Buscar

SOCIOLOGIA Juridica

Prévia do material em texto

Sociologia
Geral e Jurídica 
Andressa Araújo Freitas RA: 316105680 
Cezar Alves Pereira RA: 313200974
Felipe Macedo da Silva RA: 316102827
Karina Havrechko de Souza Reis RA: 316105180
Wesderley Luís de Lima RA: 315204418
Um dos pontos centrais da teoria de Karl Marx está na existência da propriedade privada e nos meios de produção, pois, através deles há consequências sociais e politicas. Investigue essa questão e disserte sobre quais conflitos surgem através desses dois pontos.
R: Para Karl Marx a existência da propriedade privada e dos meios de produção trazem consequências negativas para o povo , pois esses sistemas são responsáveis pela divisão da sociedade em classes o que faz o povo ser a classe menos favorecida, e a minoria burguesa se tornar a detentora do poder sobre o povo, assim gerando exploração da força de trabalho, opressão, muros sociais os quais não permitem o povo se colocar em uma situação de igualdade perante a elite, e a alienação que é o fruto da exploração de trabalho que torna o homem incapaz de argumentar sobre as questões da sociedade por não estar a par do todo. 
O que vem a ser materialismo e dialética na teoria de Karl Marx? 
R: O materialismo dialético é a concepção filosófica do partido marxista iluminista. Chama-se materialismo dialético porque o seu modo de abordar os fenômenos da natureza, seu método de estudar esses fenômenos e concebe-los é dialético, e sua interpretação dos fenômenos da natureza, seu modo de focaliza-los, sua teoria, é materialista. 
O materialismo histórico é a aplicação dos princípios do materialismo dialético ao estudo da vida social, aos fenômenos da vida em sociedade, ao estudo desta e da sua história. 
Caracterizando seu método dialético, Marx e Engels se referem com frequência a Hezel como o filósofo que formulou os princípios fundamentais da dialética, mas isso não quer dizer que a dialética de Marx e Engels seja idêntica a dialética hegeliana. Na realidade, Marx e Engels só tomara da dialética de Hezel sua “medula racional”, abandonando a involucro idealista hegeliano e desenvolvendo a dialética para dar-lhe uma forma científica racional. 
O Estado do bem- estar social serve basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos fortemente utilizado na Europa. Porém, o mesmo entrou em crise na década de 1970. Por favor, pesquisar e mostrar as qualidades reais do Estado do bem-estar social e o que culminou sua crise. 
R: O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade,Os países citados acima ainda apresentavam uma estrutura social tradicional baseada na reconhecida divisão entre súditos e governantes. As políticas assistenciais desenvolvidas por esses países se situavam no campo 
O que significa garantir acesso à justiça na teoria jurídica? 
R: O acesso a justiça na teoria jurídica diz que é um direito de todos e essencial ao completo exercício da cidadania. A tutela jurisdicional é exercida através da garantia de acesso à justiça e se constitui um dos maiores instrumento para garantir uma ordem jurídica justa e então efetivar o exercício da cidadania plena. 
Qual o significado de cidadania no âmbito da justiça?
R: A cidadania é uma conquista diária. Não há como compreendermos o conceito de cidadania sem buscarmos uma hermenêutica zetética, isto é, considerando seus vários aspectos e relacionando-a com os direitos humanos, com a democracia e com a ética. Cidadania implica em vivência na sociedade, na construção de relações, na mudança de mentalidade, na consciência e reinvindicação dos direitos, mas também no cumprimento dos deveres. Isto não se aprende com teorias, mas na luta diária, nos exemplos e principalmente com a educação de qualidade, grande propulsora para que o indivíduo possa desenvolver suas potencialidades e conscientizar-se de seu papel social que pode e deve fazer diferença na construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.

Continue navegando