Buscar

ATIVIDADES DE LIBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Devido ao desconhecimento muitas pessoas ainda referem-se aos surdos de maneira equivocada, usando o termo: 
	
	
	
	
	
	
	Surdo bobo.
	
	
	Surdo tolo.
	
	
	Surdo mudo.
	
	
	Surdo gago
	
	
	Surdo cego.
		2.
		"Os surdos, portanto, formam uma organização social autêntica, um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, nos quais prevalecem as construções significativas de uma comunidade minoritária, que passa pela mudança de paradigma da deficiência para o de minoria linguística e cultural." (KAUCHAKJE apud SILVA, KAUCHAKJE e GESUELI, 2003, p. 58). Nesse texto, a autora afirma que: 
	
	
	
	
	A identidade surda considera que os sujeitos surdos devem se comunicar através da leitura labial e viverem sob a ótica da deficiência. 
	
	
	A rejeição a identidade surda é comum e de certa forma compreensível. 
	
	
	A identidade do deficiente auditivo, também com surdez congênita ou adquirida, se diferencia por negar a língua de sinais, segue um modelo cultural ouvintista (sofre influência da família e médicos, seu modelo social é a pessoa ouvinte). 
	
	
	A identidade surda passa por processos comuns a outros grupos, mas como os surdos são minorias, o assunto não é tão abordado. 
	
	
	A identidade surda é o que confere ao sujeito surdo a sua legitimidade, o que constitui seus traços psicossociais, de um singular-coletivo, sobretudo, o entrelaçamento cultural a partir da LIBRAS. 
			3.
		A datilologia é um mecanismo de empréstimo linguístico entre a LIBRAS e a língua portuguesa, porque:
	
	
	
	
	Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na língua de sinais americana novas palavras que não tem sinais próprios na LIBRAS. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico.
	
	
	Datilologia é uma propriedade da gramática da LIBRAS.
	
	
	Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
	
	
	Não Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
	
	
	Essa função de emprestar ou importar di português para a LIBRAS palavras sem referente lexical (sinal próprio) não cabe a datilologia.
	
		4.
		Algumas perspectivas para o auxílio da educação de surdos foram tomadas em relação a este processo. Atualmente há a possibilidade de contratação de um profissional bilíngue (língua de sinais e língua portuguesa) que atua na interpretação/ tradução dos conteúdos curriculares e atividades acadêmicas, envolvidas na escola. Sua função principal é a de permitir o acesso às informações veiculadas, principalmente, em sala de aula, no mesmo nível e complexidade que as recebem os demais alunos, dadas as características deste profissional, estamos diante de um:
	
	
	
	
	Professor Instrutor de LIBRAS
	
	
	Professor especializado 
	
	
	Professor intérprete
	
	
	Professor de ensino regular 
	
	
	Professor Itinerante
	5 - A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), em português é definida como:
	
		
	
	
	
	Lugar onde se guardam materiais de limpeza.
	
	
	Lugar onde se guardam veículos
	
	
	Lugar onde se guardam louças. 
	
	
	Lugar onde se guardam facas.
	
	
	Lugar onde se guardam roupas.
		.
		Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:
	
	Raio
	
	
	Rata
	
	
	Rato
	
	
	Rafa
	
	
	Rifa
		
		7- Ao abordar questões relacionadas à utilização da LIBRAS, principal meio de comunicação entre pessoas com surdez, explicita-se o papel da Educação, tanto para aprendizagem dessa língua quanto para a intermediação com as práticas pedagógicas. Nesse contexto é possível afirmar que:
	
	
	
	
	O tradutor e o intérprete podem desenvolver o mesmo papel frente ao ensino de LIBRAS.
	
	
	O professor especializado não necessita de formação específica em LIBRAS.
	
	
	A intermediação do conhecimento será feita exclusivamente pelo tradutor.
	
	
	O professor fluente em LIBRAS é o mais habilitado para transmitir conhecimentos aos alunos surdos.
	
	
	O professor de português é o mais habilitado a ministrar aulas de LIBRAS.
		8.
		Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à Língua de Sinais, que exige uma associação entre língua e os sinais, normalmente as pessoas apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções: 
	
	
	
	
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade semelhante às línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva é estabelecida através do canal oral-auditivo também.
	
	
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção e percepção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visual-espacial.
	
	
	A Língua de Sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
	
	
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
	
	
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito.
	
		1.
		 em datilologia completa o provérbio:
	
	Dinheiro na mão é_____________.
	
	
	Água mole __________ dura tanto bate até que fura.
	
	
	Mais vale um ___________ na mão do que dois voando. 
	
	
	Nem que a _______ tussa.
	
	
	Casa que todos mandam quem tem __________ obedece.
		2.
		Com relação à identidade surda, é correto afirmar que(QUESTÃO 52 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEESP)
	
	
	
	
	o surdo se utiliza da cultura ouvinte.
	
	
	a escrita do surdo aproxima-se da escrita do ouvinte.
	
	
	a cultura surda se confunde com a do ouvinte.
	
	
	ser surdo é pertencer a um mundo de experiência visual.
	
	
	o surdo pronuncia o som das palavras.
		3 -Vimos na aula 1 que a rejeição à identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência. Quanto a essa afirmativa, temos a seguinte consequência:
	
	
	
	
	Preconceitos e estereótipos sociais não existem sobre a identidade surda.
	
	
	Não há problema ou consequência nenhuma negar a identidade surda, já que eles não tem identidade própria.
	
	
	surdos possuem identidade própria, mas não há problema resistir à sua identidade, porque eles devem se submeter a identidade ouvintista (dos ouvintes)
	
	
	Quando esse julgamento endurece e se generaliza, transforma-se num estereótipo, num clichê, num preconceito, numa resistência negativa à identidade do Outro.
	
	
	Os surdos precisam se adaptar à identidade dos ouvintes, ao invés de formar outra comunidade identitária.
	
		4.
		A Lei 10.098/00 fala sobre acessibilidade e o Art. 17 afirma que "O Poder Público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer". De acordo com a legislação e pensando nas pessoas surdas, é CORRETO
afirmar que:
	
	
	
	
	Não há necessidade de leis sobre esse assunto, pois a acessibilidade e a inclusão no Brasil acontecem naturalmente.
	
	
	Os surdos conseguem fazer uma boa leitura labial, mas não conhecem o português, sendo assim as legendas são desnecessárias.
	
	
	É preciso que haja intérpretes de Braille na televisão para garantir acessibilidade aos deficientes auditivos.
	
	
	O uso da LIBRAS e da legenda em programas televisivos representam uma garantia do direito de acesso à informação aos surdos.
	
	
	O intérprete de LIBRAS é um profissional desnecessário para promover acessibilidade dos surdos.
		5.
		Marque a alternativa em que a datilologia apresentada corresponde ao nome de uma cidade:
	
	Piauí
	
	
	Paty
	
	
	Paris
	
	
	Portugal
	
	
	Pantanal
		6.
		Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de uma parte do corpo humano:
	
	Braço
	
	
	Fígado
	
	
	Cérebro
	
	
	Coração
	
	
	Cabeça
7- Marque a alternativa em que aparece o nome correspondente ao meio de transporte apresentado:
	
	Avião
	
	
	Carro
	
	
	Taxi
	
	
	Ônibus
	
	
	Trem
		8.
		Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:
	
	Livre
	
	
	Litro
	
	
	Livro
	
	
	Livra
	
	
	Limo
		9 - A reflexão sobre o estranhamento e a interação entre pessoas surdas e ouvintes foi ignorada na formação escolar brasileira durante longo tempo. A importância das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva a desses dois grupos de alunos e cidadãos permite a seguinte afirmativa: 
	
	
	
	
	É certo que as políticas linguísticas e educacionais devem ter como foco a instrumentalização dos seres humanos para a inter-relação com outros seres humanos. Mas somente para os professores que lidam com os alunos surdos, porque os surdos para não se ferirem com as ofensas de quem escuta, devem manter-se entre eles. 
	
	
	A inclusão é um movimento político que busca a equiparação de direitos. Durante vários anos as pessoas surdas e ouvintes não conviviam no mesmo espaço, mas agora agem e relacionam-se num espaço comum, uma escola de todos, para todos e construídas por todos, é válida e necessária a construção da cultura inclusiva.
	
	
	A inclusão como movimento político traz à tona os problemas associados às pessoas com deficiência, que vivem isoladas. Agora, efetivá-las para que todos os tipos de gente possam conviver e se relacionar é um outro problema, porque pessoas com deficiência devem viver com pessoas com deficiência, somente. 
	
	
	A narrativa da inclusão no campo dos estudos culturais ou estudos surdos vai assumir a narrativa dos ouvintes, por meio de relatos dos ouvintes como eles veem os surdos em seus espaços, antes não frequentados pelos surdos.
	
	
	É mister ou necessário democratizar o uso e ensino da LIBRAS para os surdos, já que a LIBRAS é a linguagem de gestos dos surdos oralizados e compreende um instrumento de comunicação restrita. 
		10 - Nas comunidades sinalizantes é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL. Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de "batismo" dentro dessas comunidades. Desse modo é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Nas comunidades surdas o SINAL de batismo na apresentação pessoal não é tão significativo, já que a pessoa apresenta o seu nome de registro. 
	
	
	Cada pessoa tem um SINAL próprio que faz referência a alguma característica particular dela (somente referência física; física com a primeira letra do nome; um evento marcante etc.).
	
	
	Nas comunidades surdas sinalizantes somente os surdos podem ter SINAL pessoal e por meio dele são conhecidos. Essa característica não se aplica aos ouvintes. 
	
	
	O SINAL de batismo refere-se a uma característica socioeconômica das pessoas surdas, somente.
	
	
	O SINAL é um apelido que os surdos dão aos ouvintes como forma de zombar das pessoas que não sabem LIBRAS.
		11 -Complete a assertiva abaixo com o termo mais adequado ao conteúdos abordados na disciplina: _____________________________ é um movimento político que busca a equiparação de direitos, promovendo modificações/adaptações na sociedade. 
	
	
	
	
	Inclusão 
	
	
	Influência
	
	
	Igualdade
	
	
	Integração
	
	
	Interação
		12 - Durante muito tempo a educação foi caracterizada por sua restrição apenas a uma camada privilegiada da sociedade, deixando boa parte da população a margem do conhecimento epistemológico. Na história da educação de surdo, por exemplo, é possível notar que o processo de inclusão foi muito mais demorado e árduo. Dito isto, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às quatro etapas da história da pessoa surda. 
	
	
	
	
	Segregação, exclusão, integração e inclusão.
	
	
	Exclusão, integração, segregação e inclusão.
	
	
	Integração, exclusão, segregação e inclusão. 
	
	
	Segregação, integração, exclusão e inclusão.
	
	
	Exclusão, segregação, integração e inclusão.
		13 - A datilologia é um mecanismo de empréstimo linguístico entre a LIBRAS e a língua portuguesa, porque:
	
	
	
	
	Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na língua de sinais americana novas palavras que não tem sinais próprios na LIBRAS. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico.
	
	
	Essa função de emprestar ou importar di português para a LIBRAS palavras sem referente lexical (sinal próprio) não cabe a datilologia.
	
	
	Datilologia é uma propriedade da gramática da LIBRAS.
	
	
	Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
	
	
	Não Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
		14 - Marque a alternativa em que explica porque a datilologia da palavra "abacate" está incorreta:
	
	
	
	
	Porque a letra B foi substituída pela letra D
	
	
	Porque a letra C está com traços de movimento
	
	
	Porque a letra A foi produzida igual à letra S
	
	
	Porque a letra E deveria estar com dedos em separados
	
	
	Porque a letra T foi substituída pela letra F 
AULA 2 
		1 - A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS: 
	
	
	
	
	Levar o usuário a fazer uso pleno da LIBRAS.
	
	
	Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado. 
	
	
	Causar cansaço e desgaste em quem a utiliza.
	
	
	Estabelecer o diálogo entre surdos e ouvintes o tempo todo. 
	
	
	Embaraçar a vista de quem precisar associar a palavra soletrada à palavra em português.
		2 - Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO:
	
	
	
	
	Os sinais que estão utilizando aliados ao contexto.
	
	
	A posição do corpo e a expressão facial aliadas ao tipo de sinal utilizado.
	
	
	A boa formação dos sinais.
	
	
	A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
	
	
	A configuração das mãos e seus usos.
		3 - Umas das formas
de saudação em LIBRAS, que traz consigo uma informação cultural e idiomática, é o cumprimento SAÚDE-BEM. Assinale a ÚNICA opção que traduz o sentido dessa saudação para a língua portuguesa: 
	
	
	
	
	Aonde você vai?.
	
	
	Como vai você?. 
	
	
	Você está doente?.
	
	
	Onde você mora?.
	
	
	Quantos anos você tem?.
		4 - Uma língua específica desenvolve infinitas combinações linguísticas (ou seja, na língua) que formam as regras desse idioma.
 Dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA: 
	
	
	
	
	A libras não possui sinais gramaticalizados.
	
	
	A libras possui gestos gramaticalizados que satisfazem a comunicação entre os surdos.
	
	
	A libras possui os elementos gramaticais similar às línguas orais como, por exemplo, a sintaxe. 
	
	
	A libras possui os elementos gramaticais, mas de forma irregular.
	
	
	A libras possui gestos gramaticalizados.
		5 - A LIBRAS é uma língua, pois possui gramática e um sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases, altamente complexo como as demais línguas: Desse modo, sua denominação correta:
	
	
	
	
	Lìngua de gestos brasileira
	
	
	Língua belga de sinais
	
	
	Língua brasileira de sinais
	
	
	Linguagem brasileira de sinais
	
	
	Língua maranhense de sinais
		6 - A fluência em LIBRAS não implica:
	
	
	
	
	A competência no uso e leitura da datilologia.
	
	
	A ampliação da consciência corporal e uso do espaço.
	
	
	A uso de leitura labial.
	
	
	O uso da expressão corporal e facial.
	
	
	O conhecimento dos sinais e competência em seu uso.
		7 - Em Informação Cultural (IC), a expressão idiomática em LIBRAS cujos sinais se referem a "Como vai você?" em português, se traduz com qual das estruturas frasais a seguir: 
	
	
	
	
	Viver B-E-M.
	
	
	Conhecer B-E-M.
	
	
	Saber B-E-M.
	
	
	Saúde B-E-M.
	
	
	Andar B-E-M.
		
		Embora de modalidade linguística diferente das línguas orais, há vários níveis gramaticais que podem ser encontrados nas línguas orais e nas línguas viso-espaciais. Assinale o nível de descrição da linguística que não é encontrado nas línguas orais: 
	
	
	
	
	Sintático.
	
	
	Quirológico.
	
	
	Semântico.
	
	
	Morfológico.
	
	
	Pragmático.
		9 - Em Informação Linguística (IL) tem-se que as frases em Libras, muitas vezes, omitem algumas palavras que são usadas na língua portuguesa; em outras palavras, são construções sintéticas, econômicas. Quer um exemplo? Em português, dizemos qual é o seu nome? Em Libras, basta sinalizar:
	
	
	
	
	Qual nome?
	
	
	Fale nome?
	
	
	Que nome?
	
	
	Diga nome?
	
	
	Seu nome?
		10 - No que diz respeito à língua de sinais brasileira, é correto afirmar que: 
	
	
	
	
	como todas as línguas orais apresenta os níveis linguístico, fonológico, morfológico, sintático e semântico. 
	
	
	é uma língua limitada e expressa apenas informações corretas. 
	
	
	se apresenta igual às línguas orais. 
	
	
	é uma língua única e universal. 
	
	
	é um conjunto de gestos que interpretam as línguas orais. 
		11-Quadros e Karnopp (2004) afirmam que pesquisas realizadas em diversos países procuram descrever, analisar e demonstrar o status linguístico das línguas de sinais, desmistificando concepções inadequadas sobre elas. Sendo assim, analise as afirmações abaixo.
    I. As línguas de sinais derivaram da comunicação gestual dos ouvintes. 
    II. A língua de sinais é um sistema de comunicação superficial.
    III. As línguas de sinais estão representadas no hemisfério direito do cérebro.
    
	
	
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	
	Apenas a alternativa II está correta.
		12 -A LIBRAS é um sistema de signos linguísticos, organizada gramaticalmente e que se constitui de palavras e por elas de frases, discursos, enunciados, orações. Marque a ÚNICA opção que é VERDADEIRA:
	
	
	
	
	A LIBRAS é uma língua, pois possui gramática e um sistema abstrato signos linguísticos.
	
	
	A LIBRAS é uma linguagem universal.
	
	
	A LIBRAS é um sistema agramatical.
	
	
	A LIBRAS é uma mistura de gestos e pantomimas.
	
	
	A LIBRAS é uma língua, mas que depende da língua portuguesa.
		13- Como todas as línguas, a LIBRAS também pode se constituir como objeto de estudo. Os parâmetros para estudá-la são: 
	
	
	
	
	A partir de estudos comparativos. 
	
	
	Os mesmos das línguas orais. 
	
	
	Os mesmos das línguas ágrafas. 
	
	
	A partir de categorias áudiomotoras. 
	
	
	A partir de padrões próprios. 
		14- Para a boa formação de sinais da LIBRAS são cinco os parâmetros exigidos, a saber: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões não-manuais e: 
	
	
	
	
	Largura
	
	
	Dinamização
	
	
	Volume
	
	
	Tamanho
	
	
	Orientação
		15- Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções: 
	
	
	
	
	A língua de sinais é um sistema linguístico inferior as demais línguas
	
	
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial. 
	
	
	A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
	
	
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito. 
	
	
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. 
		16 - A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
	
	
	
	
	Do uso de sinais orais transformados em datilologia.
	
	
	Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
	
	
	Do uso de sinais espaciais e visuais que têm exclusivamente as mãos como suporte.
	
	
	Do uso exclusivo de sinais orais e viso-espaciais.
	
	
	Do uso da datilologia exclusivamente.
		17 - Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua. Desse modo, marque a opção que se associa aos estudos de Saussure:
	
	
	
	
	As línguas de sinais são apenas linguagem, sem estruturas gramaticais.
	
	
	"Línguas dependem do cérebro humano, não do ouvido humano". (William Stokoe) 
	
	
	As línguas de sinais não são sistemas linguísticos desenvolvidos. 
	
	
	Línguas orais são superiores às línguas de sinais.
	
	
	Línguas de sinais não são línguas.
		18 - Sendo a língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: 
	
	
	
	
	Língua oficial dos surdos de outros países.
	
	
	Meio precário de comunicação e expressão que respalda os direitos da comunidade surda.
	
	
	Forma de comunicação e expressão com estrutura gramatical própria usada pelos surdos brasileiros.
	
	
	Obrigação institucionalizada das concessionárias de serviços públicos apoiarem a comunidade surda.
	
	
	Sistema linguístico substitutivo à modalidade escrita da língua portuguesa nas comunidades surdas.
		19 - As línguas de sinais são compostas por cinco parâmetros. Dentre
eles o movimento, que é realizado por diferentes formas e direção.  Sendo assim, assinale a alternativa em que o vocábulo apresenta movimento.
	
	
	
	
	Sentar.
	
	
	Gostar. 
	
	
	Ajoelhar.
	
	
	Silêncio. 
	
	
	Pensar.
		20 - Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira é verdadeiro afirmar que: 
	
	
	
	
	Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação corpo e ao espaço neutro.
	
	
	Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido com expressões faciais. 
	
	
	Ponto de Articulação refere-se ao movimento que o sinal tem.
	
	
	Ponto de Articulação refere-se a configuração de mãos.
	
	
	Ponto de Articulação refere-se ao sinal datilológico.
		21 - A LIBRAS tem sua estrutura gramatical própria, a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Assinale a ÚNICA alternativa que indica corretamente os cinco parâmetros para formação dos sinais:
	
	
	
	
	Configuração de gestos, Ponto de Articulação, Topicalização, Expressões Faciais e Corporais. 
	
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões gestuais e mímicas. 
	
	
	Datilologia, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais. 
	
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais. 
	
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Fragmentação, Movimento, Orientação, Expressões Manuais e Corporais.
		22 - Segundo Quadros e Karnopp (2004), o parâmetro orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta quando produzimos um sinal. Dito isto, assinale a alternativa em que a orientação dos vocábulos é mesma.
	
	
	
	
	Abrir / Fechar 
	
	
	Ir / Vir
	
	
	Subir / Descer
	
	
	Gritar / Cair
	
	
	Alto / Importante 
		23 - Os sinais na LIBRAS são equivalentes às palavras nas línguas orais e seus usos também correspondem às mesmas funções discursivas. Assinale a opção que enumera quatro (4) sinais referentes a atitudes cordiais em LIBRAS:
	
	
	
	
	Oi, falar, obrigado, desculpa.
	
	
	Oi, obrigado, tchau e de nada.
	
	
	Oi , obrigado, por favor, ter.
	
	
	Oi, obrigado, por favor e desculpa.
	 Oi, boa noite, obrigado, já.
		24 - Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL PESSOAL. Conforme descrito na Informação Cultural do vídeo onde foram ensinados os sinais de Apresentação Pessoal, assinale a ÚNICA opção que explica esse hábito cultural: 
	
	
	
	
	Esse SINAL se refere aos semáforos que organizam o trânsito urbano.
	
	
	Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de batismo dentro das comunidades surdas.
	
	
	Esse SINAL é o sinal de nascimento.
	
	
	Esse SINAL pode ser entendido como aspecto da cultura dos ouvintes.
	
	
	Esse SINAL assume a subjetividade cultural da pessoa ouvinte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais