Buscar

Trabalho Desafio Profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação à Distância - Polo de Barueri
Curso de Pedagogia
Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Andréa Aparecida Araújo dos Santos - RA:5221800457
Daniella do Valle Dias Ribeiro - RA: 5327600943
Jaqueline Guedes dos Santos Soares - RA:5250315648
Jaqueline Silva de Assis - RA:5321573707
Samara Akemi Yoneya Frias - RA:5339635042
AS NOVAS PROPOSTAS PEDAGOGICAS PARA O ENSINO MÉDIO.
TEMA: “CONSTRUINDO O MEU PROJETO DE VIDA”
Tutora Eletrônica: Keicielly Soares
Tutora de Sala: Angela Franco
Barueri
18-05-2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................... 3
2 JUSTIFICATIVA........................................................................................ 4
3 OBJETIVOS...............................................................................................5
4 METODOLOGIA.........................................................................................6
5 CRONOGRAMA.........................................................................................7
6 AVALIAÇÃO.............................................................................................. 8 e 9
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................10
INTRODUÇÃO
“Grandes descobertas e progressos invariavelmente envolvem a cooperação de várias mentes." – Alexander Graham Bell
Nosso Projeto tem o objetivo, apresentar o Colégio Futuro e suas transformações em prol de uma qualidade melhor de ensino voltado para o futuro pessoal e profissional de seus alunos. Trata-se de uma escola de olho no futuro de seus educandos. 
O Colégio Futuro é um colégio público, de ensino médio e período integral, em seu entorno têm comércios, residências e praça.
 O Colégio Futuro atende alunos do Ensino Médio em uma estrutura aconchegante. Nessa área além das vinte salas de aula, a estrutura do Colégio oferece: Auditório,Quadra Esportiva; Biblioteca; Cantina; Laboratório de Ciências; Sala de Arte; Sala de Jogos; Sala de Informática e Refeitório. As dependências do colégio conta também com elevadores adaptados para cadeirantes. Não possui escadas,somente rampas para facilitar o acesso de todos os alunos. Possui dez banheiros masculinos ,dez banheiros femininos, quatro banheiros pra cadeirantes e quatro banheiros para professores e funcionários da secretaria.
 O Sistema de Ensino Futuro , é uma marca de educação que, transformou-se em modelo de Colégio, devido ao seu grande crescimento e os resultados nos vestibulares. Utilizando metodologia pedagógica e material didático como: livros didáticos, apostilas.O colégio também oferece material escolar cedido pela prefeitura como: caderno, lápis, borracha, mochila e uniforme para os alunos. 
O Corpo docente do ensino médio é composto por um quadro de cem professores, totalizando um média de trinta alunos por professor. Este trabalho está garantindo sua introdução dentro das dimensões da atualidade, com os olhos no futuro e o compromisso de formar o educando de modo integral, numa visão totalizada, levando em conta a atribuição do novo sentido do saber e do conhecimento, numa aparência não compartimentada, mas multidisciplinar. 
 O Corpo discente do ensino médio, é composto por alunos de todas as classes sociais sem nenhum tipo de preconceitos. O ensino de qualidade é ofertado a todos os alunos que frequentam o Colégio Futuro. Os alunos estudam em período integral. Aos sábados o colégio tem aulas de reforço para alunos com dificuldades e acompanhamento psicológico. O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, por isso, o jovem deve, mais do que exercer domínios sobre os conteúdos, aprender a relacionar-se com o conhecimento de maneira ativa, mas também a pensar no futuro.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Pedagógico que iremos apresentar , tem como objetivo despertar no adolescente a responsabilidade de seu próprio futuro;pelas escolhas que irão fazer que começam no Hoje. Fazer com que reflitam sobre como organizar seu tempo e até mesmo sobre questões psicológicas envolvidas,nesse contexto falaremos sobre o papel da família , interesses pessoais ,entre outros assuntos.
Geralmente no Sistema Educacional apenas no Ensino Médio é que os adolescentes começam a refletir sobre uma carreira , ou em seus objetivos futuros.Quando já é hora de prestarem vestibular e terem uma escolha definitiva.
E isso pode levar o indivíduo a fazer uma escolha menos amadurecida , com futuras frustrações. Por isso dar a oportunidade do aluno ter contato com esse tema e dar a eles a chance de discutir nem grupo com os colegas e com acompanhamento de uma psicológa é essencial para que esses adolescentes possam efetivamente e assertivamente,construir seu caminho profissional e pessoal.
Além disso sabendo mais do que gostam de fazer,tornará o estudo mais agradável e motivável.
3. OBJETIVOS
 3.1 OBJETIVO GERAL O objetivo do nosso projeto: - Orientar os alunos a tomarem uma decisão mais autônoma e consciente em relação a escolha da profissão. - Considerar fatores sociais e pessoais adequando-se ao momento atual que vivem os adolescentes. - Construir um projeto de vida com maior responsabilidade individual, especialmente no que diz respeito aos estudos e a preparação para o vestibular.
 3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO - Incentivar os alunos para a análise da importância do autoconhecimento e auxiliar na decisão profissional. - Priorizar o papel da escola como formador social na preparação do aluno para a escolha da sua profissão. - Reconhecer a importância da Orientação Profissional e sua abordagem. - Atuar na realidade escolar a partir de planejamentos organizados voltados aos alunos a fim desenvolver suas competências e habilidades. 
“Para um adolescente, definir o futuro não é somente definir o que fazer, mas fundamentalmente, definir quem vai ser e, ao mesmo tempo, definir quem não ser.” 
 Rodolfo Bohoslavsky
4. METODOLOGIAS
 Os encontros serão desenvolvidos e idealizados por etapas, com a frequência de duas sessões mensais ,totalizando Vinte e um ao final do ano letivo. Cada encontro terá a duração de uma hora e meia ,e serão realizadas no Auditório, em horário de aula regular com todos os alunos de cada classe, juntamente com a supervisão de professores e psicóloga.
 4.1. No primeiro encontro com a Professora de História e a Coordenadora Pedagógica, ocorrerá a apresentação dos participantes e iniciaremos o debate falando sobre o Presente e o Futuro.
 4.2. No segundo encontro com a Professora de Língua Portuguesa, falaremos sobre o momento atual dos jovens no ciclo da vida, como: transformações na adolescência e conversaremos sobre perdas e ganhos que ocorrem durante 
Crescimento e de Independência.
 4.3.No terceiro grupo com a Professor de Filosofia e Sociologia, iremos exercitar com os jovens o momento presente e o momento futuro. Organizar uma dinâmica e solicitar aos jovens que imaginem um personagem de sua idade, e num segundo momento, esse personagem daqui a dez anos. Como estaria dez anos depois a sua vida profissional e pessoal? O objetivo será aproximar os jovens adolescentes a reflexão de que a decisão tomada hoje, irá refletir em seu futuro. 
Propor uma análise do que estão fazendo e se é suficiente para os objetivos de vida que almejam alcançar futuramente.
 4.4. No encontro seguinte com a Professora de Artes e a Professora de Matemática, refletiremos sobre os valores, crenças que muitas vezes estão relacionadas a forma de como vemos o mundo a nossa volta, mostrar aos alunos que nossas escolhas são individuais e que precisamos nos conhecer bem para
saber quais são os valores que sustentam nossos interesses.												
5. CRONOGRAMA
	
6. AVALIAÇÂO
 O desafio apresentado neste período baseia-se em uma proposta pedagógica para o ensino médio; pensando nos obstáculos que os jovens enfrentarão ao concluírem o Ensino Médio, muitos, sem conseguir ainda organizar suas ideias, não se sentem preparados para enfrentarem os desafios do futuro.
  Será feito testes pedagógicas durante alguns períodos.
Atividades pedagógicas, distribuídas nos bimestres letivos. A avaliação será feita em forma de atividade para os alunos.
6.1- 1º Teste: Palestra motivacional de orientação vocacional  
 
 Tarefa / atividade: Os professores escolherão um dia apropriado para aplicar a palestra aos alunos do terceiro ano do ensino médio.
1.Serão convidados psicólogos vocacionais; profissionais da área de recursos humanos e conselheiros vocacionais.
2.Logo após a palestra, os alunos deverão apresentar um resumo sobre os principais assuntos abordados no decorrer da palestra.
3.Discutir sobre os vários assuntos entre a classe.
 
Avaliação:  observar o comportamento e interação – participação,
Ajudar os alunos a se preparar para uma escolha profissional coerente.
 
6.2 - 2º Teste: Produção de texto / Resumo
 
1. Pedir para os alunos fazer um resumo
2. Poderão escolher por um dos dois temas: Informação ocupacional para uma escola consciente ou A adolescência e a dificuldade individual da escolha profissional.
 
Avaliação: A insatisfação referente as técnicas que são mais utilizadas em orientação profissional, as quais não atendiam a vários aspectos emocionais, pressões grupais e falta de informação ocupacional.
 
6.3 - 3º Teste: Pesquisas sobre vários tipos de profissões
 
1. Pedir que os alunos se dividam em quatro equipes e realizem pesquisas
relacionando a profissão antiga.
 
2. Logo após as respostas dos alunos, o professor solicitará que um deles leia em alta voz para o restante da turma, quais as profissões que o grupo escolheu
3.Em seguida fazer uma roda de conversa sobre o crescimento das profissões citadas, desde a era de 1900 até os dias de hoje.
·Citar cinco ou mais das principais antigas profissões reconhecidas   no período de 1900 a 1920.
Exemplos: Marceneiro, Lavrador; Serralheiro, Professor, Escrivães, Fotógrafo
·Citar profissões geradas na era da industrialização (capitalismo) no Brasil no período de 1930 – 1950.
Exemplos: Operários em indústria, Engenheiros, Advogados,
Administrador, Comerciante, Vendedor, Farmacêutico, Médicos.
 
Citar cinco Profissões surgidas ou que se despontaram no decorrer do  
Período de 1960 a 1980/90.
Exemplos: Professor, Advogado, Engenheiro Civil, Médicos, Empresários,
Artistas na área cultural.
Citar cinco Profissões atuais despontadas ou evidenciadas no século XXI na Era 2000. 
Exemplos: Telecomunicação; Jornalistas, Repórter, Publicidade, Tecnologia,
Computação, Arquitetura, Design, Urbanismo, Engenheiro Ambiental, Nutricionista, Esteticista, Esportista e Atleta Profissional.
 
Avaliação: 
Levar em conta o entusiasmo  e  motivação  entre  os  grupos.  Trabalho entre pessoas e habilidades diferentes, Participação e interatividade.
 No final da avaliação:
 O jovem  é levado  a  sintetizar, organizar  as  suas  informações  e  conhecimentos  adquiridos no  processo deorientação  para  que  possa escolher  o  seu  caminho profissional.
O adolescente  é orientado  a  fazer  escolhas  que  priorizam  o futuro,
que  trazem  como  valor  essencial  o  prazer  e  o  bem-estar. 
Nosso interesse com esta investigação está na compreensão desse processo de escolhas, na   perspectiva dos próprios   protagonistas: os adolescentes.
Por esse motivo, priorizou a desenvolver as atividades que pudessem motivar os jovens.
Refletindo sobre a escolha de suas profissões em um futuro que estar próximo. 
Por fim, fica em destaque a contribuição da escola na formação social do cidadão, e na formação de um pensamento mais sólido nas escolhas que atenderá aos seus anseios na realização profissional
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KRUKI, Mary Leila M. O. Desafio Profissional de Licenciaturas: Matemática, Letras, Geografia, História e Pedagogia [online]. Campo Grande, 2015, p. 1-9. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 05 de 2017
ARANHA, Maria L.de A. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. 
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília. MEC/SED, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 18 set. 2015. 
CINTRA, Josiane C. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011. 
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf>. Acesso em: 28 set. 2015. 
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 
MORAN, José Manuel Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012. (PLT338) 
MOREIRA, Antônio F. B.; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SITES CONSULTADOS
http://www.fundacaolemann.org.br/wp // acesso em 05 de 2017
Contente/uploads/2015/06/pesquisa projeto de vida apresentação .pdf // acesso em 05 de 2017
https://youtu.be/rBGYLZILPvc // acesso em 05 de 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais