Buscar

Albert Bruce Sabin Poliomielite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Albert Bruce Sabin – Desenvolvedor da vacina oral contra a Poliomielite
Albert B. Sabin nasceu na cidade de Bialystok, Rússia (atual Polônia), em 26 de agosto de 1906. Aos quinze anos, mudou-se com toda a família para os Estados Unidos. Obteve seu diploma em 1931, pela Universidade de Nova Iorque [1].
O Dr. Sabin juntou-se à equipe do Instituto Rockefeller em Nova York em 1935. Quatro anos depois, mudou-se para a Children's Hospital Research Foundation em Cincinnati, Ohio, onde sua pesquisa inovadora demonstrou vírus de poliomielite não só crescem nos tecidos nervosos, mas também vivem no intestino delgado. Introduzindo esta nova ideia de enterovírus - vírus que vivem "no intestino" - para o sociedade médica [2], o Dr. Sabin pôde provar que a poliomielite é essencialmente uma infecção do trato digestivo e a pólio pode ser prevenida por uma vacina oral.
Em 1960, depois de 25 anos de estudos, se convenceu de que o vírus da poliomielite viveu principalmente nos intestinos, o Dr. Sabin concentrou-se no isolamento de uma forma mutante do vírus da poliomielite incapaz de produzir a doença e, portanto, segura para a introdução no corpo humano. Este vírus avirulento se reproduziu rapidamente nos intestinos, deslocando formas letais do vírus da poliomielite e proporcionando proteção contra a doença. A visão final do Dr. Sabin foi identificar um vírus da poliomielite variante vivo e seguro que poderia ser administrado oralmente para combater a poliomielite.
Dr. Sabin e seus associados de pesquisa ingeriram pela primeira vez os próprios vírus avirulentos vivos antes de experimentar outros [2]. Em última análise, uma vacina Sabin bem-sucedida foi utilizada para erradicar a poliomielite em todo o mundo.
A vacina de Sabin era mais completa que a anterior, a vacina de Salk, que era eficaz na maioria das complicações, mas não era muito eficiente na prevenção.
Por esse motivo, em 1957, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu testar a vacina no mundo. Comprovada a eficiência do produto, este foi lançado no mercado em 1961/62, eliminando a pólio dos países por ela atingidos [3]. 
Albert Sabin renunciou os direitos de patente para facilitar a utilização da vacina em todas as partes do mundo.
Albert Sabin faleceu em Washington no dia 3 de março de 1993, mas seu nome continuou a ter força e impacto significativo em toda a comunidade científica internacional.

Outros materiais