Buscar

Comunicação Organizacional,APOL 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Clemente e Jeunon (2012) afirmam que a imagem é decorrente do desenvolvimento do conceito de comunicação. Não se pode confundir a imagem da empresa (compreendida como aquilo que ela deseja projetar) e a identidade da empresa que se trata do caráter e personalidade da empresa.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; JEUNON, E. E. A percepção dos jovens aobre a imagem organizacional da companhia Vale e o poder simbólico manifesto nos discursos. Revista Teoria e Prática da Administração. v.2, n.1, p.55 a 85, 2012.
A partir do trecho acima e do conhecimento a respeito do conteúdo sobre imagem organizacional e comunicação integrada, analise as assertivas:
Assertiva I: Compreende-se, em traços gerais, que o investimento na imagem organizacional é relevante na gestão da empresa e na possibilidade desta estreitar o relacionamento com os clientes.
PORQUE
Assertiva II: Quando a sociedade constrói uma imagem positiva da organização, esta impressão favorável não sofre mais alterações, independente dos fatores externos e das novas estratégias adotadas pela empresa no mercado em outras oportunidades, garantindo a fidelização imutável dos clientes a longo prazo.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As assertivas I e II são verdadeiras.
	
	B
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	A assertiva II é uma proposição falsa e a I é verdadeira.
	
	E
	As assertivas I e II são falsas.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Realize a leitura do trecho abaixo:
“A apresentação de um novo produto com erros de português, um site feito sem cuidado, uma abordagem menos polida em um email. Embora todo empresário esteja sujeito a esses incidentes, a comunicação entre empresa e cliente é essencial na hora de lançar um novo produto ou informar sobre uma mudança. Muitas vezes relegada ao segundo plano, uma comunicação feita sem o devido cuidado pode surtar de maneira inversa e fazer a antipropaganda do produto e, por consequência, da própria empresa” (VICINI, 2001).
Fonte: VICINI, L. A comunicação da pequena e média empresa precisa deixar de ser vista como “desperdício”, diz especialista. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (2011). Disponível em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI242715-18478,00-A+COMUNICACAO+DA+PEQUENA+E+MEDIA+EMPRESA+PRECISA+DEIXAR+DE+SER+VISTA+COMO+D.html. Acesso em 09/06/2017.
A respeito do processo de comunicação nas pequenas empresas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Por meio da comunicação a pequena empresa pode expressar a sua atenção aos seus colaboradores e consumidores, dialogando com seus públicos, mantendo a ética nas relações e transparência nas suas ações.
	
	B
	Para se colocar de maneira profissional no mercado, orienta-se que a pequena empresa estruture todo o seu processo de comunicação copiando integralmente as estratégias aplicadas nas grandes empresas, pois as grandes empresas investem em departamentos próprios e especializados de comunicação, sendo referências nesta questão. 
	
	C
	O gestor de pequenas empresas deve exigir que a sua equipe esteja extremamente informada sobre os acontecimentos nacionais e mundiais que influenciam o mercado para que se possa fazer o planejamento da comunicação. Isso acontece, pois o gestor não tem tempo para se informar, já que trabalha muito, delegando esta responsabilidade para a sua equipe.
	
	D
	As únicas formas de comunicação utilizadas pelas pequenas empresas para atingir o seu público-alvo baseiam-se em estratégias impressas como jornais e revistas. Infelizmente a realidade da pequena empresa impede que se destinem verbas para se investir na comunicação digital: sites, redes sociais e links patrocinados.
	
	E
	As pequenas empresas apresentam uma característica importante no seu processo de comunicação que é a valorização da comunicação interna. A pequena empresa não pode desperdiçar dinheiro nas estratégias de comunicação externa, pois responder as críticas e demandas de seus clientes não são objetivos deste tipo de empresa.
13:06:31
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Observe a charge abaixo a respeito da comunicação interna nas organizações: 
 
FONTE: http://nerdfutebolclube.com/?p=361. Acesso em 08/06/2017.
 Pode-se compreender a comunicação interna como um recurso estratégico que, quando bem aproveitado, pode garantir um relacionamento mais estruturado entre a organização e seus colaboradores. Porém, conforme ilustrado na charge, quando não há uma valorização da comunicação interna dentro das empresas e organizações, não se atinge um funcionamento coeso, produtivo e integrado.
Assinale a afirmação correta a respeito da comunicação interna nas empresas e organizações:
	
	A
	A comunicação interna pode possibilitar uma relação mais próxima entre os diferentes níveis da organização, principalmente quando a organização possui uma hierarquia rígida, decisões centralizadas e valorização do capital financeiro ao contrário do fator humano.
	
	B
	A comunicação interna se direciona aos colaboradores vinculados a empresa, cabendo aos gestores e líderes indicarem os canais de comunicação mais informais ao nível operacional da empresa e os canais mais formais ao nível estratégico da empresa, já que cada departamento da empresa é responsável por estabelecer a sua própria forma de comunicação, ou seja, totalmente individualizada.
	
	C
	Ao trabalhar com a comunicação interna os gestores devem assegurar a ocorrência da comunicação, ou seja, transferir a informação dos cargos diretivos ao corpo de colaboradores da empresa. A certificação de que a informação foi passada de forma correta e compreendida pelos profissionais é função direta dos colaboradores que receberam a informação na empresa.
	
	D
	Por meio da comunicação interna estruturada a empresa pode atingir vantagens como: melhoria no clima de cooperação entre os profissionais, agilidade na transmissão das informações, abertura ao diálogo entre gestores e colaboradores, criação de canais permanentes de comunicação e fortalecimento de uma cultura de transparência (saber falar e ouvir).
	
	E
	Considerar as diferenças individuais de cada colaborador no processo de comunicação interna acarreta prejuízos financeiros e falta de agilidade na transmissão de informações importantes na empresa. Investir basicamente na adequação tecnológica ao contrário do contato humano entre os colaboradores potencializará a comunicação interna da empresa.
vvvvQuestão 4/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir, a qual aborda sobre coletiva de impressa.
 
"Convidar jornalistas e influenciadores para um evento é algo que muita empresa precisa, mas nem sempre sabe exatamente como fazer".
(Fonte da imagem e do texto: http://www.racecomunicacao.com.br/)
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas sobre coletiva de imprensa.
I - É um recurso utilizado em momentos estratégicos, por exemplo: quando da ocorrência de acontecimentos relevantes, no lançamento de um produto ou serviço.
II - Refere-se as matérias mais aprofundadas que são veiculadas em jornais, portanto é importante estar atento a dados e informações que possam servir aos jornalistas.
III - Em uma coletiva de imprensa é fundamental que o porta-voz esteja munido de dados, pesquisas e indicadores que corroborem a sua fala.
IV - Em uma coletiva de imprensa abre-se espaço para os jornalistas fazerem perguntas acerca do assunto em questão.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	II e III.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	I e II.
	
	D
	II, III e IV.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir,  a qual aborda sobre comunicação mercadológica.
"A comunicação mercadológica é responsável pela divulgação publicitária de produtos ou serviços de uma instituição, com base em pesquisas
e análises de mercado" (Pimentel, 2017, p. 70). Existem duas variáveis da comunicação mercadológica, as quais são: branding e brand equity. O branding gerencia o discurso da empresa ou da pessoa, gera personalidade à marca. Já o brand equity se refere a um valor intangível da marca.
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as imagens a seguir:
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As imagens se referem ao branding, o qual é responsável por criar o diferencial da marca.
	
	B
	As imagens são exemplos de sucesso de branding, as quais são fundamentais para a comunicação mercadológica.
	
	C
	As imagens se referem ao brand equity, por se tratarem de estratégias de portfólio de marcas.
	
	D
	As imagens são as marcas, ou seja, os ativos que determinam o desempenho e a estratégia do negócio.
	
	E
	As imagens se referem ao brand equity, sendo este o conjunto de ativos e passivos ligados as marcas, como: seu nome e seu símbolo ou sua ideia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais