Buscar

LIS: Laboratório de Imagem e Som

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sobre o LIS:
O Laboratório de Imagem e Som – LIS é o setor do Departamento de Comunicação Social (DCOM) destinado ao desenvolvimento de produções em áudio e vídeo integradas às atividades acadêmicas (vídeos, curtas, reportagens, spots, jingles, programas de rádio e TV, entre outros). O LIS atende prioritariamente às práticas laboratoriais de disciplinas dos cursos de Cinema, Jornalismo, Radialismo, Publicidade e Propaganda, mas realiza também produções audiovisuais e radiofônicas de projetos especiais ou de extensão do Departamento de Comunicação Social e de seus parceiros.
Concebido como espaço de formação e extensão, o LIS oferece ainda cursos e oficinas. Integrado ao LIS, funciona a Midiateca do Departamento de Comunicação Social que possui hoje um acervo com mais de 570 títulos entre filmes, curtas, programas de TV.
O LIS funciona em um espaço de 183 metros quadrados localizado no primeiro andar do Centro de Artes e Comunicação. Anteriormente denominado de Laboratório de Rádio/TV, este espaço foi reformado e reinaugurado em 14 de abril de 2008. A partir da incorporação de um novo corpo técnico, da reformulação de sua dinâmica de prestação de serviços e da criação de um Conselho Gestor próprio, recebeu, a partir de 2010, a denominação “Laboratório de Imagem e Som”.
Na sua atual configuração, o LIS atende diretamente a cerca de 400 alunos por semestre, envolvidos nas disciplinas, trabalhos de conclusão de curso e projetos.
Durante algumas semanas visitamos o LIS e devido a experiências anteriores, as práticas não contribuíram muito para o meu dia a dia que já trabalho na área. O que contribuiu bastante foram as conversas não só sobre a área em si mas, o mercado de trabalho e as melhores formas de concluir o nosso curso.
Assisti aulas de edição e cinegrafia, áreas que pretendo me especializar, porém foi nestas visitas que vislumbrei, pela primeira vez, o valor de um profissional de Rádio e TV. Antes estava bastante desmotivada com o curso, pois achava que somente os jornalistas é que ficavam com todo o “glamour” da profissão, mas nesta cadeira, percebi que não estamos nos formando somente para trabalhar na operação de uma televisão.
Estamos nos formando, principalmente, como cabeças pensantes, somos a parte criativa, somos diretores, editores de cinema, montadores, roteiristas, especialista em cortes de aúdio e vídeo, chefe de operação e de jornalismo, produção criativa. Somos os maiores especialistas da nossa área e infelizmente, pelo menos aqui no Brasil, não somos reconhecidos, mas quando nos destacamos, somos bastante valorizados.
Apoio completamente a ideia das aulas no LIS, pois além de conhecer o próprio laboratório, conhecemos também muitos profissionais da nossa área, um pouco do nosso curso e das tecnologias que ele dispõe, daí, podemos conhecer-mos a nós mesmos, afinal, se não nos conhecermos, como teremos a convicção do que queremos e se não sabemos o que queremos, como poderemos fazer a diferença em nossa área?
Fonte:
http://www.ufpe.br/lis

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais