Buscar

CASO CLINICO DE FISIOTERAPIA COM INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Com Intervenção da Psicológia 
CASO CLÍNICO
PSICOLÓGIA DA SAÚDE
ARIANA SANDE
FABIULA CHIARA
HIAVANA COSTA
MARCIA LIMA
PRISCILA TINOCO
TAMIRES FONSECA
DISCENTES
4º SEMESTRE
DOCENTE – MILLA MACHADO
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA DURANTE TRATAMENTO FISIOTERÁPICO DE UMA CRIANÇA NUMA CLÍNICA-ESCOLA DE FISIOTERAPIA
O objetivo deste trabalho é relatar o acompanhamento psicológico em uma clínica-escola de fisioterapia, durante as sessões de fisioterapia, de uma criança com 9 anos com diagnóstico de paralisia cerebral e hiperatividade. O encaminhamento foi realizado pelas estagiárias de fisioterapia, as quais relatavam apresentar dificuldades em executar os exercícios fisioterápicos com a criança, ”a criança corre pela clínica toda e apresenta comportamentos de falta de atenção, movimentos bruscos e não atende ao comando verbal.” Após observação dos comportamentos da criança e das estagiárias de fisioterapia, realizadas pela estagiária de psicologia, foram estabelecidas duas prioridades: 1) vinculação da estagiária de psicologia a fim de desenvolver a confiança da criança, e 2) adesão aos exercícios. 
RELATO DE CASO
O trabalho inicial da psicologia foi de identificar os comportamentos-problema da criança, os comportamentos das estagiárias durante as sessões de fisioterapia, e observar o ambiente, discriminando assim quais eram os estímulos que provocavam os comportamentos inadequados e quais eram as variáveis que os mantinham. A equipe de fisioterapia foi orientada e supervisionada pela estagiária de psicologia em utilizar a técnica de aproximação sucessiva seguida de reforços diferenciais, levando ao comportamento adequado. Sendo assim, pode-se compreender os comportamentos da criança e orientar a equipe de fisioterapia como conduzir as atividades.
Conclui-se que estas condutas favoreceram o progresso do tratamento
fisioterápico da criança, ocorrendo modificação na queixa apresentada pelas
estagiárias de fisioterapia, isto é, adesão ao tratamento, e que a intervenção
psicológica e fisioterapêutica em conjunto possibilitaram resultados positivos
para o paciente, como também para os profissionais.
Autores: Maria Beatriz de Oliveira Tassoni
Adriana Said Daher Baptista (O)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
TASSONI, M. ; BAPTISTA, A. Intervenção psicológica durante tratamento fisioterápico de uma criança numa clínica-escola de fisioterapia. Disponível em: http://www.redepsi.com.br/2006/01/25/interven-o-psicol-gica-durante-tratamento-fisioter-pico-de-uma-crian-a-numa-cl-nica-escola-de-fisioterapia/. Acesso em 02 de set. de 2017.3
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando