Buscar

Trabalho Perguntas e Respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de Estudos Disciplinares – ED - TEO
1 - O plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as hipóteses levantadas e suas possíveis respostas. Sendo assim, verifique as alternativas abaixo:
I - para a execução do plano de avaliação o profissional pode administrar uma série de testes ou técnicas projetivas;
II - a entrevista já faz parte do plano de avaliação;
III - deve respeitar a seqüencia das técnicas utilizadas mesmo que o paciente demonstre elevada ansiedade, a ponto de interferir no resultado da técnica;
IV - após a realização da entrevista inicial, não é necessário realizar um rapport antes da administração dos testes ou técnicas projetivas.
Assinale a alternativa correta
Resposta: Alternativa A. Os testes psicológicos muitas vezes são utilizados para avaliar indivíduos em algum ponto crítico ou circunstância significativa da vida. Ainda assim, aos olhos de muitas pessoas, os testes parecem ser provações sobre as quais elas pouco sabem e das quais dependem decisões importantes. A entrevista é feita para abordar questões difíceis de serem analisadas por testes e formulários. Pode ser feita por administradores, supervisores ou profissionais de RH.
2 - Na entrevista devolutiva o psicólogo deve comunicar ao sujeito o resultado da avaliação, bem como, a discussão dos aspectos levantados. É importante que o psicólogo esteja atento a:
I - a situação pode estar permeada de ansiedade, devendo ter consciência disso;
II - deve ser rápido em suas percepções e muito flexível no manejo da situação para manter sua sensibilidade clínica e ser habilidoso em sua comunicação;
III - seus pensamentos, emoções e sentimentos não interferem na entrevista, já que a avaliação está pronta;
IV - o psicólogo deve descobrir a fantasia de ajuda, a expectativa que o entrevistado tem de seu trabalho.
É correto o que se AFIRMA em:
Resposta: Alternativa D. Talvez o maior impacto no resultado de uma avaliação venha de aspectos relacionados à situação que gera a sua demanda (seja ela explícita ou não). Os objetivos que o avaliador estabelece dependem de sua compreensão dessa demanda, que pode ser limitada pelo que ele apreende e pelo que lhe escapa dela. Também, o resultado será influenciado pelo significado que o sujeito atribui à avaliação, que é em parte derivado de suas fantasias sobre a natureza da demanda e sobre as conseqüências ou impacto da avaliação em sua vida. Essas fantasias são influenciadas pelas experiências do sujeito com avaliações passadas e pelo lugar que ele atribui ao avaliador, às pessoas e instituições envolvidas.
3 - Em uma entrevista de triagem, a entrevistada relata à entrevistadora que sua mãe é uma mulher jovem, mas sempre enfrentou dificuldades de relacionamento com sua mãe, porém agora está pior, e, toda vez que conversam surge uma discussão. Em contrapartida, a entrevistadora, também tem uma mãe jovem, entretanto, possui uma relação amigável com sua mãe e orienta e entrevistada que chegando em casa tente conversar com sua mãe, afinal ela é uma pessoa importante para ela. Nesse diálogo, que tipo de fenômeno ocorreu na relação entrevistadora-entrevistada?
I - Ocorreu uma transferência, pois a entrevistada relatou suas dificuldades de relacionamento com a mãe;
II - Ocorreu uma empatia, afinal de contas as duas entrevistada e entrevistadora têm uma mãe jovem;
III - Ocorreu uma transferência, pois a entrevistadora transferiu sua facilidade de relacionamento com a mãe para a entrevistada;
IV - Ocorreu uma contratransferência, pois a entrevistadora orientou a entrevistada levando em conta a sua própria relação com a mãe.
Assinale a alternativa correta 
Resposta:	Alternativa	E. Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta no decorrer de uma analise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstancias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientes. Tal como os pacientes tem transferência, os terapeutas e analistas tem contratransferência, já que todo relacionamento atual é uma nova edição de antigos relacionamentos e este aspecto será igualmente valido para o analista. 
4 - No enquadre da entrevista, o entrevistador deve respeitar os seguintes critérios:
I - o horário e o limite na extensão da entrevista devem ser respeitados;
II - para minimizar certo constrangimento, o entrevistador deve fornecer algumas opiniões pessoais, com intuito de favorecer o relacionamento interpessoal;
III - as perguntas devem ser diretas e sem subterfúgios, sem segundas intenções;
IV - o silêncio do entrevistado pode fornecer importantes informações durante a entrevista.
