Então o fígado tem o que sobrou da dieta, tudo que produziu e o resto que sobra depois do processo todo ( excesso de ldl), e vai por tudo isso no vldl. 
Tem a mesma constituição e objetivos do quilomicron, apesar de ser bem menor. Então tudo que vale para quilomicron vale para ele tbm. Após toda a doação para os tecidos, o que sobra do vldl é uma partícula menor, com mais colesterol e menos troglicerideos, chamada IDL. 
É mais denso pois tem menos lipídeo, logo tem muito mais proteína e assim a densidade é maior, apesar de ser o menor em diâmetro. 
Hdl é tido como bom colesterol pois tira colesterol dos tecidos. Ldl é tido como ruim pois entrega colesterol aos tecidos. 
Vldl basicamente é plantadok por quantidade de triglicerídeos . quilomicron remanescente so vai achar vldl em jejum se ainda existir vldl circulante com idl. talvez o vldl gradativamente vai perder triglicerídeos para os tecidos. O idl é uma partícula intermediaria que vai se ligar ao hdl para transferência de colesterol. Lcat: enzima que transfere colesterol esterificado . pega o colesterol do hdl que ele recolheu dos tecidos e transfere para idl. Hdl vai ficar vazio. Idl que recebeu o colesterol todo muda de nome e vira ldl. Ldl vai distribuir o colesterol por todos os tecidos. Não existe tecido que armazene colesterol, ele fica rodando na circulação. Se tem ldl em excesso, o fígado tenta captar e distribuir, ele vai guardar os resíduos e distribuir para proximos ldls produzidos. 
Fígado: ldl destrói completamente e coloca no vldl a síntese lipídica é algo relevante!
3 entradas no fígado: quilomicron remanescente; lipídeos sintetizados e ldl que sobra.
Se o fígado tiver cheio de lipídeo ele para de captar o ldl, ou seja, capta até certo ponto e quando satura deixa de captar , desta forma o ldl fica circulando. Ldl tem dois destinos: fígado, que é só o excesso e é limitado, e tecidos em geral. Quantidade de ldl circulante pode aumentar de acordo com a dieta.
Partículas com a mesma apoproteina: quilomicron e vldl. Quilomicron remanescente tem que ter proteína para ser reconhecido pelo fígado. Essa ptn já estava no quilomicron!
A enzima que degrada vldl e quilomicron é a mesma então tem que reconhecer a mesma proteína nas duas partículas: apoB100-responsável pelo reconhecimento da ldl. Já está no idl, então ele também pode ser reconhecido pelo fígado. É uma espécie de intermediário: ao ser reconhecido recebe colesterol e vira ldl.
Parte 2 da aula
Existe um receptor no fígado que reconhece apob100 . ele também está em vários tecidos. So que o fígado tem capacidade de regular a disponibilidade desse
receptor, então ele escolhe quando quer e quando não quer captar ldl. Isso na vai causar problemas pois ele sabe fazer colesterol. Ele so vai decidir não captar quando tiver bastante colesterol dentro dele a ponto de não conseguir captar mais nada. Isso e uma proteção para esse excesso de colesterol não obstruir suas membranas internas os receptores estão na membrana e reconhecem a proteína apob100, ligando a partícula de ldl e isso é endocitado. Dentro de uma vesícula digestiva ela é completamente degradada. Todos os lipídeos e proteínas presentes ali são digeridos. A digestão libera colesterol, ácidos graxos, glicerol, aas, e os aas e ácidos graxos são usados no metabolismo hepático. Ac graxos : usados ou para fazer outros lipídeos ou para serem degradados no momento de jejum. Aas: síntese proteica ou degradação/ liberação de carbono para gliconeogênese. 
O colesterol não tem função energética. Ou é estrutural ou ‘estocado’ – mantido temporariamente numa gotícula. Não é algo permanente, essas gotículas disponibilizam colesterol para as membranas a célula então a constituição das membranas todas ficam muito mais fluidas pois tem grande quantidade de colesterol sendo disponibilizado na degradação de ldls. 
Ou seja, se capta ldl demais, coloca muito colesterol no citoplasma isso altera a fluidez das membranas internas. Até ai tudo bem, mas se isso se tornar muito frequente o colesterol vai começar a degradar a membrana uma vez que a membrana ta muito fluida, leva a um encontro de uma enzima e seu substrato que então é quebrado. enzima é uma protease e substrato é uma ptn. O fato é que o pedaço da proteína que é quebrado e liberado é um fator transcricional, e impede a produção de apob100, pois impede a extensão do receptor dela. Isso é um controle por expressão genica. 
Enquanto tiver esse bloqueio de expressão genica eu vou ter so a quantidade limitada de receptores que esta circulando aqui, por que o receptor não é degradado. Antes de digerir eu tiro o receptor. Quando ldl é endocitada, primeiro tira o receptor para depois digerir a ldl. Então fica com quantidade limitada de recebimento de ldl. Isso acontece na velocidade que o colesterol consegue ser direcionado para ldl, então é um principio dinâmico . capto ldl numa velocudade que possa suportar a quantidade de colesterol ate que ele seja entregue para vldl. 
Colesterol esterificado: colesterol + ester (ao invés de oh). Pode produzir colesterol a partir de acetil coa, ou seja, a partir de qq coisa. Pode fazer a partir de glicose, esqueleto carbônico de aa, ac graxo, todas essas moléculas produzem acetil coa, logo podem formar colesterol. Ou seja, tudo que vc come é digerido e pode virar colesterol. Basicamente é a mesma molécula que pode ser usada na síntese de aas e ácidos graxos o excesso de glicose vai virar lipídeo. O excesso de aa vai virar lipídeo. O excesso de lipídeo já é lipídeo. Isso tudo é valido para colesterol também. A diferença é que a síntese de colesterol é regulada e ao mesmo tempo limitada, enquanto que de lipídeo não. Quanto mais tem, mais estoca!
Receptor é uma proteína que está na superfície da ldl mas quem interessa no processo inteiro é o colesterol . agora o que o ldl ,hdl etc tem a ver com a formação da placa de ateroma (entupimento dos vasos)?
Primeiro: não é um entupimento, uma vez que não ocorre dentro dos vasos, e sim fora. É um estrangulamento do vaso. Toda placa de gordura e células mortas que ta sendo produzida é feita fora dos vasos sanguíneos e ela empurra a parede dos vasos. É como se eu pegasse um cano encostado na parede e começasse a empurrar e amassar o cano até fechar, mas ai não fiz nada dentro dele. Acontece entre o endotélio e a camada muscular. É um processo multifatorial, ou seja, precisa de varias coisas para ocorrer. 
Fisic: geralmente associado a pressão alta, [colesterol disponível] alta/[ldl] e alta capacidade oxidativa, associado ao fumo normalmente. Essas características agregadas permitem que eu tenha lesões no endotélio, que facilitam a migração tanto de células quanto de ldl. Uma vez que essa ldl migre, nesse espaço tem acumulo de partículas. Como ldl e macrófagos que vao tentar remover o ldl fazem isso? 
Degradando ldl. Nesse meio tempo tudo esta sendo oxidado, pq tem alto gral oxidativo. Então começa os problemas: os macrófagos tem limites na captação de colesterol, quando nota que está cheio, ele para, mas o receptor de colesterol oxidado não tem limites. Então o colesterol começa a oxidar e os macrofagos continuam englobando até que morrem, e ai célula morta + colesterol oxidado + resto oxidado + células no local para resolver o problema, acssim mais células englobam mais colesterol oxidado e também morrem, gerando mais restos celulares. Fica nesse ciclo até constringir o vaso!
Antes de entupir a artéria, pode acontecer do endotélio não aguentar e arrebentar, expondo a sujeirada toda a circulação sanguínea, e ai acontece a coagulação. Pode entupir uma artéria cardíaca, dar uma volta grande e ir para o cérebro, pulmão. Fora que pode ocorrer o entupimento completo daquela artéria que tava acontecendo o problema. Processo multifatorial
- capacidade oxidativa alta: lesão física levando a células frouxas do endotélio permitindo que ldl entre e tenha a resposta inflamatória.
Então não basta a pressão alta, ou so colesterol alto, enfim, um fator só não vai levar a produção de placa ateroide.
Transporte lipídico em jejum
Degradar o triglicerídeo no tecido adiposo gerando 3acidos graxos + glicerol e estes são jogados na circulação. O glicerol é solvel e o acido graxo não, então vai ser solubilizado pela albumina. A mesma proteína que transporta medicamentos por ali.
Transporta do tecido adiposo para fígado e musculo. E o sistema nervoso? Tem uma membrana que protege o que chega ao endotélio, e albumina + ácidos graxos não passam por tal membrana.
Taglipase: Enzima triacilglicerol lipase: quebra o glicerídeo. Enzima regulada pelo sinal de glucagon+adrenalina, ou seja, controle hormonal.
Perilipina: outra proteína interessante que funciona como capa da gotícula lipídica, cobrindo a gota e impedindo acesso das enzimas, então o mesmo sinal que fosforila e ativa a enzima fosforila essa ptn e arranca ela da superfície da gota porque fica com carga ao ser adicionada de fosfato, liberando o lipídeo para a enzima chegar. Degradar acido graxo em jejum é para produzir energia!
Uma vez que o ac graxo entra na célula, tem que ser posto para dentro da mitocôndria, pois é a que ele vai ser oxidado. Faz sentido pois é la que nadh e fadh2 são usados na cadeia transportadora de elétrons e na síntese de atp. 
Não tem síntese de acido graxo dentro da mitocôndria, assim como não tem degradação fora da mitocôndria. Como entra na membrana? um transportador de acido graxo + carnitina leva esse complexo para dentro da mitocôndria. Ativação de acido graxo + coa (=ACIL COA) = intermediário. Antes de ligar a carnitina gera esse intermediário ativado. Estratégia é gastar energia numa etapa e adicionar o ligante de interesse em outra. Então tem uma etapa na ativação que gasta energia e é controlada, separada da etapa que substitui ligante temporário do definitivo. Ligar coa não e objetivo.o objetivo é ligar a carnitina para transportar para dentro da mitocôndria a molécula acil coa é produzida e liberada no citosol. Esse é o meio da via. 
O acil coa vai passar pela troca dele pela carnitina, que então tem-se a molécula que pode ser transportada, e depois a troca é desfeita e ao fim se tem uma molécula de acil coa dentro da mitocôndria. A carnitina fica circulando, sai sozinha e entra com acil.
Sso acontece na membrana interna da mitocôndria.
Enzima: carnitina acil transferase. Faz a troca da carnitina por acil
Não há gasto energético neste processo.
Produto de degradação de acido graxo: gera energia = nadh e acetil coa e fadh2.
Acido graxo: 16 carbonos; vai quebrando de 2 em 2.
Para cada quebra, gera um acetil coa, um nadh e um fadh2.
A ultima quebra gera dois acetil coa, 1 nadh e 1 fadh2.
- FIM -

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais