Buscar

AD 02 Licitação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD 2- Licitações, Contratos e Convênios
Nome: Cleciane Gomes da Silva 
Matrícula:14113110138
Polo: Campo Grande 
O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) é uma modalidade de licitação pública criada no Brasil para atender às necessidades de contratações para obras destinadas aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e da Copa do Mundo FIFA de 2014, além de obras de infraestrutura aeroportuária em capitais distantes até 350 quilômetros daqueles eventos esportivos. Ao ser criada, o RDC acrescentou uma modalidade a legislação de compras para o Poder Público (as três esferas e os três poderes) em vigor no país para compras do Governo. Foi instituído pela Lei nº 12.462, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de agosto de 201. 
O RDC, como já dito, foi instituído com o propósito de impulsionar e facilitar os projetos referentes à Copa do mundo de 2014 e às Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. De acordo com o Governo federal o Regime Diferenciado de Contratação consiste em um novo regime licitatório, que tem por objetivo tornar as licitações do poder público mais eficientes, promover troca de experiências e tecnologias e incentivar a inovação tecnológica, sem prejudicar a transparência e o acompanhamento do processo licitatório pelos órgãos reguladores. No primeiro momento foi a MP 527/11, de autoria do Poder Executivo, que instituiu o RDC, contudo, posteriormente a MP foi convertida na lei 12462/11, que ampliou o arcabouço de hipóteses de aplicação do regime e prevalece até então. Atualmente , o RDC tem sua aplicabilidade restrita aos contratos e licitações ligados aos grandes eventos citados como pressupostos para sua criação, um adendo importante de se frisar é que em nenhuma das hipóteses em que é possível a aplicação do RDC, há obrigatoriedade de sua utilização pelo ente licitante. Pelo contrário, o RDC é sempre opcional, e sua adoção em detrimento de outros regimes de licitação deve estar prevista no instrumento de convocação do procedimento licitatório.
Um das vantagens do RDC é que em regra as normas da lei 8666/93 não são aplicáveis de forma subsidiária ao RDC, conforme disposição da lei 12.462/11 do RDC resulta no afastamento das normas da lei 8666/93, salvo em hipóteses expressamente previstas na lei, como no que tange às hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação e as regras aplicáveis ao contrato administrativo celebrado entre o ente licitante e o particular. O regime diferenciado de contratação traz uma série de conteúdos inovadores no que tange ao procedimento de contratação e as demais modalidades previstas na lei 8666/93 ou até mesmo a modalidade pregão lei 10.520/02, a maior e mais deles, refere-se à instituição de um modelo integrado de contratação, com o fim de assegurar maior economia de tempo e menor dispêndio de valores aos cofres públicos devido o procedimento licitatório.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_Diferenciado_de_Contrata%C3%A7%C3%B5es_P%C3%BAblicas
https://www.youtube.com/watch?v=ArgrbkYaPZw&t=1566s
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10520.htm

Outros materiais