Buscar

ANÁLISE DA IMPORTANCIA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPLIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DA IMPORTANCIA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPLIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES
Andressa Balarini Bazileu
Prof: Michele Amorim de Souza
RESUMO
O conteúdo deste trabalho faz analise a importância de um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos,analisando a fluxo financeiro e de produtos mostrando a sua serventia. e tem como objetivo mostrar uma gestão eficiente.A pesquisa cientifica teve base em opiniões fundamentas teoricamente em autores conceituado.
Palavras-chave: Transporte.Estoque.Custo.
1 INTRODUÇÃO
Se não houver o controle sobre a cadeia de suprimentos, temos um problema porque após de passar pela etapa de idealização dos produtos juntamente com os fornecedores temos que conseguir as matérias primas necessárias, depois chega a parte de produção, passando pela distribuição, transporte e por fim chegando ao consumidor. Tendo em vista os objetivos do presente trabalho, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica, foram utilizados livros e demais publicações cientificas disponibilizadas na internet sobre a temática elevancada,visando a construção dos subsídios teóricos do presente estudo. Dentre eles, destacam-se (Ronald H. Ballou); (Jacoby, 2009); Lambert et al. (2000), entre outros.
	A cadeia de suprimentos, tem como finalidade gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, controle e cooperação entre todos os participantes da cadeia, eles são os fornecedores, prestadores de serviço ou consumidores.
 	A gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedores e clientes finais.
Tem como objetivo auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos, também com a intenção de atender as exigências dos clientes de forma mais assertiva e com maior qualidade. O foco das empresas hoje é em seu cliente, por isso o SCM busca uma gestão de qualidade, entregando o que o cliente deseja, no preço e nas condições estabelecidas.
 Uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos pode promover e colocar em atividade um fluxo de produtos e de informação mais interligadas entre si, agilizando todos os processos da empresa.
Através das pesquisas feitas constatou-se cadeia de suprimento serve para elaborar estratégias que tragam vantagem competitiva.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CADEIA DE SUPRIMENTOS
Antes de falar sobre a cadeia de suprimentos, faz-se necessário conhecer um pouco o conceito de logística. O termo logística é utilizado desde a década de 40 quando foi mencionado pelas forças armadas norte-americanas.Na época este conceito relacionava-se com todo processo de aquisição e fornecimento de materiais, durante a segunda guerra mundial foi utilizado por militares para atender os objetivos de combate (CHING 2010). Segundo Rogers e Tibben-Lembke (1999) logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processamento e produtos acabados, como também de seu fluxo de informação, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte final adequado. 
Na visão de Gomes (2004) a logística é a área organizacional responsável pelo fluxo de operações nos sistemas produtivos, a qual atua se comunicando com diversos setores da organização, afim de gerenciar os conflitos existentes no processo. Assim, esta função interage com as áreas de marketing, finanças, produção, tecnologia da informação, engenharia, entre outras a depender da atividade empresarial e do tipo de departamentalização adotado. Para Severo Filho (2006) a logística envolve diretamente as funções de compras, planejamento e controle de produção (PCP). A logística deve envolver toda movimentação de materiais tanto externa quanto interna a empresa, no que diz respeito à chegada de matérias primas, estoque, produção e distribuição.Ela deve ser a interface entre áreas envolvidas nestes processos, é desta integração que surge a supply chain – cadeia de suprimentos (CHING 2010). 
A gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management– SCM) é constituída do relacionamento entre os diversos agentes da cadeia de suprimentos, primeiramente o estreitamento de relacionamento empresa-cliente, até mesmo por conta da origem da logística como gestão de distribuição física, e em segundo lugar o estreitamento no relacionamento fornecedor-empresa. Essa integração interna e externa de atividades que inclui uma série de processos que interligam fornecedores aos clientes finais originou o atual conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Esse novo sistema de gerenciamento proporciona uma série de maneiras pelas quais possibilitam o aumento na produtividade e conseqüentemente contribui significativamente para a redução de custos por meio da redução de estoques, das compras mais vantajosas, da racionalização dos transportes e da redução de desperdícios. Já em relação a criação de valor por meio do SCM se daria por prazos mais confiáveis, atendimento nos casos de emergência, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós venda e desenvolvimento mais rápido de produtos. A cadeia de suprimentos integrada é possível por meio da colaboração entre empresas dentro de uma estrutura de fluxos de restrições e recursos essenciais. Diante disso, a estrutura e a estratégia da cadeia de suprimentos são resultado de esforços para alinhar a organização com os clientes, como também redes de apoio de distribuidores e fornecedores para obter vantagem competitiva (DONALD et. al., 2014).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Após esta seção introdutória,este estudo apresenta-se estruturado com outras seis seções, que, inserem os principais enfoques do mesmo: na seção 2, apresenta-se um breve resgate histórico acerca da origem da pesquisa; na seção 3, aponta-se algumas visões sobre os tipos de pesquisa, na seção 4 fala-se sobre um pouco sobre os objetivos da pesquisa, na seção 5 expora-se um pouco os tipos de pesquisa e na seção 6 tenta entender um pouco da importância da metodologia para o ensino acadêmico.
Andressa Balarini Bazileu
Prof: Michele Amorim de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI-Logística (FLEX 0031) prática do módulo IV-11/03/2018

Outros materiais