Buscar

Questões de Química

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - O concreto armado é um compósito formado pela adição de ferro estrutural ao concreto. Este ferro estrutural pode ser reforçado pela adição de fibras curtas, monocristalinas chamadas whiskers.    O whiskers formado de alumina (Al2O3) transfere ao metal dúctil um aumento considerável de sua resistencia na região  elástica do metal. Sobre a alumina (Al2O3) podemos afirmar com correção:
Formada por íons Al 3+ e O 2-.
2 - O amianto, muito empregado na construção civil como fibrocimento, à prova de fogo e de fácil manuseio, tem sido abandonado como matéria prima na construção desde  quando estudos confirmaram os efeitos cancerígenos desse material, sendo responsável principalmente pelo aparecimento de tumores no aparelho respiratório. Seus principais componentes são: óxido de silício IV (SiO2), óxido de magnésio (MgO) e o óxido de alumínio (Al2O3).
Em relação ao composto MgO, analise as afirmativas:
I. A ligação entre o magnésio e o oxigênio é qualificada como ligação iônica.
II. Neste composto os átomos compartilham pares de elétrons.
III. O magnésio "doa" dois elétrons para o oxigênio, fazendo com que os dois elementos se estabilizem eletronicamente.
Dados: Mg (Z = 12); O (Z = 8)
Está correta apenas a alternativa:
I e III
3 - A chuva ácida que cai em certas regiões danifica as estátuas de mármore (CaCO3). Considerando-se que a chuva ácida contenha ácido sulfúrico, a reação que ocorre é:
CaCO3 +       H2SO4      ----->       CaSO4 +      H2O +      CO2.
Se somarmos todos os coeficientes estequiométricos da reação acima, balanceada, obteremos o valor de:
A chuva ácida que cai em certas regiões danifica as estátuas de mármore (CaCO3). Considerando-se que a chuva ácida contenha ácido sulfúrico, a reação que ocorre é:
      CaCO3 +       H2SO4                  CaSO4 +      H2O +      CO2.
5
4 - A gasolina comercial é composta de uma mistura de hidrocarbonetos, que quando queimados produzem uma grande quantidade de energia. A queima (combustão) do isooctano (C8H18), um dos componentes da gasolina, pode ser representada pela equação química não balanceada: 
C8H18    +     O2 ---->    CO2    +    H2O  
Os coeficientes da reação balanceada são:
2 : 25 : 16 : 18
5 - O principal componente do cimentos Portland é o clinquer, sendo a fonte de silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e silicato dicálcico (CaO)2SiO2 , em quantidades iguais. A função desses compostos é trazer acentuada característica de ligante hidráulico conferindo ao material, a resistência mecânica após a hidratação. Supondo que o cimento Portland CP III - Alto Forno, apresenta 35 % de silicatos, determine a massa de cálcio existente em 10 kg desse cimento. Massas atômicas: Ca = 40 u.; O = 16 u.; Si = 28 u.
1750 g de cálcio.
6 - O etileno glicol, substância muito usada como agente anticongelante em motores automotivos, é um álcool e possui 38,7% de C, 9,7% de H e 51,6% de O. A fórmula mínima deste composto é: (Dados: massas atômicas: H = 1 u; C = 12 u; O = 16 u).
CH3O.
7 - O Brasil registrou crescimento na produção de gás natural em novembro de 2016. De acordo com o Boletim de Exploração de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), a produção registrou 111,1 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d), correspondendo a um aumento de 2,40% em relação ao mês anterior. O gás etano é o segundo constituinte mais importante do gás natural, sofrendo combustão, de acordo com a seguinte equação: 
2 C2H6(g) + 7 O2(g) → 4 CO2(g) + 6 H2O(g) 
Assinale a alternativa CORRETA.
A completa combustão de 28 L de etano produz 56 L de gás carbônico.
8 - O vidro comum, presente nas janelas de todas as residências, apresenta em sua formulação o carbonato de sódio. Ele é obtido pela reação do carbonato de cálcio com o cloreto de sódio, representada pela equação: 
2 NaCl + CaCO3 → Na2CO3 + CaCl2 
Considerando um rendimento de 100%,  para uma tonelada de carbonato de cálcio utilizada, qual a quantidade de carbonato de sódio produzido?
1 060 kg.
9 - No equilíbrio 2 HI (g)  <===> H2 (g) + I2 (g)   , encontramos as seguintes concentrações: 10 mol/L de H2 e 0,01 mol/L de I2. Qual é a concentração em mol/L do HI, sabendo que, nas condições de experiência, Kc vale 1 x 10-3  ?
[HI] = 10 mol/L
10 - Em um sistema fechado temos 0,5 mol/L de N2O4 em equilíbrio com 2 mol/L de NO2, segundo a equação:
 N2O4(g)   =   2 NO2(g)
Qual o valor da constante de equilíbrio (Kc) desse equilíbrio, nessas condições?
Kc = 8
11 - A energia gerada sob condições não padrões (ΔE), pode ser calculada utilizando-se a equação de Nernst:
Considerando a equação química abaixo, com as concentrações molares dos íons Zn2+ e Cu2+ , 5 mol/L e 0,05 mol/L, respectivamente, assinale a alternativa que contem a ΔE gerada.
 
Zn(s) + Cu2+(aq) -->  Zn2+(aq) + Cu(s)           ΔE0 = 1,100 V.
ΔE = 1,041 V
12 - "A ferrugem" apresentada pelos automóveis e estruturas metálicas, na nossa cidade, é um processo denominado corrosão. Na presença de ar seco (ausência de umidade), o automóvel praticamente não enferruja. Numa cidade praiana, como o Rio de Janeiro, torna-se necessária a adoção de medidas que minimizem a corrosão. Uma delas é a galvanização, que significa revestir o ferro presente no automóvel com um metal redutor mais forte do que ele. Assinale a opção que apresenta o metal redutor que permite a galvanização do ferro.
(Dado: Fe2+/Fe = - 0,44V) 
Zn2+(aq) + 2e- → Zn(s)    E0 (V) = -0,76
13 - Ao dissociar em água destilada o ácido ortofosfórico (H3PO4), resultam como cátion e ânion:
3 H+(aq) e PO43 –(aq).
Faça o balanceamento da reação química abaixo, e assinale a alternativa que contém, respectivamente, os coeficientes estequiométricos corretos:
H3PO4 + Ba(OH)2   →   Ba3(PO4)2 + H2O  
2, 3, 1, 6.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando