Buscar

relatório de estagio educação infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ADRIELE CINTRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇAO INFANTIL
VENTANIA
2016
ADRIELE CINTRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE SUPERVISIONADO DE EDUCAÇAO INFANTIL
Relatório de Estágio Supervisionado de educação infantil apresentado a UTA Infância e Ludicidade do curso de pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
VENTANIA
2016
Introdução
	O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no CMEI Companhia do saber , tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.
 
	A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.
	Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período de um mês, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.
	Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.
A escola
O estágio supervisionado em Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil companhia do Saber, localizado na Rua Florido Caitano Ferreira n°229, Ventania Paraná.
 O Centro de Educação Infantil têm capacidade para 200crianças. Mas, atualmente atende 130 pequenos infantes, com idade entre três meses e cinco anos. A distribuição se dá da seguinte forma: berçário I – 15 crianças de três meses a um ano e onze meses; berçário II – 18 crianças de dois anos a dois anos e onze meses. Maternal I – 19crianças de três anos a três anos e onze meses; maternal II com duas salas de 19 crianças de quatro anos a quatro anos e onze meses, com atendimento integral. O CEIM ainda conta com duas salas pré-escolares, destinada às crianças com idade de cinco anos a cinco anos e onze meses, nesse caso, o quantitativo é de 20 crianças, nos períodos matutino e vespertino, respectivamente.
 A instituição conta com 8 professores; 5 atendentes; 7 auxiliares pedagógicos; 2 cozinheiras; 1 coordenadora pedagógica e uma diretora.
Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira e um (PC) microcomputador. Uma cozinha equipada com um fogão industrial de quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, batedeira, pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Almoxarifado com mesas e armários. Berçário I – equipado com solário, l moveis e equipamentos adequados para atender as crianças conforme as suas necessidades. Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa com parquinho (escorregador, gira-gira, balanço), caixa de areia, espaço gramado e arborizado para recreação, onde são realizadas as brincadeiras livres.
A sala de aula na qual realizei o estágio, possui 2 grandes janelas, 2 portas de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, um armário, quadro negro, uma televisão, um aparelho de som, um aparelho de dvd, uma mesa do professor, cinco mesas com quatro cadeiras cada, proporcionais ao tamanho das crianças, um ventiladores de teto.
A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. 
A rotina do CMEI é organizada, mas bastante flexível. Está repleto de afetos nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, dar banho, etc. As crianças chegam por volta das sete horas da manha, tomam café, participam das atividades recreativas com assistentes pedagógicas, tomam banho, trocam roupas, almoçam, fazem a higiene bucal e dormem. Às treze horas os pequenos e pequenos lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula, depois juntos com suas professoras aguardam por seus pais, que chegam por volta das dezessete horas. A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem. As docentes as descrevem como animadas, espertas, interessadas, curiosas.
No maternal, onde fiz o estágio, as crianças chega às sete horas da manha, tem aula com a professora regente e aula de educação física 2 horas semanais, saem às onze horas e no contra turno segue a mesma rotina no período vespertino.
O planejamento é feito em nível da unidade, ou seja, segue-se o referencial da Educação Infantil, porém, com ênfase nas peculiaridades de cada instituição. Isto é, conforme acordado no Projeto Político-Pedagógico da unidade de ensino, dessa forma, o professor (a) prepara seus planos de aula que é supervisionado pela coordenadora da unidade.
De acordo com o P.P.P. da escola é elaborado no início de cada ano letivo, objetivos a serem desenvolvidos durante o ano. Com bases nesses objetivos, os professores desenvolvem seus planos de aulas ou projeto.
Considerações finais
Este trabalho foi desenvolvido no CMEI Cia do saber onde eu pude acompanha a rotina numa escola de educação infantil ,o desenvolvimento e a aprendizagem.
Assim posso nota a importância do estagio como uma forma de capacita os estudantes e coloca em pratica as teoria edificando o gosto de ensina, a vivencia com as criança e incrível cada olha de curiosidade e de interesse nos deixa motivado .
Com esse estagio pude troca experiências e aprende muito com as professoras do CMEI , onde todos foram excelentes comigo sempre mostrando interesse em me ajuda .
Referencias 
BRASIL. Constituição. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Senado Federal, 2008.
VERGÉS, Maritza Rolim de Moura; SANA, Marli Aparecida. Limites e Indisciplina na educação infantil. 2 ed. São Paulo: Alínea, 2009. 
GONÇALVES, Kelly Cláudia. Cantando e aprendendo. São Paulo: Rideel, 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais