Buscar

2015 P1 1 sem - eel usp - liana EA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Uma reação em fase liquida A + B produtos ocorre em um reator em batelada isotérmico. Esta reação é de primeira ordem em relação ao reagente A, com kA = 0,025 (s)-1, CAO = 0,50 M e CBo = 1,5 M. Determine o tempo necessário para uma conversão de 75% de A. 
2– Dois experimentos distintos foram realizados para uma dada reação química de segunda ordem do tipo A + B produto
Experimento I: Na temperatura de 20oC, partindo-se de concentrações iniciais iguais para os dois reagentes (0,02 M), constatou-se que o tempo de meia vida da reação é de 124 segundos, 
Experimento II: Na temperatura de 40oC, partindo-se de concentrações iniciais diferentes para os dois reagentes, constatou-se que a constante de velocidade da reação é 95,2 (M)-1(min)-1.
Qual a energia de ativação desta reação?
3- A reação A + 2B 3R possui a seguinte equação de velocidade: –rA = 0,0125CACB (mol/L.min) e é realizada em fase líquida em um reator a volume constante. A reação é realizada a partir de uma concentração inicial de A e B, de 1,0 e 1,5 mol/L, respectivamente. Calcule o tempo necessário para que as concentrações de A e B sejam iguais? 
4- A reação em fase gasosa A 2R + ½ S é de segunda ordem e irreversível. Quando introduzimos A puro a 2 atm em um reator volume constante, verifica-se que a pressão do reator aumenta 52% em 10 minutos. Se esta reação for realizada em um reator de pressão constante (P = 2 atm), determine o tempo necessário para que ocorra a mesma conversão do reator a volume constante e o aumento volumétrico percentual que ocorre neste período.
FORMULÁRIO
Nome: __________________________ Nº USP:________
	
	UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Escola de Engenharia de Lorena – EEL
P1 – Turma EA - Cinética e Reatores
_______________________________________________________________________________
 (1ª ordem)
 (ordem zero)
 (2ª ordem)
 (2ª ordem com )
Sendo: BC espécie escolhida como base de cálculo e J a espécie de interesse
(2 ordem volume variável)

Outros materiais