Buscar

Questões Atualidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arquiteto Ano: 2007 Órgão: Pref. Itapema/SC  Instituição: IESES Nível: Superior (adaptada)
18.Sobre o município de Itapema, são corretas, exceto:
a)      O município de Itapema possui belas praias  com opções tanto de águas calmas como também de praias com ondas fortes e propícias para a pratica do surfe.
b)      Os primeiros habitantes conhecidos do litoral catarinense foram povos coletores e caçadores conhecidos como “povos do sambaqui” e posteriormente pelos Itararés que detinham o conhecimento ceramista.
c)      Os Guaraní  acabaram por dominar o litoral do atual estado de Santa Catarina por volta do ano 1000 de nossa era.
d)      Os índios carijós ou Guaraní foram escravizados pelos açorianos, primeiros habitantes europeus no  litoral catarinense.
e)      Os açorianos vieram em levas sucessivas a partir do ano de 1748 proveniente do arquipélago de Açores.
 
Resposta incorreta letra D pois os primeiros habitantes no litoral catarinense foram os bandeirantes Vicentistas, da vila de São Vicente.
 
Arquiteto Ano: 2007 Órgão: Pref. Itapema/SC  Instituição: IESES Nível: Superior (adaptada)
19.sobre o município de Itapema e sua história, marque a alternativa que não condiz com a realidade:
a)      Os cerca de 6 000 açorianos que migraram para o Brasil  entre os anos de 1748 a 1756 são provenientes principalmente das ilhas Terceira, Graciosa, Pico, Faial, São Jorge e São Miguel, do arquipélago de Açores, no oceano Atlântico. 
b)      os açorianos  assentados na Vila de São Miguel  (9 de agosto de 1747) foram os povoadores da Baía de Porto Belo, tornando-se freguesia e em seguida vila na data de 13 de outubro de 1832. 
c)      os descendentes dos açorianos  povoadores de Porto Belo povoaram a região de Itapema ocupando o terreno obedecendo ao modelo açoriano do litoral na forma de “espinha de peixe”, ocupando a região em perpendicular a uma via central.
d)      a primeira denominação de Itapema foi “Vila de Palhoça” devido ao modelo das primeiras moradias.
 
Resposta incorreta letra d pois a primeira denominação foi de Vila de Santo Antonio de Lisboa ou Tapera devido ao modelo das moradias. 
 
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO EXTREMO SUL -  PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEMA CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2007 
25. “O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, objeto de muitos debates entre cientistas e outros estudiosos do clima no mundo”. Assinale a alternativa que está INCORRETA entre as citadas como consequências do aquecimento global na terra: 
a) O crescimento e surgimento de desertos. 
b) O aumento de furacões, tufões e ciclones. 
c) O aumento do nível dos oceanos. 
d) O esfriamento da terra podendo levar a uma nova era glacial.
Resposta D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais