Buscar

Respostas Semanas 1 a 16 Tributário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANO DE AULA 1
1) José Manuel contratou um contador para fazer a sua declaração de imposto de renda. O contador lhe solicitou todos os documentos e informações necessários ...
a) Homologação, nos termos do art. 150, do CTN.
b) Regular, nos termos das Súmulas 436 e 446, do STJ.
PLANO DE AULA 2
1) Diante de ato de autoridade pública supostamente eivado de ilegalidade, CREMILDO BULGAR ...
a) Não, o crédito tributário não está mais suspenso em virtude da liminar ter perdido seus efeitos.
b) Em regra a apelação nesse caso, será recebida apenas no efeito devolutivo o que possibilitará a cobrança do crédito a execução fiscal.
c) Sim, a qual jurisprudência do STJ entende nesse sentido.
 
PLANO DE AULA 3
1) Durante os anos de 1989 a 1994 o Governo Federal, através do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil) ...
R - Assiste razão a Companhia Aérea, nos termos do art. 166, do CTN c/c Súmula 546, do STF. No caso, ficou demonstrado que o ICMS não foi repassado para o consumidor, não há que se falar também em devolução em dobro e prescrição.
 
PLANO DE AULA 4
1) Em 10/05/2010, a fiscalização estadual lavrou auto de infração e notificou a empresa COMÉRCIO DE BRINQUEDOS EDUCATIVOS ABC LTDA ...
a) Não, pois, o tributo foi lançado dentro do prazo de 5 (cinco) anos.
b) Sim, pois, a execução fiscal ocorreu após o prazo de 5 (cinco) anos que o fisco tinha para cobrar o tributo. Em 15 de outubro de 2015 foi o momento da prescrição.
c) Suspensão – art. 151, do CTN c/c art. 2°, § 3°, da LEF;
Interrupção – art. 174, parágrafo único, do CTN c/c art. 8°, § 2°, da LEF.
d) O próprio credito tributário, nos termos do art. 156, V, do CTN.
e) Sim, conforme prescreve o art. 921, § 5°, do CPC
 
PLANO DE AULA 5
1) Em 2013, determinado Município concedeu isenção do ISSQN, por 10 (dez) anos, para as empresas prestadoras de serviços que viessem se instalar naquele território ...
 
a) Isenção onerosa, nos termos do art. 178, do CTN, uma vez que foi concedida por prazo certo e sob condições.
b) Não, entendimento que o contribuinte goza de direito adquirido (Súmula 544, STF).
c) Sim, mandato de segurança com pedido de liminar.
 
PLANO DE AULA 6
1) Em dificuldade para saldar seus débitos, inclusive tributários, a sociedade comercial Irmãos Tavares & Cia. Ltda ...
a) Não, nos termos do art. 185, do CTN, uma vez que a empresa não reservou bens suficiente a satisfação do crédito.
b) Não, a fazenda não é parte interessada para requerer falência, ou seja, não consta no rol de legitimados previstos na Lei 11101/05.
c) Sim, é o entendimento atual do STF.
 
PLANO DE AULA 7
1) João Guimarães é sócio da empresa Imobiliária Irmãos Guimarães Ltda. e recebe uma citação em execução fiscal ...
R - O entendimento atual da jurisprudência é no sentido de que o redirecionamento da execução fiscal para o sócio gerente prescinde do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, previsto no art. 133, do CPC.
 
PLANO DE AULA 8
1) Irmãos Souza & Cia. Ltda., grande atacadista de gêneros alimentícios, foi autuada em novembro/2008 pela fiscalização do ICMS ...
R - É o presidente do conselho que deverá admitir o recurso sem a exigência de qualquer depósito, uma vez que em matéria tributária não se aplica a cláusula solve et repet (Súmula Vinculante 21).
 
PLANO DE AULA 9
1) Em março de 2014, o Estado A instituiu, por meio de decreto, taxa de serviço de segurança devida pelas pessoas jurídicas com sede naquele Estado ...
R - Mandato de segurança com pedido de liminar (art. 5°, LXIX, da CF/88 c/c Lei 12016/09). Fundamento dessa ação seria a inconstitucionalidade formal e material da referida taxa. Houve violação ao princípio da legalidade e ao conteúdo do art. 145, II, da CF/88, segurança pública é um serviço universal e indivisível, nos termos do art. 144, CF/88. Por fim, vale dizer que não foi observado também o princípio da anterioridade.
 
Semana 10
A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu… Resposta: Devera ser proposta a ação de indébito fiscal. Os fundamentos da ação seriam a inconstitucionalidade formal e material da lei, uma vez que o empréstimo compulsório exige lei complementa e não pode incidir sobre fato gerador já existente e deveria também observar o princípio da anterioridade.
 
 
Semana 11
O governo federal, com o objetivo de proteger a indústria nacional fabricante de aço, publicou, em 15 de fevereiro do ano de 2015
A) A majoração da alíquota….(resposta: a)Sim, o II é exceção ao princípio da anterioridade
B) O governo federal…. (resposta b) sim, pois o II também é exceção a anterioridade
C) Neste caso concreto (respostas) A vigente na data do fato gerador.
 
 
Semana 12
Zeta é uma sociedade empresária cujo objeto social é a compra, venda e montagem de peças metálicas utilizadas… Resposta: Mandado de segurança, súmula 166 STJ e 323 do STF.
 
 
Semana 13
O BANCO DO BRASIL S/A promove ação anulatória perante o Município de Goiânia para obter a declaração de nulidade… Resposta: A razão assiste ao município de goiana, pois o entendimento do STJ, com relação a serviços bancários não se trata de analogia, mas sim de interpretação extensiva, da expressão congênere. Ademais os serviços bancários são previstos no item 15 da lista anexa da lei complementar 116/2003.
 
 
Semana 14
Agenor é motorista de táxi e teve seu veículo abalroado por ônibus da Companhia Rio de Lata
a) possui a Companhia o dever de recolher o imposto? (Resposta: a) Sim, em regra a pessoa jurídica é contribuinte de direito, devendo assim reter o Imposto de Renda na fonte.
b) incide imposto de renda sobre todas estas verbas? (Resposta: b) Não, somente sobre os valores que incidem nova renda.
 
 
Semana 15
Determinado proprietário de veículo automotor… Resposta: Ação anulatória não devera ser acolhida, uma vez que a ausência de lei complementar não impede que os estados legislem sobre o IPVA nos termos do artigo 24,§3° da CF c/c o artigo 34 da ADCT.
 
 
Semana 16
João Manuel saiu de casa
a) Há incidência do ITCMD na sucessão provisória?(Resposta:a) Incide o ITD em caso de inventário por morte presumida. Sumula 331 do STF.
b) Há incidência do ITCMD na devolução do patrimônio a João Manuel? (Resposta: b) Depende, como o imposto é estadual deve ser analisada a legislação que rege cada estado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando