A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 03 GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA REVERSA

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 03 - GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA REVERSA
Questão 1/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
No planejamento estratégico de uma cadeia de suprimentos há 03 grandes áreas de decisão , quais são elas:
Marque a alternativa correta.
	
	A
	Transporte, estoques e localização das instalações.
	
	B
	Estratégico, tático e operacional.
	
	C
	Transporte, tático e operacional.
	
	D
	Estoques, localização das instalações e operacional.
	
	E
	Localização, estoques e operacional
Questão 2/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
VANTAGEM COMPETITIVA, ou diferencial competitivo, para um dado segmento de mercado, é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua oferta tem algo - a vantagem competitiva - que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta dos concorrentes.
Você, com certeza já ouviu falar que "isto" ou "aquilo" é uma vantagem competitiva. Marque nas alternativas abaixo, quais podem representar vantagens competitivas para as empresas:
( 1 ) atendimento.
( 2 ) o conhecimento.
( 3 ) a criatividade.
( 4)  inovação.
( 5) elevados custos.
Sobre as questões acima marque a alternativa correta.
	
	A
	Somente os itens 1, 2, 3 e 4 são corretos.
	
	B
	Todos os itens acima são corretos.
	
	C
	Somente os itens 2,3,4,e,5 são corretos.
	
	D
	Nenhum dos itens acima está correto.
	
	E
	Somente os itens 4 e 5 estão corretos.
Questão 3/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Apesar de complexo, o conceito de cadeia de suprimentos existe desde o surgimento da Logística como ciência administrativa, nos anos de 1950. Neste sentido, há várias vertentes que vêm trazer definições acerca do tema: em algumas teorias, a cadeia é definida como a união da logística com o Marketing e operações de compra, enquanto em outras é explicada como sendo o processo de movimentação de bens, do pedido do cliente, passando pela aquisição de matéria-prima e produção até a sua distribuição.
Marque a alternativa correta entre as abaixo apresentadas sobre o conceito de logística e o de cadeia de suprimentos:
	
	A
	A logistica é mais ampla que a gestão da cadeia de suprimento.
	
	B
	A gestão de cadeia de suprimentos é mais ampla que a logistica.
	
	C
	São termos que representam a mesma coisa ou seja os conceitos são iguais.
	
	D
	A cadeia de suprimentos esta contida na logística.
	
	E
	São termos sem nenhuma interação  entre eles.
Questão 4/5 - Logística Reversa
Observa-se que o volume de inserção das ações de sustentabilidade social e ambiental é crescente em todo o mercado. Tal preocupação com as exigências do mercado tem se traduzido em modificações de projetos visando o melhor aproveitamento dos programas de logística reversa. Segundo o relatório Brundtland de 1987, sustentabilidade é: suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Esta afirmação nos ensina que:
	
	A
	A sustentabilidade e o desenvolvimento não estão ligados às preocupações com a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	B
	O desenvolvimento não deve satisfazer as necessidades presentes porque isso compromete a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	C
	O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes não pode comprometer a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	D
	A sustentabilidade deve preocupar-se com as necessidades presentes independentemente da possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	E
	O desenvolvimento sustentável somente pode ser atingido com a desindustrialização.
Questão 5/5 - Logística Reversa
Para aproveitar o retorno de produtos do mercado de forma sincronizada e executar ações adequadas é necessário disponibilizar e sincronizar as informações para a alta administração da empresa, que sob o ponto de vista estratégico, toma as decisões necessárias para que o fluxo da LR seja feito no menor tempo possível, reduzindo a perda de valor do produto por conta de inúmeros fatores como por exemplo a depreciação de mercado e pelo aumento da eficiência.
Seguindo os princípios da logística reversa é correto afirmar:
	
	A
	os volumes transacionados nos canais reversos são, em geral, uma fração daqueles dos canais diretos dos bens produzidos.
	
	B
	os canais reversos de 'reuso' são definidos como aqueles em que se têm a extensão do uso de um produto de pós-venda.
	
	C
	O reuso e a reciclagem sempre é possível , independente das condições do produto descartado , seja de um canal reverso de pós consumo, seja de um canal de pós venda.
	
	D
	No caso dos veículos em geral, os canais reversos de 'reuso' são definidos como aqueles em que se têm a extensão do uso de um produto de pós-consumo , com a mesma função para a qual foi originalmente concebido, ou seja, sem nenhum tipo de remanufatura.
	
	E
	Para a utilização dos canais reversos basta as organizações utilizarem-se dos mesmos fluxos dos canais diretos que atenderão todas as demandas dos clientes.