Buscar

prova objetiva materiais didatica a distancia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s): 
Pesquisa e Prática Profissional - Materiais Didáticos
	Data de início: 
	03/06/2015 18:41 
	Prazo máximo entrega:
	03/06/2015 19:56 
	Data de entrega:
	03/06/2015 19:14 
Questão 1/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A prática pedagógica permite a construção inicial do futuro professor ao possibilitar o contato com as situações reais do contexto educacional.
Porque
II. O futuro professor precisa de informações e incentivo para começar a assumir sua profissão, procurando refletir e buscar explicações a respeito dos objetivos e procedimentos de ensino, que possam contribuir para sua formação como docente.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	B
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	C
	A assertiva I apresenta ideia contraria a assertiva II
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira. 
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras.  E complementares. A segunda complementa a primeira além de justificar a ideia apresentada. A prática pedagógica tem papel fundamental na formação docente, pois através dela é possível construir conhecimento profissional por meio da interação entre teoria e a prática, e assim poderá propiciar sua intervenção no processo educacional, de forma adequada e diferenciada, visando ao desenvolvimento das escolas e à aprendizagem dos alunos.(JUSTINO, 2011, p. 76)
	
	E
	 A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
A comunicação entre o ser humano se desenvolve através de vários meios e estes estão cada vez mais sofisticados. É importante que a educação, cujo principal objetivo é a formação integral do homem, acompanhe esse desenvolvimento para, assim, preparar o sujeito para as exigências da sociedade atual. Witter citado por Santos (2005, p. 47), apresenta como sugestão a expressão “meio de comunicação educacional”, para nomear as atividades educacionais desenvolvidas com o auxílio dos materiais didáticos. Quando falamos em meio, entendemos que é aquilo que está intermediando dois pólos do processo de comunicação. A relação de comunicação no processo educativo ocorrerá somente por intermédio de quatro elementos.
Analise as sentenças a seguir, assinale V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas sobre os elementos que possibilitam a comunicação no processo educativo.
I. ( ) O meio é a forma de despertar a atenção do receptor para a mensagem que o transmissor pretende passar.
II. ( ) A relação comunicativa no processo ensino aprendizagem ocorrerá de forma tranquila se as decisões dos envolvidos no processo, professor e aluno ocorram independentes e individuais.
III. ( ) A comunicação no processo educativo ocorrerá somente por intermédio de quatro elementos: transmissor/emissor (professor); a mensagem (conteúdo); receptor (aluno) e o meio (material didático).
IV. ( ) O meio é a forma de despertar a atenção do receptor, com base neste conhecimento o professor poderá “descobrir” que métodos e técnicas de ensino e aprendizagem serão utilizados, bem como os materiais didáticos adequados para que a mensagem educativa torne-se compreensível aos alunos.
Agora marque a sequência correta:
Questão anulada!
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. A comunicação entre o ser humano se desenvolve através de vários meios e estes estão cada vez mais sofisticados. É importante que a educação, cujo principal objetivo é a formação integral do homem, acompanhe esse desenvolvimento para, assim, preparar o sujeito para as exigências da sociedade atual. A a relação de comunicação no processo educativo ocorrerá somente por intermédio de quatro elementos: transmissor/emissor (professor); a mensagem (conteúdo); receptor (aluno) e o meio (material didático). A afirmativa II é falsa. A relação comunicativa no processo ensino aprendizagem só ocorrerá de forma tranquila e harmoniosa quando as decisões dos envolvidos nesse processo, ou seja, professor, aluno, seja respeitado. (JUSTINO, 2011,.106)
 
 
	
	C
	V, F, F, F
	
	D
	F, F,F, V
	
	E
	F, V, F, V
Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
O professor, no decorrer do processo de sua formação, deverá ser capaz de observar as relações existentes entre as atividades educacionais, sociais, políticas, econômicas, culturais, psicológicas, e outras que ocorrem no processo educacional. Desta forma, tem condições de atuar como agente transformador da realidade onde está inserido, ou seja, transformar sua prática pedagógica. Precisamos lembrar que a transformação da prática pedagógica só ocorre quando o professor se conscientiza sobre sua prática, a sala de aula, escola e sociedade como um todo, ou seja, reflexão sobre sua ação. Garcia (1995) apresenta algumas competências referentes ao professor reflexivo. ( JUSTINO, 2011, p..50)
De acordo com o conteúdo abordado em aula e leitura do livro base, relacione as competências com as suas características:
1. empíricas 
2. analíticas
3. avaliativas
4. estratégicas 
5. práticas
6. comunicação
( ) úteis para emitir juízos sobre consequências educativas;
( ) conhecer o que se passa na classe, recolher dados, descrever situações, processos, causas e efeito; 
( ) os professores reflexivos precisam se comunicar e saber partilhar suas ideias;
( ) necessárias para interpretar os dados descritivos, para inferir a teoria; 
( ) capacidade de relacionar a análise e a prática com os fins e os meios para um bom efeito;
( ) tem a ver com a planificação da ação, assim como o antecipar da sua implementação de acordo com a análise realizada;
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3, 1, 6, 2, 5, 4 
Você acertou!
A - 3, 1, 6, 2, 5, 4 (correta)
Comentário:
empíricas: conhecer o que se passa na classe, recolher dados, descrever situações, processos, causas e efeito;
analíticas: necessárias para interpretar os dados descritivos, para inferir a teoria;
avaliativas: úteis para emitir juízos sobre consequências educativas;
estratégicas: tem a ver com a planificação da ação, assim como o antecipar da sua implementação de acordo com a análise realizada;
práticas: capacidade de relacionar a análise e a prática com os fins e os meios para um bom efeito;
comunicação: os professores reflexivos precisam se comunicar e saber partilhar suas ideias. (JUSTINO, 2011, p. 50 e51)
	
	B
	3, 6, 1, 5, 4, 2
	
	C
	1, 3, 2, 6, 5, 4
	
	D
	2, 1, 6, 5, 3, 4
	
	E
	4, 1, 5, 6, 2, 3
Questão 4/10
 Leia o texto a seguir:
A pesquisa tem por objetivo contribuir com a evolução e aquisição do conhecimento em todos os setores, atendendo aos rigorosos critérios metodológicos consagrados pela ciência. Dentro das classificações de pesquisa temos a relacionada ao tipo de abordagem, podendo ser abordagem quantitativa ou qualitativa. 
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.
I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados podem trazer as informações traduzidas em números.
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser analisados por meio de percentagem, média, mediana, desvio padrão etc. 
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significado são básicas no processo.
IV. ( ) Na abordagem quantitativa é possível perceber um vínculo entre a subjetividade do pesquisador e o meio pesquisado. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, V
	
	B
	V, V, V, F
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	F, F, F, V
	
	E
	V, F, V, F    
Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras. As afirmativas II é falsa, uma vez que na abordagem qualitativa,
a interpretação dos fenômenos são apresentados de forma descritiva e analisados indutivamente. A afirmativa IV também é falsa, uma vez que na abordagem quantitativa a interpretação dos fenômenos são quantificadas e transformadas em números. (JUSTINO, 2011, p.28)
Questão 5/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. Material didático são os “recursos humanos e materiais utilizados para auxiliar e beneficiar o processo ensino e aprendizagem.”(Karling ,1991 apud Barbosa, 2000, p.24).
Porque
II. Esses recursos podem ser encontrados somente no ambiente educacional, incentivando e motivando na busca por novos conhecimentos.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As duas assertivas são verdadeiras, onde a segunda assertiva justifica a ideia apresentada na primeira.
	
	B
	As duas assertivas são falsas.
	
	C
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I. Os recursos podem ser encontrados dentro ou fora do ambiente educacional. Os materiais didáticos podem incentivar a observação e a atenção do aluno sobre o que ocorre ao seu redor, motivando-o na busca por novos conhecimentos. JUSTINO, 2011, p. 111)
 
	
	D
	A assertiva I é verdadeira mas contraria a ideia da assertiva II.
	
	E
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
 
Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
A atividade de pesquisa na formação profissional contribuirá para a compreensão dos assuntos estudados, no aprimoramento das funções e na busca de reconhecimento e soluções de problemas. A pesquisa, embora voltada para teoria, está vinculada à ação e ao pensamento. Tudo o que buscamos investigar está relacionado aos interesses da nossa realidade.
Considerando os conteúdos abordados no livro, a pesquisa e a prática profissional na formação de professores são importantes pois...
I. ( ) Ambas estão relacionadas a articulação da teoria e da prática pedagógica;
II. ( ) A pesquisa reflete sobre a prática docente mas não reflete na realidade educacional;
III. ( ) Ambas influenciam na formação do profissional e não na área de educação;
IV. ( ) Por meio da pesquisa e prática profissional busca-se contribuir com a qualidade de ensino e na formação de indivíduos conscientes e preparados para formação de uma sociedade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III apenas
	
	B
	Afirmativas II e IV apenas
	
	C
	Afirmativas I e IV apenas
Você acertou!
As afirmativas I e IV são verdadeiras. A pesquisa e a prática profissional possibilitam compreender o processo de construção do conhecimento, buscando adotar uma atitude de investigação autônoma, favorecendo a melhoria do preparo e capacitação do professor.(JUSTINO, 2011, p.54)
 
 
	
	D
	Afirmativa IV apenas
	
	E
	Afirmativa I apenas
Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
No processo de aprendizagem é importante que o aluno participe da construção de materiais que serão utilizados. Existem vários e diferentes materiais a serem utilizados em sala de aula, desde os confeccionado com sucatas, passando pelo quadro de giz, TV, até os modernos materiais com novas tecnologias.
Conforme estudos do conteúdo e do livro base, analise as afirmativas abaixo sobre a utilização da sucata como recurso pedagógico.
I. ( ) Por sucata podemos entender como todo material considerado inútil, que pode ser reciclado e reaproveitado, transformado e utilizado com diferentes finalidades: artesanais, decorativas, recreativas, educacionais.
II. ( ) A utilização de sucatas como material didático na escola, apresenta aspectos negativos, pois ao participar da confecção do material distrai a atenção do estudante , perdendo assim o interesse pela aprendizagem.
III. ( ) A utilização de sucatas para confecção de materiais,  proporciona nos alunos distração das estruturas cognitivas inibindo sua autonomia, como consequência interrompe a construção do seu próprio conhecimento.
IV. ( ) Pela possibilidade de ser utilizada para a construção de material didático interessante para o ensino e aprendizagem, a sucata não é lixo, além de que, ao ser recolhida, estaremos contribuindo para a redução de resíduos jogados no meio ambiente.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	As afirmativas II, III e IV apenas
	
	B
	As afirmativas I, II e IV apenas
	
	C
	As afirmativas I e IV apenas
Você acertou!
As afirmativas I e IV são verdadeiras. Sucata é todo material considerado inútil, que pode ser reciclado e reaproveitado e transformado em objetos para serem utilizados com diferentes finalidades: artesanais, decorativas, recreativas, educacionais etc. sucata não é lixo, ela pode virar um rico material didático e interessante para o ensino e aprendizagem, além de que, ao ser recolhida, estaremos contribuindo para a redução de resíduos jogados no meio ambiente. As afirmativa II e III são falsas.  Na escola, a utilização de sucatas como material didático já apresentou aspectos positivos, pois ao participar da confecção do material estimula a criatividade do aluno bem como desperta seu interesse. Ao utilizar a sucatas para confecção de materiais, o professor proporciona nos alunos o desenvolvimento das estruturas cognitivas importantes para que se desenvolva a autonomia, adquirindo as potencialidades para que possa construir seu próprio conhecimento. (JUSTINO, 2011,p.117)
 
	
	D
	As afirmativas II e III apenas
	
	E
	As afirmativas I e III apenas
 
Questão 8/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados e no livro base, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O ensino e a educação fazem parte da mesma realidade, mas se referem a dimensões diferentes. 
Porque
II. A educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A assertiva I contraria a ideia expressa na assertiva II
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda justifica e complementa a ideia da primeira, pois educação, o ensino e aprendizagem são processo que acontecem com o indivíduo em decorrência da influência do meio onde está inserido. (Justino, 2011,p. 15)
	
	E
	As assertivas I e II são falsas.
Questão 9/10
“A pesquisa inclui sempre a percepção emancipatória do sujeito que busca fazer e fazer-se oportunidade, à medida que começa a se reconstruir pelo questionamento sistemático da realidade, incluindo a prática como componente necessário da teoria e vice-versa, englobando a ética dos fins e valores” (Demo, 1997, p. 8). 
Com base nas ideias do autor, a pesquisa apresenta duas faces importantes para sua realização.
	
	A
	Uma esta relacionada ao princípio educativo e a outra ao metodológico.
	
	B
	Uma esta relacionada ao princípio científico e a outra ao metodológico.
	
	C
	Uma está relacionada ao princípio científico e a outra ao principio educativo.
Demo coloca a necessidade de uma proposta de teoria e prática que vá além dos muros da escola e da sofisticação instrumental, pois a investigação nos leva à descoberta, criação e diálogo, e apresenta duas faces da pesquisa que se complementam: uma relacionada ao princípio científico e a outra ao princípio educativo. (p. 42)
	
	D
	Uma está relacionada ao princípio metodológico e ao princípio investigativo.
	
	E
	Uma esta relacionada ao princípio investigativo e a outra ao educativo.
 
Questão 10/10
Leia a afirmativa a seguir:
A pesquisa pode ser classificada do ponto de vista
do tipo de abordagem em quantitativa e qualitativa. ( JUSTINO,2011, p. 27)
Considerando esta classificação é correto afirmar que:
I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados são traduzidos em números e analisados
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser realizados por meio de porcentagem;
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significados são básicos no processo;
IV. ( ) Na abordagem quantitativa os dados serão apresentados de forma descritiva e analisados indutivamente.
São corretas as afirmativas :
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas III, IV
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III
Você acertou!
As afirmativas II e IV estão incorretas , na abordagem qualitativa os dados serão apresentados de forma descritiva e analisados e na abordagem quantitativa os dados podem ser quantificáveis, traduzidos em números)
	
	D
	Apenas a afirmativa IV 
	
	E
	Apenas as afirmativas II e IV
Conheça o novo AVA 
Voltar 
PROVA REGULAR - PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - MATERIAIS DIDÁTICOS - 11/05 A 03/06/2015
(Versão para impressão)
GISELY MARIA CORREA FRANCISCO - RU: 1202548 
Nota: 80 
PROTOCOLO: 2015060312025482A3F0E
Disciplina(s): 
Pesquisa e Prática Profissional - Materiais Didáticos
	Data de início: 
	03/06/2015 18:41 
	Prazo máximo entrega:
	03/06/2015 19:56 
	Data de entrega:
	03/06/2015 19:14 
Questão 1/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A prática pedagógica permite a construção inicial do futuro professor ao possibilitar o contato com as situações reais do contexto educacional.
Porque
II. O futuro professor precisa de informações e incentivo para começar a assumir sua profissão, procurando refletir e buscar explicações a respeito dos objetivos e procedimentos de ensino, que possam contribuir para sua formação como docente.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	B
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	C
	A assertiva I apresenta ideia contraria a assertiva II
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira. 
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras.  E complementares. A segunda complementa a primeira além de justificar a ideia apresentada. A prática pedagógica tem papel fundamental na formação docente, pois através dela é possível construir conhecimento profissional por meio da interação entre teoria e a prática, e assim poderá propiciar sua intervenção no processo educacional, de forma adequada e diferenciada, visando ao desenvolvimento das escolas e à aprendizagem dos alunos.(JUSTINO, 2011, p. 76)
	
	E
	 A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
A comunicação entre o ser humano se desenvolve através de vários meios e estes estão cada vez mais sofisticados. É importante que a educação, cujo principal objetivo é a formação integral do homem, acompanhe esse desenvolvimento para, assim, preparar o sujeito para as exigências da sociedade atual. Witter citado por Santos (2005, p. 47), apresenta como sugestão a expressão “meio de comunicação educacional”, para nomear as atividades educacionais desenvolvidas com o auxílio dos materiais didáticos. Quando falamos em meio, entendemos que é aquilo que está intermediando dois pólos do processo de comunicação. A relação de comunicação no processo educativo ocorrerá somente por intermédio de quatro elementos.
Analise as sentenças a seguir, assinale V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas sobre os elementos que possibilitam a comunicação no processo educativo.
I. ( ) O meio é a forma de despertar a atenção do receptor para a mensagem que o transmissor pretende passar.
II. ( ) A relação comunicativa no processo ensino aprendizagem ocorrerá de forma tranquila se as decisões dos envolvidos no processo, professor e aluno ocorram independentes e individuais.
III. ( ) A comunicação no processo educativo ocorrerá somente por intermédio de quatro elementos: transmissor/emissor (professor); a mensagem (conteúdo); receptor (aluno) e o meio (material didático).
IV. ( ) O meio é a forma de despertar a atenção do receptor, com base neste conhecimento o professor poderá “descobrir” que métodos e técnicas de ensino e aprendizagem serão utilizados, bem como os materiais didáticos adequados para que a mensagem educativa torne-se compreensível aos alunos.
Agora marque a sequência correta:
Questão anulada!
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. A comunicação entre o ser humano se desenvolve através de vários meios e estes estão cada vez mais sofisticados. É importante que a educação, cujo principal objetivo é a formação integral do homem, acompanhe esse desenvolvimento para, assim, preparar o sujeito para as exigências da sociedade atual. A a relação de comunicação no processo educativo ocorrerá somente por intermédio de quatro elementos: transmissor/emissor (professor); a mensagem (conteúdo); receptor (aluno) e o meio (material didático). A afirmativa II é falsa. A relação comunicativa no processo ensino aprendizagem só ocorrerá de forma tranquila e harmoniosa quando as decisões dos envolvidos nesse processo, ou seja, professor, aluno, seja respeitado. (JUSTINO, 2011,.106)
 
 
	
	C
	V, F, F, F
	
	D
	F, F,F, V
	
	E
	F, V, F, V
Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
O professor, no decorrer do processo de sua formação, deverá ser capaz de observar as relações existentes entre as atividades educacionais, sociais, políticas, econômicas, culturais, psicológicas, e outras que ocorrem no processo educacional. Desta forma, tem condições de atuar como agente transformador da realidade onde está inserido, ou seja, transformar sua prática pedagógica. Precisamos lembrar que a transformação da prática pedagógica só ocorre quando o professor se conscientiza sobre sua prática, a sala de aula, escola e sociedade como um todo, ou seja, reflexão sobre sua ação. Garcia (1995) apresenta algumas competências referentes ao professor reflexivo. ( JUSTINO, 2011, p..50)
De acordo com o conteúdo abordado em aula e leitura do livro base, relacione as competências com as suas características:
1. empíricas 
2. analíticas
3. avaliativas
4. estratégicas 
5. práticas
6. comunicação
( ) úteis para emitir juízos sobre consequências educativas;
( ) conhecer o que se passa na classe, recolher dados, descrever situações, processos, causas e efeito; 
( ) os professores reflexivos precisam se comunicar e saber partilhar suas ideias;
( ) necessárias para interpretar os dados descritivos, para inferir a teoria; 
( ) capacidade de relacionar a análise e a prática com os fins e os meios para um bom efeito;
( ) tem a ver com a planificação da ação, assim como o antecipar da sua implementação de acordo com a análise realizada;
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3, 1, 6, 2, 5, 4 
Você acertou!
A - 3, 1, 6, 2, 5, 4 (correta)
Comentário:
empíricas: conhecer o que se passa na classe, recolher dados, descrever situações, processos, causas e efeito;
analíticas: necessárias para interpretar os dados descritivos, para inferir a teoria;
avaliativas: úteis para emitir juízos sobre consequências educativas;
estratégicas: tem a ver com a planificação da ação, assim como o antecipar da sua implementação de acordo com a análise realizada;
práticas: capacidade de relacionar a análise e a prática com os fins e os meios para um bom efeito;
comunicação: os professores reflexivos precisam se comunicar e saber partilhar suas ideias. (JUSTINO, 2011, p. 50 e51)
	
	B
	3, 6, 1, 5, 4, 2
	
	C
	1, 3, 2, 6, 5, 4
	
	D
	2, 1, 6, 5, 3, 4
E
	4, 1, 5, 6, 2, 3
Questão 4/10
 Leia o texto a seguir:
A pesquisa tem por objetivo contribuir com a evolução e aquisição do conhecimento em todos os setores, atendendo aos rigorosos critérios metodológicos consagrados pela ciência. Dentro das classificações de pesquisa temos a relacionada ao tipo de abordagem, podendo ser abordagem quantitativa ou qualitativa. 
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.
I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados podem trazer as informações traduzidas em números.
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser analisados por meio de percentagem, média, mediana, desvio padrão etc. 
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significado são básicas no processo.
IV. ( ) Na abordagem quantitativa é possível perceber um vínculo entre a subjetividade do pesquisador e o meio pesquisado. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, V
	
	B
	V, V, V, F
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	F, F, F, V
	
	E
	V, F, V, F    
Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras. As afirmativas II é falsa, uma vez que na abordagem qualitativa, a interpretação dos fenômenos são apresentados de forma descritiva e analisados indutivamente. A afirmativa IV também é falsa, uma vez que na abordagem quantitativa a interpretação dos fenômenos são quantificadas e transformadas em números. (JUSTINO, 2011, p.28)
Questão 5/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. Material didático são os “recursos humanos e materiais utilizados para auxiliar e beneficiar o processo ensino e aprendizagem.”(Karling ,1991 apud Barbosa, 2000, p.24).
Porque
II. Esses recursos podem ser encontrados somente no ambiente educacional, incentivando e motivando na busca por novos conhecimentos.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As duas assertivas são verdadeiras, onde a segunda assertiva justifica a ideia apresentada na primeira.
	
	B
	As duas assertivas são falsas.
	
	C
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I. Os recursos podem ser encontrados dentro ou fora do ambiente educacional. Os materiais didáticos podem incentivar a observação e a atenção do aluno sobre o que ocorre ao seu redor, motivando-o na busca por novos conhecimentos. JUSTINO, 2011, p. 111)
 
	
	D
	A assertiva I é verdadeira mas contraria a ideia da assertiva II.
	
	E
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
 
Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
A atividade de pesquisa na formação profissional contribuirá para a compreensão dos assuntos estudados, no aprimoramento das funções e na busca de reconhecimento e soluções de problemas. A pesquisa, embora voltada para teoria, está vinculada à ação e ao pensamento. Tudo o que buscamos investigar está relacionado aos interesses da nossa realidade.
Considerando os conteúdos abordados no livro, a pesquisa e a prática profissional na formação de professores são importantes pois...
I. ( ) Ambas estão relacionadas a articulação da teoria e da prática pedagógica;
II. ( ) A pesquisa reflete sobre a prática docente mas não reflete na realidade educacional;
III. ( ) Ambas influenciam na formação do profissional e não na área de educação;
IV. ( ) Por meio da pesquisa e prática profissional busca-se contribuir com a qualidade de ensino e na formação de indivíduos conscientes e preparados para formação de uma sociedade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III apenas
	
	B
	Afirmativas II e IV apenas
	
	C
	Afirmativas I e IV apenas
Você acertou!
As afirmativas I e IV são verdadeiras. A pesquisa e a prática profissional possibilitam compreender o processo de construção do conhecimento, buscando adotar uma atitude de investigação autônoma, favorecendo a melhoria do preparo e capacitação do professor.(JUSTINO, 2011, p.54)
 
 
	
	D
	Afirmativa IV apenas
	
	E
	Afirmativa I apenas
Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
No processo de aprendizagem é importante que o aluno participe da construção de materiais que serão utilizados. Existem vários e diferentes materiais a serem utilizados em sala de aula, desde os confeccionado com sucatas, passando pelo quadro de giz, TV, até os modernos materiais com novas tecnologias.
Conforme estudos do conteúdo e do livro base, analise as afirmativas abaixo sobre a utilização da sucata como recurso pedagógico.
I. ( ) Por sucata podemos entender como todo material considerado inútil, que pode ser reciclado e reaproveitado, transformado e utilizado com diferentes finalidades: artesanais, decorativas, recreativas, educacionais.
II. ( ) A utilização de sucatas como material didático na escola, apresenta aspectos negativos, pois ao participar da confecção do material distrai a atenção do estudante , perdendo assim o interesse pela aprendizagem.
III. ( ) A utilização de sucatas para confecção de materiais,  proporciona nos alunos distração das estruturas cognitivas inibindo sua autonomia, como consequência interrompe a construção do seu próprio conhecimento.
IV. ( ) Pela possibilidade de ser utilizada para a construção de material didático interessante para o ensino e aprendizagem, a sucata não é lixo, além de que, ao ser recolhida, estaremos contribuindo para a redução de resíduos jogados no meio ambiente.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	As afirmativas II, III e IV apenas
	
	B
	As afirmativas I, II e IV apenas
	
	C
	As afirmativas I e IV apenas
Você acertou!
As afirmativas I e IV são verdadeiras. Sucata é todo material considerado inútil, que pode ser reciclado e reaproveitado e transformado em objetos para serem utilizados com diferentes finalidades: artesanais, decorativas, recreativas, educacionais etc. sucata não é lixo, ela pode virar um rico material didático e interessante para o ensino e aprendizagem, além de que, ao ser recolhida, estaremos contribuindo para a redução de resíduos jogados no meio ambiente. As afirmativa II e III são falsas.  Na escola, a utilização de sucatas como material didático já apresentou aspectos positivos, pois ao participar da confecção do material estimula a criatividade do aluno bem como desperta seu interesse. Ao utilizar a sucatas para confecção de materiais, o professor proporciona nos alunos o desenvolvimento das estruturas cognitivas importantes para que se desenvolva a autonomia, adquirindo as potencialidades para que possa construir seu próprio conhecimento. (JUSTINO, 2011,p.117)
 
	
	D
	As afirmativas II e III apenas
	
	E
	As afirmativas I e III apenas
 
Questão 8/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados e no livro base, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O ensino e a educação fazem parte da mesma realidade, mas se referem a dimensões diferentes. 
Porque
II. A educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A assertiva I contraria a ideia expressa na assertiva II
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda justifica e complementa a ideia da primeira, pois educação, o ensino e aprendizagem são processo que acontecem com o indivíduo em decorrência da influência do meio onde está inserido. (Justino, 2011,p. 15)
	
	E
	As assertivas I e II são falsas.
Questão 9/10
“A pesquisa
inclui sempre a percepção emancipatória do sujeito que busca fazer e fazer-se oportunidade, à medida que começa a se reconstruir pelo questionamento sistemático da realidade, incluindo a prática como componente necessário da teoria e vice-versa, englobando a ética dos fins e valores” (Demo, 1997, p. 8). 
Com base nas ideias do autor, a pesquisa apresenta duas faces importantes para sua realização.
	
	A
	Uma esta relacionada ao princípio educativo e a outra ao metodológico.
	
	B
	Uma esta relacionada ao princípio científico e a outra ao metodológico.
	
	C
	Uma está relacionada ao princípio científico e a outra ao principio educativo.
Demo coloca a necessidade de uma proposta de teoria e prática que vá além dos muros da escola e da sofisticação instrumental, pois a investigação nos leva à descoberta, criação e diálogo, e apresenta duas faces da pesquisa que se complementam: uma relacionada ao princípio científico e a outra ao princípio educativo. (p. 42)
	
	D
	Uma está relacionada ao princípio metodológico e ao princípio investigativo.
	
	E
	Uma esta relacionada ao princípio investigativo e a outra ao educativo.
 
Questão 10/10
Leia a afirmativa a seguir:
A pesquisa pode ser classificada do ponto de vista do tipo de abordagem em quantitativa e qualitativa. ( JUSTINO,2011, p. 27)
Considerando esta classificação é correto afirmar que:
I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados são traduzidos em números e analisados
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser realizados por meio de porcentagem;
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significados são básicos no processo;
IV. ( ) Na abordagem quantitativa os dados serão apresentados de forma descritiva e analisados indutivamente.
São corretas as afirmativas :
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas III, IV
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III
Você acertou!
As afirmativas II e IV estão incorretas , na abordagem qualitativa os dados serão apresentados de forma descritiva e analisados e na abordagem quantitativa os dados podem ser quantificáveis, traduzidos em números)
	
	D
	Apenas a afirmativa IV 
	
	E
	Apenas as afirmativas II e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando