Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		João Carlos foi contratado em 07/05/2014 pela empresa Construção Ltda para exercer as funções de auxiliar administrativo, por um período de 90 (noventa) dias, ocorre que neste período as avaliações de João Carlos foram negativas, e com isto decidiu-se não efetivá-lo na empresa, comunicando-o em 06/08/2014 e efetuando o pagamento da rescisão contratual logo em seguida. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	O contrato inicialmente era de experiência, passando para prazo indeterminado, pois ultrapassou o tempo legal, não sendo cabível o pagamento do aviso prévio indenizado;
	
	
	O contrato inicialmente era de experiência, passando para prazo determinado, pois ultrapassou o tempo legal, sendo cabível o pagamento do aviso prévio indenizado;
	
	 
	O contrato inicialmente era de experiência, passando para prazo indeterminado, pois ultrapassou o tempo legal, sendo cabível o pagamento do aviso prévio indenizado;
	
	
	O contrato inicialmente era determinado, passando para prazo indeterminado, pois ultrapassou o tempo legal, não sendo cabível o pagamento do aviso prévio indenizado sindicato;
	
	 
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	
	
		2.
		O prazo prescricional para ajuizamento de ação judicial, após a extinção do contrato de trabalho, para pleitear créditos resultantes das relações de trabalho para os trabalhadores é de:
	
	
	
	
	 
	dois anos.
	
	
	três anos.
	
	
	cinco anos.
	
	
	seis meses.
	
	
	um ano.
	
	
	
		3.
		Caso o empregado possua estabilidade, ainda que provisória, não poderá ser dispensado sem justa causa. Diante da afirmação analise os casos listados a seguir e assinale a que contempla situação de empregado que possui a referida garantia no emprego.
	
	
	
	
	
	O empregado de uma empresa que foi nomeado delegado sindical
	
	 
	O empregado eleito a dirigente sindical suplente
	
	
	O empregado que sofreu acidente em sua folga e não recebeu benefício previdenciário.
	
	 
	O empregado que foi nomeado presidente da CIPA pela empresa
	
	
	O empregado que retorna após afastamento pelo INSS no qual recebeu benefício de auxílio doença.
	
	
	
		4.
		Um empregado foi vítima de reconhecida doença profissional, afastando-se pelo INSS durante cinco meses para tratamento, recebendo, nesse período, o benefício de auxílio-doença no código B-91. Após obter alta médica, voltou ao trabalho e foi dispensado sem justa causa na semana seguinte ao seu retorno. Diante da situação retratada assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	
	Errado o empregador, porque, nesse caso, a dispensa sem justa causa teria de ser autorizada pela Justiça.
	
	
	Não há impedimento à dispensa sem justa causa no caso em exame, pois isso é um direito do empregador.
	
	
	Não há lei que discipline essa situação, daí porque o empregador tem liberdade para fazer o que deseja
	
	
	Correto o empregador, inexistindo estabilidade na hipótese, já que não se trata de acidente do trabalho.
	
	 
	Errado o empregador, pois o empregado teria estabilidade por doze meses após o retorno.
	
	
	
		5.
		A Constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XXXIII considera menor o trabalhador de 16 (dezesseis) a 18 (dezoito) anos de idade.Assinale a opção CORRETA.O empregado de 16 anos, subtraiu bem da empresa:
	
	
	
	
	
	Não há justa causa, porque menor é relativamente incapaz;
	
	
	Não há justa causa, por se tratar de empregado menor;
	
	
	Há suspensão,e o empregado é encaminhado ao Juizado de Menores;
	
	 
	Há justa causa.
	
	
	Não há justa causa, porque menor é penalmente inimputável(Não pode ser punido);
	
	
	
		6.
		Um empregado teve seu contrato de trabalho extinto em virtude do fechamento de uma das filiais da empresa por motivo de força maior. Nesse caso, o empregado
	
	
	
	
	
	poderá movimentar a conta vinculada do FGTS, mas não terá direito a qualquer indenização.
	
	
	não poderá movimentar a conta vinculada do FGTS nem terá direito a qualquer indenização, porque não houve dispensa sem justa causa.
	
	
	poderá movimentar a conta vinculada do FGTS e terá direito à multa indenizatória de 40% sobre todos os depósitos realizados durante a existência do contrato, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.
	
	
	poderá movimentar a conta vinculada do FGTS e terá direito à multa indenizatória de 30% sobre todos os depósitos realizados durante a existência do contrato, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.
	
	 
	poderá movimentar a conta vinculada do FGTS e terá direito à multa indenizatória de 20% sobre todos os depósitos realizados durante a existência do contrato, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.
	
	
	
		7.
		Com fundamento na legislação aplicável ao FGTS, a conta vinculada do trabalhador NÃO poderá ser movimentada na hipótese de:
	
	
	
	
	 
	pedido de demissão.
	
	
	dispensa indireta.
	
	
	culpa recíproca.
	
	
	aposentadoria concedida pela Previdência Social.
	
	
	falecimento do trabalhador.
	
	
	
		8.
		Marcos é empregado da empresa Sorria Ltda. há aproximadamente quatro anos. Há três meses o empregador não efetua o pagamento do salário, nem deposita do FGTS e recolhimentos previdenciários. O empregado foi conversar com o empregador que afirmou que tal situação é decorrente da forte crise financeira que assola o país. Marcos esta inconformado porque atrasou todas as suas despesas pessoais e não mais deseja permanecer trabalhando para o empregador sem receber salários. Sabendo-se que o contrato de trabalho possui obrigações e o empregador esta descumprindo com a ausência de pagamento de salários e analisando a situação concreta esclareça e marque a opção que possibilita a rescisão do contrato de trabalho com o recebimento das verbas trabalhistas.
	
	
	
	
	
	Justa Causa do Empregado
	
	 
	Justa Causa do Empregador
	
	
	Força Maior
	
	
	Pedido de Demissão
	
	
	Culpa recíproca

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando