Buscar

Atividade - Análise do uso do tempo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Ana Lívia Ferreira Santana N. USP: 10316918
O gerente da Calábria Ltda utiliza de maneira ineficiente seu tempo em serviço, principalmente pelo excesso de trabalhos simples e pela concentração de decisões sob seu comando. O administrador peca na falta de delegação de tarefas e tomada de decisões para seus subordinados, excluindo-os do processo decisório e causando um acúmulo de carga de trabalho para si, muitas vezes fazendo escolhas que não condizem com a racionalidade, ou seja, que não são as melhores. 
De acordo com a teoria de Henri Fayol, a função de administrar era dividida em: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Para alcançar o melhor desempenho no cargo gerencial, é necessário seguir esses métodos e visualizer amplamente as demandas, as restriçòes e as possibilidades de escolha, que não necessariamente sao estáticas. Em resumo, o trabalho do dirigente consiste basicamente em definer diretrizes, tomar decisões, atribuir responsabilidades e estabelecer metas em relação aos funcionários. Porém isso deve ser feito com cautela e levando em consideração o contexto da sua empresa.
Retomando e contextualizando no caso da Callábria Ltda, é visível que a priorização das tarefas está sendo feita de modo errôneo, o que faz com que o dirigente perca tempo com casos de pouca urgência que facilmente poderiam ser delegados para uma área de secretariado. Consequentemente, ele teria mais tempo para cuidar de casos que demandam sua presença rapidamente ou se tratam de negociadores importantes. Há também uma necessidade de criar independência decisória para alguns chefes de departamento que - por estarem em maior contato com sua área - possuem conhecimento maior sobre o que acontece e mereciam autonomia para tomar decisões, o que levaria a diminuição da sobrecarga de tarefas em cima do gerente geral.
Dessa forma, boa parte do baixo desenvolvimento da sua empresa trata-se da falta de habilidade de controlar seu tempo, estabelecer prioridades e delegar funções; a necessidade de melhorias na organização da sua agenda e funcionograma se faz presente.

Outros materiais