Buscar

DIDÁTICA SIMULADO

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0304_EX_A2_201708208721_V1 
	26/03/2018 21:18:53 (Finalizada)
	Aluno(a): LUCIMARA DO ROSARIO RABELO PINHEIRO
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	201708208721
	 
	Ref.: 201708259959
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. O trecho acima apresenta ideias de um documento publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Este documento ficou conhecido como:
		
	
	Manifesto dos Primeiros Educadores da Educação Nova;
	 
	Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
	 
	Documento de Manifesto dos Educadores da Escola Libertadora.
	
	Documento de Manifestação dos Novos Educadores;
	
	Manifesto dos Pioneiros da Escola Libertadora;
	
	 
	Ref.: 201708836297
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde seenviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escolaera horrível ¿ e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...]Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi,não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. (RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.) O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por: I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino; II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças; III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias; IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural. São corretos:
		
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas
	
	I, II, III e IV.
	
	 
	Ref.: 201709115700
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.(ENADE 2011) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
		
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	 
	Ref.: 201708492486
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"É em razão dessas demandas que a didática precisa incorporar as investigações mais recentes sobre modos de aprender e ensinar e sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Mais precisamente, será fundamental entender que o conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar. Nesse caso, a característica mais destacada do trabalho de professor é a mediação docente pela qual ele se põe entre o aluno e o conhecimento para possibilitar as condições e os meios de aprendizagem, ou seja, as mediações cognitivas" (LIBÂNEO).
 Assim, a ação do professor deverá contribuir para:
		
	 
	A formação de sujeitos pensantes e críticos com competências para lidar com a realidade.
	
	Um ensino que privilegie a atividade do aluno e esteja centrado no professor.
	
	A formação de um sujeito que depende sempre do professor para aprender.
	
	A organização da sala de aula a partir das necessidades do professor para o processo de ensino.
	
	Um ensino que conforme o estudante para o respeito e a obediência em qualquer situação.
	
	 
	Ref.: 201709349965
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação às colocações de Castro (1991) acerca da trajetória da Didática, analise e faça a correlação coerente entre as colunas.  Em seguida marque a única opção que apresenta os resultados na ordem correta. 
1. COMÊNIO
2. ROUSSEAU
3. HERBART
4. PESTALOZZI
5. DEWEY
( ) Autor do Manual Didática Magna.
( ) Suas ideias inspiraram os teóricos da escola nova.
( ) Defende a ideia da "Educação pela Instrução" - relevância do aspecto metodológico: método único de ensino.
( ) Segundo ele a educação é um processo natural, os verdadeiros professores são a natureza, a experiência e o sentimento. Para esse pensador, a criança nasce boa, a sociedade que a corrompe. Autor de O Emílio. 
( ) Segundo ele a educação escolar deveria ser desenvolvida a partir do método intuitivo, assim, poderia conduzir os alunos a desenvolver "o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos da natureza e a capacidade de linguagem, através da qual se expressa em palavras o resultado das observações".
		
	
	1, 4, 3, 5, 2
	
	2, 5, 1, 4, 2
	
	1, 5, 3, 4, 2
	
	2, 5, 1, 2, 4
	 
	1, 5, 3, 2, 4
	
	 
	Ref.: 201708477369
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O autor da didática Magna é:
		
	 
	Comenius
	
	Herbart
	
	Vygotsky
	
	Piaget
	
	Paulo Freire
	
	 
	Ref.: 201709010241
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas para se desenvolverem intelectual e moralmente, assim como Herbart, a partir de seu método único de ensino. Na perspectiva desses pensadores, analise as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA:
I - buscam por um método de ensino mais racional, ordenado, sistematizado e mais apropriado para garantir que os indivíduos se acomodem ao sistema escolar. 
II - buscam pela construção de uma sociedade democrática, a partir da educação transformadora.
III - defendem uma escola universal, partindo do pressuposto da generalização, da linearidade e da aplicação do conhecimento assimilado passivamente pelo aluno. 
IV - promovem a construção de um projeto educativo que seja inclusivo e que respeite a pluralidade cultural.
		
	
	I, II e IV estão corretas.
	 
	II, III e IV estão corretas.
	 
	I e III estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	 
	Ref.: 201708252569
		
	
	 8aQuestão
	
	
	
	
	A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se torna uma instituição, inaugurando-se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse contexto, a Didática Magna teve como representante:
		
	
	J. Dewey
	
	Jean Jacques Rousseau
	
	Henrique Pestalozzi
	
	J. Friedrich Herbart
	 
	João Amós Comênio

Continue navegando