Buscar

Simulado 5 Ensino da matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] o livro didático se constitui um importante recurso, se não, o mais importante recurso utilizado por alunos e professores. Portanto, o uso que se faz do livro didático no trabalho cotidiano da sala de aula é de suma importância, uma vez que o livro didático não se constitui em um instrumento neutro, mas sim um produto que expressa uma dada visão de mundo, de ser humano e de escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, E. M. Q.  O uso do livro didático de Matemática por professores do ensino fundamental. 2007, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. p. 28. 
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o uso do livro didático pelo professor, é correto afirmar que:
Nota: 50.0
	
	A
	É um importante recurso, que serve de planejamento para o professor em suas aulas. Deve ser utilizado na ordem dos conteúdos apresentada, pois foi elaborado respeitando os conteúdos matemáticos que devem ser trabalhados na escola.
	
	B
	O livro didático é um material de apoio ao professor e aos estudantes e, quando bem direcionado, facilita o planejamento das aulas, motiva os alunos, ajuda na organização do tempo e ainda é a forma de acesso mais prática do aluno à informação.
Você acertou!
a alternativa correta é a letra b). “Esse material de apoio ao professor e aos estudantes é um recurso fundamental no ambiente escolar; se for bem direcionado, facilita o planejamento das aulas, motiva os alunos, ajuda na organização do tempo e, ainda que muitos tenham acesso à internet, é a forma de acesso mais prática do aluno à informação” (livro-base, p. 150). As demais estão erradas pois o livro didático não deve ocupar o lugar do planejamento do professor, mas ser um guia para isso e para as aulas. Por essa razão não precisa ser utilizado na ordem apresentada na obra, O livro didático é uma ferramenta importante por isso o MEC o recomenda, mas não é o único recurso que pode ser utilizado tampouco obriga o professor a usá-lo. (livro-base, p. 149-152)
	
	C
	O livro didático consiste num recurso do professor que dispensa o planejamento das aulas, pois nele constam detalhadamente todo o trabalho a ser seguido durante o ano letivo.
	
	D
	O professor deve obrigatoriamente fazer uso do livro didático, pois esse importante recurso é o único autorizado pelo Ministério da Educação.
	
	E
	Para o professor o livro didático é a ferramenta importante, pois contempla um dos grandes eixos da Matemática: o de números e operações.
 
Questão 2/2 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“No fundo, apesar da opção pela Matemática Aplicada, estar em sala de aula, bem como pesquisar práticas oriundas da sala de aula, sempre foi meu maior desejo. [...] Foi nesse espaço que muitos dilemas, inquietações e dúvidas vieram à tona, mas também novos aprendizados. [...] Certamente minhas crenças a respeito de ensino e aprendizagem mudaram, depois de novas leituras e novas experiências. Não sou capaz de explicitar quais eram, mas certamente provinham da minha própria experiência enquanto estudante. Hoje entendo o conhecimento como algo que não seja simplesmente transmitido ou descoberto, mas construído por meio de e nas interações sociais, a partir de situações que possibilitem aos estudantes produzir algum significado àquilo que lhes é proposto. E, como não poderia deixar de ser, modificaram-se também minhas crenças a respeito de avaliação, objeto central da minha pesquisa de doutorado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TREVISAN, A. L. De Professor de Matemática a Pesquisador em Educação Matemática: uma trajetória. Bolema, Rio Claro,  v. 28, n. 49, p. 762-776,  ago.  2014. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000200762&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  08 de ago. 2017. 
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o trabalho dos pesquisadores do campo da educação matemática, é correto afirmar que:
Nota: 50.0
	
	A
	Os pesquisadores do campo da educação matemática têm interesse na demonstração de teoremas e formulação de teorias que melhor expliquem os conceitos matemáticos.
	
	B
	Os pesquisadores desse campo procuram descobrir como ocorre a aquisição do conhecimento matemático, contribuindo para se encontrarem formas mais eficientes de explorar essa ciência e melhorar seu ensino.
Você acertou!
a alternativa correta é a letra b). Conforme o livro base, pesquisadores da educação matemática “[...] procuram descobrir como ocorre a aquisição do conhecimento matemático no ser humano, evidenciando a necessidade de a escola propiciar aos estudantes oportunidades reais de exploração dessa ciência para a melhora na qualidade de ensino.”. (livro base, p. 101).
	
	C
	No campo da educação matemática, os pesquisadores inventam novas metodologias, de modo que, a cada momento, uma metodologia supere a outra, como no caso da história da matemática que foi superada pela etnomatemática.
	
	D
	Os pesquisadores do campo da educação matemática buscam a ampla divulgação da matemática abstrata em todos os espaços, não apenas na escola.
	
	E
	Os pesquisadores que atuam no campo da educação matemática procuram por respostas para os fenômenos da natureza, de modo a traduzi-los em modelos matemáticos.

Outros materiais