Assinale a alternativa correta
Resposta: Alternativa E. O entrevistador deve ter um conhecimento prévio do currículo do entrevistado, do perfil do cargo, deve fazer uma sondagem sobre as informações que o candidato tem a respeito da empresa, e destacar os aspectos mais significativos do examinando em relação à vaga pleiteada, etc.O horário e o limite na extensão da entrevista devem ser respeitados; (para não causar um desconforto no entrevistado. As perguntas devem ser diretas e sem subterfúgios, sem segundas intenções; (o entrevistador deve ser preciso, buscando em suas perguntas aquilo que deseja sem rodeios). O silêncio do entrevistado pode fornecer importantes informações durante a entrevista; (As pausas e silêncios são, quase sempre, embaraçosos para o entrevistador. Nesses momentos, possivelmente, o entrevistado está revivendo experiências que não consegue expressar verbalmente).
5- A entrevista clínica, também chamada por Alfred Benjamin de entrevista de ajuda ou aconselhamento, tem como objetivo principal auxiliar o cliente, ele está no centro, deve ser o foco da atenção do profissional. Desta forma:
I - o psicólogo deve ter o desejo de ajudar para que seja estabelecido o vínculo e uma relação de respeito e confiança;
II - a sala deve ser confortável, não deve ser ameaçadora, nem barulhenta, não devem ocorrer interrupções, pessoas entrando na sala, nem chamadas telefônicas;
III - o psicólogo deve anotar a entrevista, inclusive fichas de outros pacientes podem ficar expostas, não se preocupando em esclarecer para o cliente;
IV - o instrumento de trabalho do entrevistador são suas fichas e anotações, por isto deve fazer anotações precisas do discurso do entrevistado.
Indique a alternativa correta
Resposta: Alternativa C. o psicólogo deve ter o desejo de ajudar para que seja estabelecido o vínculo e uma relação de respeito e confiança; (assim aquele paciente sentira um conforto para retornar a entrevista psicológica). a sala deve ser confortável, não deve ser ameaçadora, nem barulhenta, não devem ocorrer interrupções, pessoas entrando na sala, nem chamadas telefônicas;( ocorrendo interrupções o paciente se sente preocupado a ponto de não retornar, porque um ambiente de entrevista deve ser calmo, para que o entrevistado se sinta confortável).
6 - A entrevista de anamnese tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história do desenvolvimento do sujeito, principalmente na infância. Deve obter as seguintes informações:
I - dados sobre a condição do nascimento;
II - informações sobre os antecedentes familiares não são necessários;
III - queixa ou motivo da consulta;
IV - questões relacionadas ao desenvolvimento psicomotor não são relevantes.
Indique a alternativa correta
Resposta: Alternativa B. ANAMNESE: tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da historia de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância. O processo de avaliação psicológica pode envolver diferentes procedimentos, incluindo vários tipos de entrevistas. Essas entrevistas têm por objetivo especifico de ajudar o sujeito a compreender a situação, a explorar a sua repercussão no plano afetivo e relacional e a tomar decisões específicas quanto aos elementos estressores da vida.
7 - Marcos é gerente de uma concessionária e o negócio encontra-se em ampla expansão, necessitando
de vendedores competentes para sua filial. A psicóloga da empresa realizará as entrevistas de seleção. Como será seu procedimento?
I - antecipadamente preparar um roteiro de perguntas;
II - verificar a experiência dos candidatos através da análise do currículo;
III - deve ter clareza dos objetivos do cargo: vendedores de automóveis;
IV - realizar uma análise do cargo, atividades e habilidades necessárias para posterior realização do roteiro de entrevistas.
Assinale a alternativa correta
Resposta: Alternativa D. Verificar a experiência dos candidatos através da análise do currículo; Deve ter clareza dos objetivos do cargo: vendedores de automóveis; Realizar uma análise do cargo, atividades e habilidades necessárias para posterior realização do roteiro de entrevistas. “De uma maneira geral, para sair-se bem na dinâmica de grupo é necessário manter a calma. Ficar nervoso durante o processo não vai adiantar nada e só vai prejudicar. É necessário que o candidato tenha jogo de cintura para lidar com imprevistos e saber improvisar, saber ouvir e principalmente saber se colocar, expor e defender suas idéias”
8 - A professora solicita a avaliação da psicóloga da escola, para seu aluno de 08 anos por tratar-sede uma criança agressiva, evidenciando dificuldades de aprendizagem e relacionamento na escola. A psicóloga deve:
I - primeiramente chamar os pais e verificar se eles têm conhecimento sobre o assunto e realizar a entrevista;
II - realizar uma entrevista com os pais e a professora em conjunto proporcionando um entendimento mais claro sobre o caso;
III- pedir que a professora preencha uma folha de encaminhamento realize uma entrevista com a professora e, posteriormente, uma entrevista com os pais;
IV - realizar um psicodiagóstico com entrevistas, testes, técnicas projetivas e, havendo necessidade encaminhar a criança para psicoterapia infantil.
Assinale a alternativa incorreta
Resposta: Alternativa E. Iniciando o diagnóstico, o médico procura observar o comportamento social da criança, suas atividades na escola e no lar, as influências do meio em sua conduta. Fazem-se também exames para verificar se existe alguma doença no sistema nervoso central que exija tratamento. Alguns testes podem esclarecer problemas ligados à aprendizagem, envolvendo a percepção e a linguagem. Trabalhar com essas crianças é estar constantemente em conflito, é sentir-se desafiado a compreender e identificar os comportamentos presentes no cotidiano da sala de aula e, acima de tudo, a identificar os fatores que interferem durante o processo de alfabetização em crianças com inteligência “normal”, mas que evidenciam sistematicamente problemas de aprendizagem na leitura e na escrita.
9 - A entrevista de triagem desencadeia um processo cuja evolução pode ser observada em algumas fases. Na fase inicial, a principal função do entrevistador é:
I - estabelecer um rapport rápido e claro, explicando ao entrevistado os objetivos do encontro;
II - coletar dados como nome, idade, profissão, escolaridade;
III - não precisa estar atento às ansiedades e fantasias, pois elas surgirão de maneira mais enfática na fase de maior aprofundamento da entrevista;
IV - esclarecer sobre os objetivos, duração e horário da entrevista.
Assinale a alternativa incorreta
Resposta: Alternativa D. Não precisa estar atento às ansiedades e fantasias, pois elas surgirão de maneira mais enfática na fase de maior aprofundamento da entrevista; Entrevistador e entrevistado formam um grupo, ou seja, um conjunto ou uma totalidade, na qual os integrantes estão inter-relacionados e em que a conduta de ambos é interdependente. Diferencia-se de outros grupos pelo fato de que um de seus integrantes assume um papel específico e tende a cumprir determinados objetivos.
10 - S. 25 anos, procura a Clínica Psicológica da UNIP e logo no início da entrevista de triagem, relata que o motivo pelo qual veio procurar ajuda é porque se encontra triste e angustiada. Em seguida, chora e verbaliza: "tenho um sentimento que tudo dá errado em minha vida, sempre senti isto, mas nunca vim desabafar". Desta forma, o entrevistador deve:
I - atentar-se para sua história atual, a fim de esclarecer seus sintomas e as circunstâncias que surgiram;
II - deve ficar atento à ordem em que são relatados os acontecimentos, lembranças, interesses e preocupações;
III - S. encontra-se bem vestida e acompanhada do marido (observação da recepção) não precisando esclarecer na entrevista este aspecto de sua vida;
IV - alega que sempre se sentiu triste desde a infância, era uma criança chorona.
Assinale a alternativa incorreta
Resposta: Alternativa C. Encontra-se bem vestida e acompanhada do marido (observação da recepção) não precisando esclarecer na entrevista este aspecto de sua vida; É necessário que o entrevistado seja claro e verdadeiro em tudo que esta sentindo para que o entrevistador consiga melhor entender sua situação a ponto de ajudá-lo melhor.
11 - Segundo Alfred Benjamin (2004), a entrevista compõe alguns estágios. São eles:
I - abertura ou colocação do problema;
II - na fase de encerramento da entrevista, o entrevistado pode e deve trazer algum material novo que lhe deixe angustiado;
III - a segunda fase da entrevista corresponde à fase de desenvolvimento ou exploração;
IV - uma vez que o entrevistador já esclareceu a duração da entrevista para o entrevistado não precisa preocupar-se mais com este aspecto.
Assinale a alternativa correta
Resposta: Alternativa E. Abertura ou colocação do problema; Na fase de encerramento da entrevista, o entrevistado pode e deve trazer algum material novo que lhe deixe angustiado; De acordo com Benjamin, a lição mais importante que se deve saber sobre a entrevista de ajuda, é que nela não existe ninguém a não ser o entrevistado e o entrevistador e que nada naquele momento é mais importante, devendo este último ter consciência do que verdadeiramente está levando de si para a entrevista. O que, de si mesmo, pode ajudar, bloquear ou afetar o entrevistado de um modo ou outro. O entrevistador deve, principalmente, sentir dentro de si mesmo que deseja ajudar tanto quanto possível o entrevistado.
12 - A psicóloga trabalha numa clínica de saúde e realizará uma entrevista de triagem com uma adolescente de 14 anos. O adolescente menciona que veio à clínica pelo fato de suas notas escolares serem inferiores à média esperada. Durante a entrevista, a psicóloga percebe que o adolescente é inteligente, com um discurso coerente e organizado. Sendo assim, a psicóloga NÃO deve: Resposta: Alternativa D. Nem sempre ir mal na escola diz respeito à vagabundagem. Mas para ter certeza do que está havendo, converse com o filho e tente descobrir o que está ocorrendo, visto que uma conversa pode esclarecer muita coisa. Caso não esclareça, se aproxime de seu filho, se mostre disponível a ouvi-lo, vá tecendo novos pensamentos com o filho, mostrando novas situações, até resolver a situação.
13 - O laudo psicológico, como conclusão de um procedimento específico, deve ser apresentado de maneira escrita, com precisão, clareza e objetividade. Quais as razões para ser elaborado um laudo psicológico?
I - deve apresentar um retrato do momento;
II - mencionar uma análise de perspectivas para as dificuldades apresentadas;
III - uma compreensão da história do indivíduo, enfocando principalmente seu passado;
IV - só é necessário apresentar uma conclusão do laudo.
É correto o que se AFIRMA em:
Resposta: Alternativa A. A palavra laudo é originária do idioma latino, do genitivo laud-is e significa originalmente mérito, valor, glória. É um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliação psicológica tendo como objetivo apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, para subsidiar ações, decisões ou encaminhamentos. Portanto, diferencia-se do Relatório Psicológico por ter como objetivo subsidiar uma tomada de decisão, por realizar uma extensa pesquisa cujas observações e dados colhidos deverão
ser relacionados às questões e situações levantadas pela decisão a ser tomada.
14 - O termo avaliação psicológica tem sido utilizado no lugar de psicodiagnóstico, por ser mais abrangente e envolver o procedimento em diferentes campos de atuação. O resultado final deste processo é designado como laudo psicológico. Este laudo NÃO deve apresentar:
 Resposta: Alternativa B. A produção de documentos psicológicos está no rol de atribuições dos psicólogos, sendo o laudo um desses documentos. O laudo psicológico é um instrumento freqüentemente usado como forma sistemática de comunicar os resultados de um processo avaliativo, e pode ser útil aos profissionais de diversas áreas para ajudar na tomada de decisão e/ ou realização de encaminhamentos. Uma vez que as conclusões nele apresentadas podem contribuir para o planejamento de intervenções eficazes, a produção do laudo tem sido considerada uma das expressões da competência do psicólogo. Entretanto, a falta de zelo na guarda desses documentos e/ou de rigor em sua elaboração tem gerado debates e denúncias contra psicólogos. Avaliar a qualidade dos laudos, portanto, são fundamentais para aprimorar a atuação do psicólogo, sendo necessários levantamentos sistemáticos para identificar quais são, especificamente, as falhas cometidas.
15 - O Conselho Federal de Psicologia resolve instituir o Manual de Elaboração de Documentos Escritos. Com este documento, o Conselho pretende orientar os profissionais:
I - na maneira como devem relatar seus documentos;
II- não precisa se preocupar com questões éticas;
III - é suficiente numa avaliação psicológica as entrevistas e observações;
IV - a avaliação deverá ser guardada por 05 anos.
É correto o que se AFIRMA em:
Resposta: Alternativa E. O Manual foi organizado a partir das dúvidas, problemas e questões suscitados pela prática profissional, ou seja, estão aqui contemplados os assuntos de maior interesse, manifestado nas consultas recebidas pela Comissão de Orientação e Fiscalização, assim como aqueles que comparecem como problemas mais recorrentes e identificados por meio da Comissão de Ética. A partir deste critério de escolha dos focos a serem abordados, selecionou-se igualmente as principais informações contidas nas diferentes Resoluções elaboradas pela CFP, principalmente, o Código de Ética, indicando-as como referências privilegiadas para que o exercício profissional possa ser bem conduzido de forma técnica e ética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais