Buscar

Primeiro Relatório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais da Educação Infantil
 PATRÍCIA FERREIRA RODRIGUES GOMES
 Araruama 
 2016
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais da Educação Infantil
Relatório exigido como parte dos requisitos para
Conclusão da disciplina da Prática de Estágio
Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais da educação infantil sob a orientação da Professora Maria de Fátima Fernandes Rodrigues.
Curso: Pedagogia
 Araruama 
 2016
“Professor sua tarefa é cuidar que o aluno aprenda, sua glória é o aluno que sabe pensar.”
 PEDRO DEMO
 
 
 SUMÁRIO
Introdução......................................................................................................06
1.1 Objetivos do estágio........................................................................................08
2.. Caracterização da escola ...............................................................................09
INTRODUÇÃO 
 Este relatório tem a finalidade de apresentar o relato das situações vivenciadas durante a realização do estágio supervisionado da Educação Infantil na escola Centro Educacional Renascer, situada na Rua Arapiraca, n.º 20, Bairro Fazendinha, na cidade de Araruama, perfazendo um total de 66 horas, com a finalidade de meus conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.
 Estão sendo realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem. 
 O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. A monitoria em realidades diversas como tem efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional. 
 Para fundamentar as observações realizadas, autores como Heinek (2001), RCNEI, vol.1, Paulo Freire (1986) e Pedro Demo (1998) foram consultados e serviram de suporte teórico na análise crítico-reflexiva sobre a prática docente.
Este relatório está organizado em tópicos, quais sejam: Tópico 1, a presente introdução, Tópico 2 - Capítulo 1 – Caracterização da escola e da turma observada,Tópico 3 - Capítulo 2 – Desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas e, por fim, as Considerações Finais.
No capítulo I estarei falando da estrutura e do funcionamento da instituição, tentando fazer uma descrição geral do local, observando sua estrutura física, o histórico da fundação e o levantamento do quadro de profissionais da instituição.
No capítulo II falarei da dimensão pedagógica, focando principalmente na pesquisa sobre o PPP (Plano Político Pedagógico) da instituição, e a formação dos professores, de modo a avaliar se estão de acordo com o PPP.
No capítulo III, relatarei as minhas expectativas ao começar o estágio, minhas experiências, minhas impressões e principalmente todas as atividades das quais participei e que desenvolvi durante o estágio.
1.1 OBJETIVOS DO ESTÁGIO: 
A proposta pedagógica do estágio de Ensino Fundamental contempla os seguintes objetivos:
a) Conhecer a estrutura e funcionamento de uma escola da Educação Infantil;
 b) Observar e analisar aspectos referentes às práticas docentes: o plano de aula e sua articulação com o Projeto Pedagógico - objetivos, conteúdo, metodologias, avaliação, posturas e condutas docentes, e ainda, a disciplina escolar ( manejo de turma);
 c) Confrontar a teoria com a prática observada;
 d) Auxiliar nas atividades propostas em sala de aula, oferecendo suporte nas atividades individuais e grupais;
 e) Analisar o projeto pedagógico, verificando a sua implementação no cotidiano escolar.
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E TURMAS OBSERVADAS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
NOME: Centro Educacional Renascer
ENDEREÇO: Rua Arapiraca, 20 Fazendinha – Araruama -RJ
TELEFONE : (22) 26730574
DIRETORA: Rita de Jesus
MODALIDADES DE ENSINO:
Educação Infantil
Ensino Fundamental I e II
ÓRGÃOS AUXILIARES DA ESCOLA: Orientação Educacional e Psicopedagógico.
A escola surgiu em janeiro de 1990 e foi construída com o objetivo de melhorar a educação. No início havia apenas turmas de Educação Infantil (jardim I, II e III), porém como a demanda e necessidade dos alunos foram aumentando, a escola resolveu proporcionar para os alunos o Ensino Fundamental I e II.
O primeiro nome da escola era Jardim Escola Renascer, hoje chamada de Centro Educacional Renascer, com uma infraestrutura completa. A clientela atendida pela escola é de alunos de famílias de classe média.bastante diversificada. A maioria dos alunos é de famílias de baixa renda
*Estrutura e funcionamento da Escola
A escola funciona de segunda à sexta-feira das 7:30 horas às 17:30 horas e tem capacidade para 90 alunos, segundo a direção, no momento conta com 82 alunos, e se dividem em 2 períodos, matutino e vespertino. Possui 1 Secretaria com Almoxarifado Próprio, 1 Sala para Orientação Pedagógica, 5 Salas de Aula (com mobília adequada aos alunos), 1 Banheiro para os Professores, 1 Sala de Pesquisa para os Professores, 2 Banheiros adaptados para a Educação Infantil, 2 Banheiros para o Ensino Fundamental, 1 Cantina , 2 Áreas de Pátio com Parque Infantil, 1 Palco destinado a apresentações escolares e peças teatrais; 1 Almoxarifado para uso geral. Possui ainda equipamentos com 2 Televisores com Antena, 1 Aparelho de DVD, 2 Computadores (conectados à internet) e 1 Impressora. A informática da escola se restringe somente ao administrativo e à parte pedagógica na confecção de atividades, projetos e avaliações. Todas as áreas da escola são utilizadas. A escola conta com 1 Diretor (Representante Legal da Escola); 1 Orientador Pedagógico, que atua na área pedagógica (planejamento e atendimento aos professores) e também faz um pouco do trabalho da Orientação Educacional atendendo alunos, pais e profissionais especializados no acompanhamento desses alunos; 2 Secretárias que tem a função administrativa (são responsáveis por toda a documentação da escola, alunos e professores); 9 Professores, que são responsáveis gerais pelas turmas (5 professores no matutino e 4 no vespertino); 4 Professores Auxiliares, que são ajudantes dos professores fixos e atuam nos 2 turnos; 1 Professor de Educação Física; 2 Serventes, para serviços de limpeza da escola; 2 Funcionários para serviços gerais e 1 Cozinheira. É um ambiente cooperativo, onde todos executam suas tarefas na mais perfeita harmonia.
 A matrícula é efetuada pela própria diretora, mediante uma prévia entrevista com os pais ou responsáveis legais, que deverá apresentar os seguintes documentos: xérox da carteira de vacinação (que deve estar em dia), xérox da certidão de nascimento, xérox do RG e CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência, os pais preenchem uma ficha onde constam dados importantes sobre a criança, telefones de contato, quem pode buscá-la e possíveis problemas de saúde. Para formalizar a matrícula é assinado o contrato de compromisso
entre ambas as partes durante o período do ano letivo, são combinados o horário, necessidade do material didático e demais normas da instituição. 
*Projeto Político-Pedagógico
A escola possui um projeto político-pedagógico onde os professores tem conhecimento e acesso, trabalhando na construção do mesmo com bastante coerência entre a proposta pedagógica e a prática, sendo compatível com o que é descrito no PPP.
Os trabalhos pedagógicos são realizados com base nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil do MEC (RCNEI/MEC), nas áreas de Formação Social e Pessoal e Conhecimento de Mundo, através dos eixos:
• Identidade e Autonomia
• Movimento
• Música
• Matemática
• Natureza e Sociedade
• Artes Visuais
• Linguagem Oral e Escrita
• Recreação (Educação Física)
• Ensino Religioso
*Parceria entre escola e família
As docentes se comunicam com os pais via agenda.
As reuniões com os pais ou responsáveis são realizadas por bimestre, onde são apresentados os trabalhos realizados e a avaliação do aluno, primeiramente são debatidos assuntos gerais, informações sobre a escola, a programação e por fim o professor conversa individualmente com cada responsável sobre a avaliação realizada com a criança. Os pais assinam uma lista de presença, quando necessário são chamados individualmente para conversar seja com a professora ou com a direção, quando envolvem assuntos administrativos.
Existem também as festas (Junina e da Primavera), onde os pais e os alunos participam com danças, tendo uma boa socialização com a escola.
A escola faz passeios, trabalhando com os alunos fora do ambiente escolar, ajudando a sair da rotina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando