Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem apanhadao thalita
13 pág.

Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem apanhadao thalita


DisciplinaPsicologia do Desenvolvimento I375 materiais4.272 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem
ok
> Não tem as questões discursivas 
Questão 1: Alexander Neill é um nome importante quando pensamos em uma educação de base humanista. Uma frase sua foi bastante difundida e sintetiza seu pensamento: \u201c gostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico\u201d. Com ela o Autor quis dizer que:
D) A erudição não é garantia de felicidade
Questão 2: Quando assistimos a uma cena triste num filme, é comum nos comovermos imediatamente, chegando a ficar com os olhos marejados. Essa reação , de acordo com a Teria da inteligência emocional, indica que:
D) Reagimos de acordo com nossa mente emocional.
Questão 3: Piaget condena a escola tradicional que se baseia na memorização e no treino intelectual. Tendo em mente as idéias desse autor sobre a Educação, analise as quatro afirmações a seguir:
I \u2013 Ele defende a educação como espaço de construção de autonomia intelectual e moral.
II \u2013 Ele destaca a importância do trabalho em grupo na escola.
III \u2013 Ele entende os erros como situações que favorecem a tomada de consciência dos alunos e com isso, seu progresso cognitivo.
IV \u2013 Ele defende métodos ativos de aprendizagem. Que integrem trabalhos individuais e trabalho em grupo.
A) Todas as afirmativas
Questão 4: A psicanalise é uma vasta teoria sobre o desenvolvimento psíquico humano. Um de seus conceitos principais é o de inconsciente, que foi amplamente difundido e incorporado em nosso dia a dia , o que nem sempre garante uma compreensão clara sobre ele, assinale a alternativa incorreta:
E) O inconsciente é um fenômeno que se manifesta somente numa sessão de análise.
Questão 5: A abordagem humanista destaca algumas importantes características pessoais que o professor deve cultivar em si mesmo para favorecer que o mesmo ocorra com seus alunos. Assinale a alternativa cuja característica não corresponde a essa abordagem:
B) rigidez
Questão 6: Freud afirmou que educar , assim como psicanalisar e governar, é uma ação impossível. O que ele quis dizer com isso? Assinale a alternativa correta:
E) Que são ações nunca são integralmente alcançadas e é impossível controlar e dominar seus efeitos. 
Questão 7: Com relação á abordagem tradicional, assinale a alternativa incorreta:
D) valoriza a heterogeneidade dos alunos.
Questão 8: Dentre os fenômenos que foram conceituados pela psicanalise, há um em especial que interessa ao campo pedagógico. Freud percebeu que , na situação analítica ( e que também ocorre na relação pedagógica) o paciente vive sentimentos que derivaram de relações que haviam sido vivenciadas em relações familiares mais antigas e primitivas. O nome utilizado por Freud para tratar desse fato foi:
B) transferência 
Questão 9: hoje em dia é comum encontramos softwares de educação cujas atividades ou tarefas propostas são organizadas por grau de dificuldade crescente , fornecendo incentivos para o usuário a cada acerto e quando ele consegue passar para um nível de maior complexidade. Com relação as abordagens estudadas nesta disciplina , analise as três afirmações a seguir:
II- Essa organização dos conteúdos em grau crescente de dificuldade é uma característica dos programas de ensino de base tradicional
III- Seguir o ritmo individual do usuário e fornecer um feedback dos seus acertos é um principio adotado pela abordagem humanista.
B) apenas II e III.
Questão 10: A abordagem construtivista de jean Piaget tem inspirado reflexões e praticas educacionais há varias décadas. Por ser muito divulgada, inevitavelmente ocorrem equívocos sobre seus conceitos e proposições. Leia as três afirmações a seguir:
II- o termo construtivismo indica que as nossas estruturas mentais não nascem prontas
III \u2013 O interacionismo de Piaget destaca que tanto o sujeito como o objeto numa relação de conhecimento, modificam -se e influenciam- se mutualmente.
C) II e III corretas
Questão 11: Mariana é professora há 33 anos e se orgulha de manter seus alunos disciplinados em suas aulas , pois,, segundo ela, \u201c o medo dos alunos é o melhor tempero para uma classe disciplinada. Analise e assinale a correta:
C) Mariana baseia-se na visão tradicional de educação , que defende a submissão dos alunos, que devem temer a autoridade do professor .
Questão 12: Num livro de extrema importância para os educadores, intitulado Para onde vai a educação? E comentado em nosso livro texto, Piaget destaca quatro aspectos essenciais para uma educação democrática . Assinale qual alternativa não corresponde a essa concepção sobre o conhecimento humano:
B) disciplina rígida 
Questão 13: A epistemologia Interacionalista tem como um dos seus principais representantes Jean Piaget . Analise as afirmações a seguir e assinale aquela que não corresponde a essa concepção sobre o conhecimento humano:
C) sua compreensão genética do desenvolvimento humano refere \u2013se á dimensão biológica e hereditária.
Questão 14: Duas mães conversam no portão da escola enquanto aguardam seus filhos. Aracy diz: \u201c ah, Carmem , não sei oque fazer com o Junior...ele não para quieto um minuto! Desde bebe ele já era agitado , acho que isso nasceu com ele\u201d . Carmem responde \u201cSei não Aracy, a Janaina era igualzinha e eu dei um jeito nela! Você tem que ser mais firme, tem que por de castigo. É você que tem que saber moldar seus filhos! As opiniões de Aracy e Carmem sobre seus filhos correspondem, respectivamente, a uma visão :
B ) inatista e empirista
Questão 15: Um tema tratado por Piaget e que traz contribuições importantes para a educação é o desenvolvimento da moralidade. A esse respeito, assinale a incorreta:
C) A moral heterônoma é dependente de uma autoridade externa( como pais ou professores)
Questão 16: Tendo em mente os diferentes modos que o inatismo, o empirismo e o interacionismo compreendem o conhecimento e a inteligência humana, assinale a alternativa incorreta:
C) as ideias próprias ao inatismo fundamentaram o desenvolvimento de testes de inteligência ( testes de QI)
Questão 17: Imagine que você está fazendo um estagio numa escola e encontra outra estagiária de pedagogia. Vocês começam a conversar sobre o curso e as teorias de desenvolvimento e ela lhe diz o seguinte: \u201c A teria de desenvolvimento cognitivo de Piaget é muito individualista e racionalista. Para esse autor, a inteligência se resume ao raciocínio lógico e ele não dá nenhuma importância ás relações sociais \u201c. Com base nos estudos sobre essa teoria, assinale a alternativa que indique a resposta correta diante do comentário de sua colega:
D)Discordo totalmente; ele fala da importância das interações , dá influencia do outro no desenvolvimento do pensamento e da moral , e a inteligência é mais do que o pensamento lógico, ela existe desde o bebê.
Questão 18: Demerval Saviani , importante estudioso da educação brasileira, fala de um certo tipo de método de ensino que é basicamente verbal e expositivo e fundamentado no pensamento indutivo, o qual se baseia em três etapas fundamentais : observação, generalização e confirmação. Tal método corresponde a qual corrente epistemológica? 
A ) Empirista 
Questão 19: Tendo por base d desenvolvimento da moralidade. Segundo Piaget, observe a situação a seguir:
\u201c Catarina tem duas filhas: Marina , de 4 anos e meio e Julia de 8 anos. Num dia , ela observa Marina pegando uma boneca da irmã mais velha e escondendo no seu armário. Quando a irmã pergunta pela boneca, Marina diz que não sabe de nada, que não viu a boneca. Na mesma hora , Catarina intervém e diz brava: Marina você esta mentindo, que coisa mais feia! Você não gosta de sua irmã? Você vai ficar de castigo sem ver televisão por uma semana, para aprender a não dizer mentiras. A filha vai correndo pra o seu quarto chorando. Carlos, pai das meninas , diz que ela foi muito severa, mas Catarina discorda : Ela tem que aprender as regras: oque é certo e oque não é, desde cedo! Se eu não for rígida ela não vai perceber