Buscar

Trabalho de campo curva abc


Continue navegando


Prévia do material em texto

Centro Universitário Newton Paiva
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
GESTÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM
Trabalho de Campo – Análise de gestão de estoques pela Curva ABC
Belo Horizonte
2016
Trabalho de Campo – Análise de gestão de estoques pela Curva ABC
Thales Felipe Chaves
Thalita Otoni De Moura
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Gestão de Estoque
Prof.: Sergio Rafacho
BELO HORIZONTE
2016
Análise de gestão de estoques pela Curva ABC
A empresa Mix Pan tem investido maciçamente em seus estoques, porém percebe-se que tais investimentos não estão sendo otimizados no sentido de maximização de seus resultados. A empresa tem apresentado problemas em relação à sua gestão de estoques. Há ocorrências de falta de itens para atendimento de seus clientes ao mesmo tempo em que foi observada uma quantidade excessiva de estoques de outros itens que possuem nível de venda incompatível com os quantitativos armazenados.
Considerando as observações realizadas na empresa, percebeu-se que a empresa Mix Pan gerencia seus estoques baseado apenas na percepção empírica de seus gestores sobre as vendas de seus produtos, não utilizando ferramentas técnicas de gestão de estoque que poderiam contribuir com a otimização dos recursos investidos em estoques.
Empresa Mix Pan
38% dos produtos da Empresa Mix Pan correspondem a 80,38% das vendas, e são classificados como nota A na curva ABC.
30% dos produtos da Empresa Mix Pan correspondem a 15,10% das vendas, e são classificados como nota B na curva ABC.
32% dos produtos da Empresa Mix Pan correspondem a 4,52% das vendas, e são classificados como nota C na curva ABC.
O gestor deve se orientar na hora das compras, priorizando a obtenção de itens que estão classificados como A na curva ABC de vendas e C em Classificação de Estoques. Quanto ao estoque dos Itens classificados como C na curva ABC de vendas, o gestor deve suspender as compras imediatamente e fazer uma nova análise. Levando em consideração os dias de estoque destes produtos.
Com a utilização da Curva ABC, será muito mais fácil para o gestor gerenciar seu estoque dentro da organização, por isso é importante conhecer todas as variáveis desta ferramenta. 
Chegamos então á conclusão, que com a utilização da Curva ABC, será muito mais fácil para o gestor gerenciar seu estoque dentro da organização, a partir desta classificação priorizamos aqueles produtos de classe A nas políticas de estoques devido à maior importância econômica. Desta forma, os itens classe A receberão sistematicamente maior atenção do que itens classe C, em termos de análises mais detalhadas, menores estoques, maiores giros, menores lotes de reposição, mais contagem, etc.
BIBLIOGRAFIA
http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-curva-abc-analise-de-pareto-regra-80-20/
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Tradução de Elias Pereira. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2001. 532 p.
CORRÊA, Joary. Gerência econômica de estoques e compras. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1979.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 4. ed. Rio de Janeiro: Campos, 2001. 409 p.
FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, Floriano do Amaral. Administração de materiais e do patrimônio. São Paulo: Thomson, 2002. 310 p