Buscar

revisão para prova de penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

furto e principio da insignificancia(jurispridencia, lei, diz nada, CF tbm n diz nada ) n cai na prova.
como responder as dissertativas: 
o que a lei diz, o que a CF diz , o que a doutrina (inspirada num alemão a insignificancia é o primeiro e unico) fala, o que a jurisprudencia fala sobre esse tema 
precedente da insignificancia criado em 2004, criou vetores, vetores são vetores que deverão ser conhecidos.
1) feminicidio (como ele se configura, alcance da qualificadora visa proteger quem, ) 
2)homicidio funcional (como se caracteriza um homicidio funcional) 
3)induzir, auxiliar ou participar do homicidio, acontecendo morte ou lesão corporal grave o resultado , toda atividade principal no suicidio é homicidio, eu entrego a arma auxilio e dou um tiro homicidio
4)Infanticidio: mãe em estado perperal e pede ao pai o filho o pai n sabendo do estado perperal alcança o filho e mãe mata, o pai responde por art 29 e 30 do CP, o pai pode participar do infanticidio 
5) aborto: (exceção pra teoria monista, se eu tenho um crime de homicidio e eu emprestei a arma eu respondo por homicidio, mas o aborto quebra a logica, 124 a 128 um crime pra cada pessoa,) 
a) STF decidiu o feto com anencefalia entendendo que é possivel o aborto. 
b)STF julgado nov 2016 julgou num caso até os 3 meses de gravidez como n ha funcionamento do sistema nervoso central é possivel admitido o aborto.
*graus de lesões corporal (grave gravissima).
6)crime contra a honra (qual o enquadramento legal do crime e pq, calunia diflamação e injuria, vem um caso concreto pra responder).
7) sequestro e carcere privado, preciso o minimo temporal pra se adminitri os dois crimes consumados, conta com a privação da liberdade da pessoa.a lei n diz, a doutrina n diz tempo determinado, a doutrina e a juris vão jogar em horas ou dias, definidor é enquanto estivemos na fase do transporte/ manejo, admiti-se a tentativa.enquato tiver se preparando pra tirar a liberdade da pessoa, é possivel que qualquer abordagem se da um crime tentado, passou a fase do manejo e tranporte quanto mais eu quero esconder a pessoa, passada essa fase consumação.
8)crime de furto, duas discussões furto privilegiado art 155 parg. 2, só aplica pelo magitrado diante de pessoa primaria(aquele q n é reincidente(transitado em julgado )) e a coisa de grande valor (a dou e a juris variam e vinculam o pequeno valor da coisa até um salario minimo).
9)consumação do furto, historicamente baseada nas teorias q informavam a posse a consumação da posse, na decada passada os tribunais viram q existia dificuldade juridica pra a consumação do furto, o toque da coisa pra consumar, a iversão da posse para considerar consumada, alem do toque e da inversão uma troca de ambiete (posse mansa e pacidica), alem do toque inversão e mudança de ambiente, a tranquilidade fora de qualquer risco consumado. até o inicio da decada passada os tribu eram tranquilos que a teoria que fazia a consumação é a inversão mais a posse mansa e passifica. só a inversão da posse, conforme julgado do Tribunal de justiça do RS.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais