Buscar

Elvis Filme A Onda Código Ética Psicólogo (1)

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA
CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICOLOGO E O FILME A ONDA
Prof. Leonardo Pereti
Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão
A história do filme “A Onda” trata-se de um professor que tenta ensinar seus alunos sobre o movimento autocrata, em que o ambiente escolar seria o local, e os alunos seriam parte do movimento, com regras rígidas e severas, e os alunos inventaram um uniforme e deram um nome ao grupo, denominado “A Onda”.
Com isso, os alunos de fato seguiram a onda do movimento, um típico filme alemão que relembra que a Alemanha não quer repetir os fatos do passado, indicando que o fascismo pode voltar, basta somente um grupo de pessoas para iniciar um movimento cruel.
Outro fator interessante do filme, um dos alunos que tinha maior devoção pelo movimento, já que como sofria abuso psicológico dos alunos da sala, com o surgimento do movimento, ele passou a ter respeito entre os colegas, e após a ameaça do grupo ser dissolvido, o aluno se suicidou com uma arma.
No âmbito psicológico, o filme pode ser diretamente relacionado com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o quanto o ser humano pode ser facilmente influenciado por questões de, principalmente pelo fato dos alunos serem adolescentes, em que um aluno adolescente, considerado emocionalmente instável, com um lar inconstante e com um contexto familiar em tensão e conflituoso, o aluno se vê próximo de um líder, tratando o movimento como uma família, sendo necessário, para evitar casos como esses, seria necessário o acompanhamento psicoterapêutico prévio.
Portanto, pode-se depreender que, o Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), no art. 1°, letra d, é dever do profissional psicólogo prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal, o que caberia nesse caso, após a situação vivenciada.
Além disso, no Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), no art. 1°, letra c, o profissional psicólogo deverá prestar serviços psicológicos de qualidade, utilizando estratégias e técnicas psicológicas, auxiliando o paciente, em situações traumáticas, por exemplo. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PSICÓLOGO, Código de Ética Profissional do. XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Brasília, agosto de 2005.

Continue navegando