Buscar

Módulo 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MÓDULO 3: CAMPOS SEMÂNTICOS
MÓDULO 3: CAMPOS SEMÂNTICOS
 
Sabendo que a semântica é o estudo sistemático do sentido nas línguas naturais, devemos compreender que cada maneira de construir a teoria da linguagem resulta em uma semântica peculiar.
Há uma semântica do referente, de tradição lógico-gramatical, herança dos filósofos gregos, em que acredita-se que as palavras remetem aos conceitos e que estes, por sua vez, representam as coisas. Nessa concepção, os conceitos são garantidos pelas coisas do mundo, denominadas referentes e, assim, o mundo é o mesmo para todos.
            A semântica do referente trabalha com essências, em que há um visão una do objeto, relegando o problema da interpretação a um segundo plano. Nessa perspectiva, os conceitos são universais, portanto imutáveis para todo e qualquer ser humano, visto que não importa em que cultura este foi nascido e criado.
Já uma outra vertente, de influência retórica-hermenêutica, transfere o eixo da produção do sentido para o que se passa “de homens para homens” e não simplesmente entre linguagem humana e mundo. Isso quer dizer que, sob essa perspectiva, a produção de sentido é um fenômeno humano, em que há um fazer persuasivo do locutor e um fazer interpretativo do interlocutor.
A análise componencial tem por princípio que a significação das palavras constitui-se de  unidades menores, denominadas "semas", as quais repetem-se nas palavras que fazem parte de um mesmo conjunto, ou de um mesmo campo semântico.
Como exemplo, pensemos em um animal como o cão. Ele apresenta semas do tipo +quatro patas; +com pelos; +late  etc. Cada porção do significado corresponde a um sema e o agrupamento deles dará o todo que se define pelo signo linguístico denominado palavra.
 
 
 
Os elementos básicos de semântica que serão abordados e aplicados nos exercícios, você pode encontrá-los nas obras básicas indicadas a seguir:
 
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica - brincando com a gramática . São Paulo, Contexto,2006.
 ____________.Introdução ao estudo do Léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais