Buscar

Termo e cinética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

01 - (Fuvest SP) Nas condições ambiente, ao inspirar, puxamos para nossos pulmões, aproximadamente, 0,5 L de ar, então aquecido da temperatura ambiente (25°C) até a temperatura do corpo (36°C). Fazemos isso cerca de 16x103 vezes em 24 h. Se, nesse tempo, recebermos, por meio da alimentação, 1,0 x 107 J de energia, a porcentagem aproximada dessa energia, que será gasta para aquecer o ar inspirado, será de:
ar atmosférico nas condições ambiente:
densidade = 1,2 g/L
calor específico = 1,0 J g-1 °C-1
a)	0,1 %
b)	0,5 %
c)	1 %
d)	2 %
e)	5 %
02 - (Unifesp SP) Gás d’água é um combustível constituído de uma mistura gasosa de CO e H2 na proporção, em mol, de 1:1. As equações que representam a combustão desses gases são:
CO (g) + ½ O2 (g)  CO2 (g) 	H = –284 kJ
e
H2 (g) + ½ O2 (g)  H2O () 	H = –286 kJ.
Massas molares, em g/mol:
CO ............. 28,0
H2 ................. 2,0
Se 15,0 g de gás d’água forem queimados ao ar, a quantidade de energia liberada, em kJ, será:
a)	142.
b)	285.
c)	427.
d)	570.
e)	1140.
03 - (Unesp SP) O gás butano (C4H10) é o principal componente do gás de cozinha, o GLP (gás liquefeito de petróleo). A água fervente (H2O, com temperatura igual a 100°C, no nível do mar) é utilizada para diversas finalidades: fazer café ou chá, cozinhar, entre outras. Considere que para o aumento de 1°C na temperatura de 1 g de água são necessários 4 J, que esse valor pode ser tomado como constante para a água líquida sob 1 atmosfera de pressão e que a densidade da água a 25 °C é aproximadamente igual a 1,0 g·mL–1.
a) Calcule a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 L de água, no nível do mar, de 25°C até o ponto de ebulição. Apresente seus cálculos.
b) Dadas as entalpias-padrão de formação (H) para o butano gasoso (–126 kJ·mol–1), para o dióxido de carbono gasoso (–394 kJ·mol–1), para a água líquida (–242 kJ·mol–1) e para o oxigênio gasoso (0 kJ·mol–1), escreva a equação química para a combustão do butano e calcule a entalpia-padrão de combustão (HºC) para esse composto.
5 - (Uepg PR) Considere a figura abaixo e assinale o que for correto.
01. A reação representada é endotérmica.
02. A adição de catalisador diminui a entalpia da reação.
04. B é o caminho da reação na presença de catalisador.
08. Z representa o da reação.
16. O catalisador altera a constante de equilíbrio da reação.
05 - (Unifesp SP) Para neutralizar 10,0 mL de uma solução de ácido clorídrico, foram gastos 14,5 mL de solução de hidróxido de sódio 0,120 mol/L. Nesta titulação ácido-base foi utilizada fenolftaleína como indicador do ponto final da reação. A fenolftaleína é incolor no meio ácido, mas torna-se rosa na presença de base em excesso. Após o final da reação, percebe-se que a solução gradativamente fica incolor à medida que a fenolftaleína reage com excesso de NaOH. Neste experimento, foi construído um gráfico que representa a concentração de fenolftaleína em função do tempo.
a) Escreva a equação da reação de neutralização e calcule a concentração, em mol/L, da solução de Hcl.
b) Calcule a velocidade média de reação de decomposição da fenolftaleína durante o intervalo de tempo de 50 segundos iniciais de reação. Explique por que a velocidade de reação não é a mesma durante os diferentes intervalos de tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando